A LIBERDADE... A VONTADE... "O MÉDICO Ronaldo Caiado não sabe o que é a AUTO-HEMOTERAPIA. Todavia, fez "SANGRIA" na DILMA! Os PETRALHAS que se cuidem..." - 16ª parte.

A LIBERDADE... A VONTADE... “O MÉDICO Ronaldo Caiado não sabe o que é a AUTO-HEMOTERAPIA. Todavia, fez “SANGRIA” na DILMA! Os PETRALHAS que se cuidem...” – 16ª parte.

JOSÉ GENOINO.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Genoino Guimarães Neto (Quixeramobim, Ceará, 03 de maio de 1946 – 71 anos) é ex-guerrilheiro e político brasileiro, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PETRALHAS) e ex-deputado federal pelo estado de São Paulo.

Foi titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados entre 07 de março de 2013 e 03 de dezembro de 2013, quando renunciou ao mandato parlamentar.

Em 2005, foi denunciado no Escândalo do Mensalão pelos crimes de Corrupção Ativa e Formação de Quadrilha.

A Ação Penal, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, o condenou a cumprir prisão em regime semiaberto em 12 de novembro de 2012.

Em fevereiro de 2014, foi absolvido, após recurso, do crime de Formação de Quadrilha, sendo mantida a condenação por Corrupção Ativa.

Em 04 de dezembro de 2014, o Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a pena de José Genoino, com base no Indulto Natalino decretado pela presidente Dilma Rousseff, o qual previa o perdão a todos os condenados do país que estivessem cumprindo pena em regime aberto ou em prisão domiciliar e aos quais faltassem menos de 08 anos para o cumprimento da pena.

HISTÓRICO POLÍTICO.

José Genoino nasce na comunidade de Várzea Redonda, pertencente ao município de Quixeramobim.

Passa a infância em Encantado, vilarejo de cerca de mil habitantes, entre os estudos primários no grupo escolar e o trabalho na roça, para ajudar os pais.

Aos 13 anos muda-se para Senador Pompeu, cidade de dez mil habitantes, onde vive na Casa Paroquial a convite do padre local, que o apoia nos estudos.

Foi líder estudantil, integrando a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Muda-se para Fortaleza em 1964 e, dois anos mais tarde, chega a trabalhar durante dois anos, como Operador de Computador na IBM.

Em 1968, aos 22 anos, ingressa no Partido Comunista do Brasil (PC do B), partido que fazia oposição à ditadura militar instaurada no país.

PARTICIPAÇÃO na GUERRILHA do ARAGUAIA.

Com a decretação do AI-5, em dezembro de 1968, muda-se para São Paulo e passa a viver na clandestinidade.

Em 1970 vai para o interior do Pará com o objetivo de lutar na Guerrilha do Araguaia, uma das principais ações desenvolvidas pelo partido na época, durante a resistência à ditadura militar.

Em 1972, Genoino é capturado por uma patrulha do Exército, comandada pelo coronel Lício Augusto.

No conflito entre a patrulha e os guerrilheiros pertencentes ao Destacamento C, comandado por José Genoíno, cujo codinome na operação era "Geraldo", estes mutilaram e assassinaram o jovem João Pereira, de 17 anos, na presença de sua família.

Conforme o relato do coronel Lício Augusto na seção de 24 de junho de 2005 na Câmara dos Deputados, o grupo guerrilheiro primeiro mutilou e depois assassinou o jovem, na frente da família, no pátio de sua casa.

O jovem João Pereira foi torturado e morto como exemplo aos moradores de Xambioá, porque durante seis horas havia acompanhado a patrulha comandada pelo coronel Lício Augusto.

Genoino passa os cinco anos seguintes na prisão. Liberado em 1977, passa a lecionar História em um cursinho em São Paulo.

É anistiado em 1979 e participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT - PETRALHAS), partido pelo qual foi eleito Deputado Federal por São Paulo entre 1982 e 2002.

Em 2002, se candidata ao governo de São Paulo, mas é derrotado no segundo turno por Geraldo Alckmin.

