Família Bezerra

Adquiri e li o livro “Geneologia dos Bezerra de Menezes – História e Diáspora”, de Antônio Herbert Paz Bezerra. Na introdução o autor fala da sua inquietude por conhecer as origens de sua família: “Na minha adolescência, eu sempre deparava com ruas e avenidas que recebiam o nome Bezerra de Menezes. Isso serviu para aumentar a ansiedade em saber se os mesmos estavam relacionados com minha avó Maria Bezerra de Menezes”.

Sentindo-se orgulhoso de pertencer à tradicional família Bezerra de Menezes, Antônio Herbert Paz Bezerra decide satisfazer a sua curiosidade e montar as peças do quebra cabeça das suas raízes.

Começa, então, um período de oito anos de pesquisa sobre a genealogia da família Bezerra de Menezes, que culminou com a publicação, em 2004, do livro já mencionado.

Na pesquisa que realizou em busca das suas raízes, o autor percorreu vários estados brasileiros e diversos países, entre os quais Portugal, Espanha e Israel. Mas, foi em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, que ele encontrou um marco importante para os Bezerra da atualidade. “Podemos até rebatizá-la de cidade dos Bezerra – concluiu o autor, referindo-se à cidade que abriga tanto dos seus familiares e que só recentemente veio a conhecer.

Foi por intermédio de Hermano José Amorim, autor do livro “Santa Cruz nos caminhos do desenvolvimento”, 1998, que Antônio Paz Bezerra teve acesso ao livro de Monsenhor Severino Bezerra “Memória Histórica de Santa Cruz”, considerada a maior referência bibliográfica sobre a história do município de Santa Cruz.

O Livro “Genealogia dos Bezerra de Menezes – História e Diáspora”, dedica um capítulo aos membros mais notáveis da família: Manoel Paz Bezerra, Adolfo Bezerra de Menezes (médico, escritor, político, presidente da Federação dos Espíritas do Brasil), Monsenhor Severino Bezerra (sacerdote, historiador, escritor), Theodorico Bezerra (político e empresário), Ana Bezerra (filantropa), Fernando Luís Gonçalves Bezerra (político, líder empresarial e empresário) e José Adauto Bezerra de Menezes (militar e político, chegando a exercer a função de governador do Estado do Ceará).

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 18/12/2017
Código do texto: T6202446
Classificação de conteúdo: seguro