Boris Godunov
Czar da Rússia
Reinado
21 de fevereiro de 1598
a 23 de abril de 1605
Coroação
1 de setembro de 1598
Antecessor(a)
Teodoro I
Sucessor(a)
Teodoro II
Esposa
Maria Skuratova-Belskaia
Descendência
Teodoro II da Rússia
Xenia Borisovna da Rússia
Casa
Godunov
Nome completo
Boris Feodorovich Godunov
Nascimento
c. 1551
Morte
23 de abril de 1605 (54 anos)
Moscou, Rússia
Enterro
Mosteiro da Trindade-São Sérgio, Serguiev Possad, Rússia
Religião
Igreja Ortodoxa Russa
Pai
Teodoro Godunov
Mãe
Stepanida Ivanovna
Boris Feodorovich Godunov (c. 1551 – 23 de abril de 1605) foi o Czar da Rússia de 1598 até sua morte, tendo antes disso servido como regente a partir de 1585 até sua ascensão. Era filho de Teodoro Godunov e Stepanida Ivanovna, tendo sido o primeiro monarca russo que não pertencia à Casa de Rurique
Sua ação política é obstruída com o aparecimento de um impostor que afirma ser o filho assassinado de Ivan IV, Demétrio. Após surgir na fronteira polonesa, o Pseudo-Demétrio consegue amplo apoio da população camponesa, que já se encontrava insatisfeita com o governo de Godunov. O tsar acaba acusado pela opinião pública pelo assassinato do príncipe Demétrio, acabando por morrer doente, politicamente isolado. Seu filho, Teodoro II da Rússia, foi assassinado pouco após sua ascensão, permitindo a coroação do príncipe impostor ainda em 1605.
Mas o falso Demétrio também perdeu em pouco tempo o apoio da maioria da população, acabando assassinado pela mesma, sendo seu corpo dilacerado e disparado por um canhão apontado para a Polônia (rival política do país e acusada de conspirar contra a nação, enviando o impostor), segundo contam alguns historiadores.