No mesmo ano, é eleito Presidente Nacional do PT – (PETRALHAS), substituindo José Dirceu (PETRALHA).

Genoino é indicado para assumir o Ministério da Defesa no início do Governo Lula, mas seu nome é Rejeitado pelos Militares.

Observações do escriba:

1ª - É muito estranho que um Presidente recém eleito, metalúrgico, operário e principalmente SINDICALISTA (a turma das greves e do barulho), tenha indicado um ex-guerrilheiro para o cargo de Ministro da Defesa do Brasil.

2ª - Pareceu-me uma afronta colocar à frente de um Ministério, cujas Instituições Historicamente zelam pela Ordem, Hierarquia e Disciplina, ou seja, as Forças Armadas, exatamente um “indisciplinado”, no caso o ex-guerrilheiro José Genoino. Seria uma espécie de revanchismo?

Em 2006, depois do Escândalo do Mensalão, é novamente eleito Deputado Federal por São Paulo, com 98.729 votos.

CONDECORAÇÃO.

Em 08 de maio de 2011, Genoíno foi condecorado pelo Ministério da Defesa com a Medalha da Vitória.

Foi a primeira vez que um Ex-Guerrilheiro recebeu tal homenagem das Forças Armadas no Brasil.

No entanto, a Condecoração foi revogada em 2016, em virtude de sua condenação na Ação Penal 470.

VIDA PESSOAL.

Atualmente, José Genoino é casado com Rioco Kayano, uma nipo-brasileira que conheceu nas reuniões do PC do B em 1969 e começou a namorar quando ambos estiveram presos juntos em 1973.

É pai de três filhos: - Miruna, Ronan e Mariana.

Genoino também é irmão de José Nobre Guimarães, o Deputado Federal cearense mais votado em 2006, mas que ganhou notoriedade nacional quando um de seus assessores, José Adalberto Vieira da Silva, foi preso em 2005 ao tentar embarcar em um vôo de São Paulo para Fortaleza com 209 mil reais em uma mala e 100 mil Dólares Escondidos na Cueca.

No ano de 2006 foi publicado um trabalho de entrevistas dadas por José Genoino a Denise Paraná, autora do livro Lula, o filho do Brasil.

“Entre o Sonho e o Poder”, é a resultante de várias conversas e depoimentos de José Genoino à jornalista Denise Paraná.

Apesar disso, não se trata de uma obra de jornalismo investigativo, e sim um conjunto de entrevistas exclusivas ofertadas pelo deputado à jornalista.

ENVOLVIMENTO no ESCÂNDALO do MENSALÃO.

José Genoino renunciou à presidência do PT (PETRALHAS) em julho de 2005, após sofrer Denúncias de Corrupção relacionadas ao Escândalo do Mensalão.

Em 30 de março de 2006, foi denunciado pelo Procurador Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) como um dos líderes do grupo.

Em agosto de 2007, o STF aceitou a denúncia de Genoino e outros 11 RÉUS pelos crimes de Corrupção Ativa e Formação de Quadrilha.

O deputado, que passou a contar com Foro Privilegiado em razão da sua eleição como Deputado Federal em 2006, começou a ser julgado por Formação de Quadrilha e Corrupção Ativa no STF em agosto de 2012.

CONDENAÇÃO.

Foi Condenado inicialmente a 06 anos e 11 meses de Reclusão pelos crimes de Corrupção Ativa e Formação de Quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal em 09 de outubro de 2012.

Mesmo tendo sido Condenado, assumiu em 02 de janeiro de 2013 como Deputado Federal.

Em 15 de novembro de 2013, tendo sido Decretada a sua Prisão pelo STF, entregou-se à Polícia Federal em São Paulo, sendo Preso.

Transferido para Brasília, passou a ocupar uma Cela para Condenados a Regime Fechado.

Em 27 de fevereiro de 2014, após recurso por meio de Embargos Infringentes, Genoino foi absolvido do crime de Formação de Quadrilha, tendo a pena reduzida para 04 anos e 08 meses, apenas pelo Crime de Corrupção Ativa.

