04.11.2017, sábado

Tem um conto do Machado de Assis que eu acho interessantíssimo, sobre um senhor muito querido que morre e tem seu diário secreto encontrado. Penso que as pessoas não têm mais o hábito de escrever diários e, se o têm, começam a fazê-lo no primeiro dia do ano, não no penúltimo mês. É que eu tenho peculiaridades que vocês, meus leitores, conhecerão ao longo dos dias, se tiverem paciência para ler as minhas monotonias. Prometo escrever todos os dias, nem que seja para dizer "oi" e "tchau".

Então. Hoje eu passei o dia perdendo tempo na internet. Não estudei nem uma aula. Estou me preparando para o concurso da UFC mas está difícil devido à minha indisciplina. Quando fazia o cursinho presencial eu aprendia tudo, muito embora achasse ruim me levantar cedo para assistir às aulas. Quando foi com duas semanas fraturei o tornozelo e me vi obrigada a mudar para o online. O cursinho é o melhor da cidade mas vídeo aula é a treva! Não aprendo nada nem me sinto motivada a estudar. O professor de Arquivologia dizia que, quando a gente estivesse desmotivada, deveria abrir a carteira e olhar o que tem lá dentro, rsrs, mas sabe o que eu quero mesmo, de verdade? Conseguir um emprego, juntar dinheiro e ir embora para Portugal. Não aguento mais essas coisas do Brasil, o cinismo dos políticos, a passividade do povo, a insegurança, a violência, o desemprego, enfim, todas essas mazelas que adoecem esse país tão bonito. A Vanda diz que meu sonho equivale a não gostar da minha casa e, por isso, ir morar na casa dos outros, rsrs, pode ser, o fato é que, desde que fui a Lisboa em 2015, só penso em voltar. E ficar. Nem que seja trabalhando de doméstica, o que eu mais quero é morar em Portugal, legalmente.

"Triste de quem vive em casa,

Contente com o seu lar,

Sem que um sonho, no erguer de asa,

Faça até mais rubra a brasa

Da lareira a abandonar!

Triste de quem é feliz!

Vive porque a vida dura.

Nada na alma lhe diz

Mais que a lição da raiz —

Ter por vida a sepultura.

Eras sobre eras se somem

No tempo que em eras vem.

Ser descontente é ser homem.

Que as forças cegas se domem

Pela visão que a alma tem!"

(Fernando Pessoa)

Srta Vera
Enviado por Srta Vera em 04/11/2017
Código do texto: T6162542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.