RENÚNCIA ao CARGO de DEPUTADO.

Em 03 de dezembro de 2013, para evitar uma possível Cassação, renunciou ao cargo Deputado Federal.

Após a mesa diretora da Câmara dos Deputados abrir a votação para a cassação do mandato, o vice-presidente da casa, André Vargas, leu a carta de renúncia de Genoino no plenário da Câmara.

O texto, no dia seguinte, foi publicado no Diário Oficial.

MULTA do MENSALÃO.

Em 06 de janeiro de 2014, Genoino foi intimado pela Vara de Execuções Penais de Brasília a pagar, em dez dias úteis, multa de R$ 468 mil.

Um site, criado três dias depois por amigos e apoiadores do deputado, arrecadou R$ 762 mil em doações.

Genoino qualificou a ação como "Uma Vitória da Solidariedade".

BIBLIOGRAFIA.

01 - COELHO, Maria Francisca Pinheiro. José Genoino – Escolhas Políticas. Centauro, 2007.

02 - PARANÁ, Denise. Entre o sonho e o poder: A trajetória da esquerda brasileira através das memórias de José Genoino. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

VER TAMBÉM.

01 - Lista de Guerrilheiros do Araguaia.

02 - Guerrilha do Araguaia.

03 - Partido dos Trabalhadores (PETRALHAS).

04 - José Nobre Guimarães (PETRALHA).

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 24 referências sobre o PETRALHA José Genoíno.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - Genoino é condenado a mais de seis anos e cumprirá pena no semiaberto.

02 - A UNE: uma página perdida da história - por Augusto Buonicore.

03 - «MARINHA Cassa Condecorações de Dirceu, Genoino, João Paulo, Jefferson e Valdemar». O Globo. 13 de julho de 2016. Consultado em 13 de março de 2017.

04 - «Da GUERRILHA ao GOVERNO». Isto É - Gente. Consultado em 24 de abril de 2011.

05 - DÓLARES na CUECA: Justiça bloqueia bens do IRMÃO de JOSÉ GENOINO.

06 - José Genoíno renuncia da presidência do PT (PETRALHAS).

07 - Dirceu, Genoino e João Paulo Cunha são indicados para retornar ao Diretório Nacional do PT (PETRALHAS).

08 - MENSALÃO: STF abre Ação Penal contra José Genoino por Formação de Quadrilha.

09 - José Genoino se entrega à PF em São Paulo após ter Prisão Decretada.

10 - OAB afirma que prisão de Genoino em Regime Fechado é Ilegal.

11 - Justiça determina que Genoino Pague Multa de R$ 468 mil.

12 - Genoino Arrecada em Site R$ 94,4 mil a mais que necessário para Multa.

13 - Genoino Exibe Comprovante após Pagar Multa: "Vitória da Solidariedade".

Categorias:

• Nascidos em 1946.

• Membros do Partido dos Trabalhadores (PETRALHAS).

• Deputados Federais de São Paulo.

• Naturais de Quixeramobim.

• Opositores da ditadura militar no Brasil (1964–1985).

• GUERRILHEIROS do ARAGUAIA.

• Políticos do Brasil que renunciaram ante denúncias.

• CONDENADOS por CORRUPÇÃO.

• Políticos do Brasil CONDENADOS por CRIMES.

Esta página foi editada pela última vez às 02h45min de 17 de outubro de 2017.

JOSÉ NOBRE GUIMARÃES.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Nobre Guimarães (Quixeramobim, Ceará, 13 de fevereiro de 1959 – 58 anos) é um político brasileiro.

ATUAÇÃO POLÍTICA.

Irmão de José Genoino (ex-presidente do Partido dos Trabalhadores – PT - PETRALHAS), Deputado Federal.

No Ceará, exerceu dois mandatos de Deputado Estadual, tendo sido, na maior parte desse período, líder do PT (PETRALHAS). Antes, presidiu o partido no estado durante oito anos.

Foi eleito Deputado Federal em 2006, alcançando o maior número de votos pelo PT (PETRALHAS) do Ceará e Reeleito em 2010 como o primeiro do PT (PETRALHAS) e o segundo mais votado do Ceará.

Filho de agricultores de Quixeramobim, no sertão central cearense, José Nobre Guimarães começou sua militância política no Movimento Sindical e no Comitê Brasileiro pela Anistia.

Filiou-se ao PT (PETRALHAS) em 1985 e coordenou a campanha do PT (PETRALHAS) que elegeu Maria Luiza Fontenele prefeita de Fortaleza.

Em 1988 concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará.

Em 1989 coordenou no Ceará a campanha de Lula para a Presidência da República.

Eleito para a Câmara Federal pela primeira vez em 2006, com a maior votação do Ceará, Guimarães ganhou poder na Câmara.

Tornou-se vice-líder do governo e passou a ser amplamente reconhecido como o homem que indicava a Diretoria no Banco do Nordeste.

No disputado campo de batalha da política nordestina, o BNB foi apontado em 2012 como território de José Nobre Guimarães.

Gress e Alencar são indicações de Guimarães na alta gestão do BNB.

José Adalberto Vieira da Silva, assessor de José Nobre Guimarães, foi flagrado com R$ 209.000 numa maleta de mão e US$ 100.000 em ESPÉCIE, em sua CUECA.

O assessor parlamentar foi detido pela Polícia Federal, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

José Nobre Guimarães solicitou a Kennedy Moura, assessor especial da Presidência do Banco do Nordeste (BNB), e ex-assessor e tesoureiro de José Guimarães, que assumisse ser dono da quantia e não indicasse sua origem.

As investigações indicaram na ocasião que o dinheiro era propina recebida por Kennedy Moura para acelerar empréstimos no banco.

Kennedy Moura, indicado de José Nobre Guimarães, já tinha envolvido o nome do político cearense no caso de uma Licitação Fraudulenta para Contratação dos Serviços da Cobra Tecnologia, Subsidiária do Banco do Brasil.

Outros oito parlamentares ou assessores foram denunciados por envolvimento naquele escândalo.

José Nobre Guimarães Foi Reeleito Deputado Federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019).

Votou contra o Processo de Impeachment de Dilma Rousseff (PETRALHA).

Posteriormente, votou contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos e contra a Reforma Trabalhista.

Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 10 referências sobre o PETRALHA José Nobre Guimarães.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - Revista Época (08 de Junho de 2012). «Polícia Federal apura o desvio de mais de R$ 100 milhões do Banco do Nordeste». Consultado em 24 de Junho de 2013.

02 - Andrea Vianna (28 de junho de 2012). «Justiça livra José Nobre Guimarães de Investigação dos DÓLARES na CUECA». Estadão. Consultado em 21 de agosto de 2015.

03 - Folha de S. Paulo (09 de Julho de 2005). «PETISTA preso diz ter obtido DINHEIRO com VERDURAS». Consultado em 24 de Junho de 2013.

04 - Terra Networks (05 de Dezembro de 2005). «Oito são denunciados no caso DINHEIRO na CUECA». Consultado em 24 de Junho de 2013.

Categorias:

• Nascidos em 1959.

• Naturais de Quixeramobim.

• Deputados Federais do Ceará.

• Deputados Estaduais do Ceará.

• Membros do Partido dos Trabalhadores (PETRALHAS).

• Alunos da Universidade Federal do Ceará.

Esta página foi editada pela última vez às 23h14min de 17 de outubro de 2017.

10 anos do ESCÂNDALO de 08/07/2005.

CASO "DÓLARES na CUECA" completa 10 anos e está perto de um desfecho.

A Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal se encontra em fase de análise de "embargos infringentes", um dos últimos recursos judiciais na esfera civil. Até o momento, três pessoas foram multadas.

Exatamente dez anos após a prisão de José Adalberto Vieira da Silva, ex-petista (EX-PETRALHA) e à época assessor do então Deputado Estadual José Nobre Guimarães (PT - PETRALHA), no Aeroporto de Congonhas com US$ 100 mil na CUECA e mais R$ 209 mil em uma maleta, o chamado “CASO dos DÓLARES na CUECA” caminha para um desfecho.

A Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Federal, se encontra no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF – 5ª) em fase de análise de “Embargos Infringentes”, que são o recurso cabível contra acórdão não unânime proferido em apelação ou ação rescisória, dirigido ao próprio tribunal que pronunciou a decisão questionada.

Até o momento, três pessoas foram condenadas: o próprio José Adalberto Vieira da Silva, o ex-presidente do BANCO do NORDESTE, Roberto Smith, e o ex-chefe de gabinete da Presidência do BNB, Kennedy Moura. Os três foram sentenciados ao pagamento de multa.

José Nobre Guimarães, hoje líder do governo na Câmara dos Deputados, não chegou a ser julgado.

Em junho de 2012, o Superior Tribunal de Justiça determinou sua exclusão do processo. De acordo com o relator da ação, Benedito Gonçalves, “relação de amizade e companheirismo político e partidário não são o bastante para sustentar a instauração de uma ação de improbidade”.

VERSÕES.

Nos meses que se seguiram à prisão de José Adalberto Vieira da Silva, travou-se uma sequência de versões sobre a ORIGEM do DINHEIRO.

Inicialmente, seria fruto da VENDA de MELÕES em São Paulo. Em seguida, o próprio deputado José Nobre Guimarães afirmou que ele seria usado por José Adalberto Vieira da Silva e outro assessor, José Vicente Ferreira, para a criação de LOCADORA de VEÍCULOS em Aracati. O dono da cifra seria Kennedy Moura.

Entretanto, mais tarde, foi atribuída por José Adalberto Vieira a um amigo empresário que nunca foi identificado. “Eu já expus muita gente nessa história”, alegou.

Em 2010, desfiliado do PT (PETRALHAS) e à frente de um mercadinho na periferia de Aracati, ele não quis se pronunciar. Sua defesa mantinha a versão e ele seguia tentando reaver o dinheiro apreendido, sem citar quem seria o verdadeiro dono.

Para a Justiça, porém, a história era outra. O dinheiro teria sido entregue ao então assessor como forma de pagamento a Kennedy Moura por facilitar a Concessão de uma Linha de Crédito do BNB à Sistemas de Transmissão Nordeste (STN).

Na época, o BANCO (BNB) concedeu mais de R$ 300 milhões para a Construção de uma Linha entre Teresina e Fortaleza. Durante as investigações, a empresa sempre negou a acusação.

O POVO tentou contato com os citados pela Justiça. José Nobre Guimarães (o deputado) e Roberto Smith (o presidente do BNB) não se pronunciaram.

José Adalberto Vieira da Silva não atendeu às ligações e seu advogado não foi localizado, assim como não o foi Kennedy Moura. A STN foi contatada à noite, mas as ligações não foram atendidas.

LINHA do TEMPO.

08 de julho de 2005.

José Adalberto Vieira da Silva, - assessor do deputado José Nobre Guimarães -, que embarcava rumo a Fortaleza, foi detido pela Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, com R$ 200 mil em uma valise e US$ 100 mil na CUECA.

14 de julho de 2005.

É descoberto ser de Vicente Ferreira o cheque que pagou a viagem de Adalberto Vieira a São Paulo. José Vicente Ferreira declara que o então assessor especial do BNB, Kennedy Moura, seria o dono do dinheiro, e a intenção seria utilizá-lo para Financiar LOCADORA de VEÍCULOS.

19 de julho de 2005.

José Adalberto Vieira diz que o dinheiro foi de um “amigo”, de quem não revela o nome e exime de envolvimento o deputado José Nobre Guimarães e Kennedy Moura.

Junho de 2010.

Por decisão do STJ, o deputado José Nobre Guimarães é Excluído do Processo.

15 de novembro de 2014.

O TRF da quinta região condena três à MULTA por participação no que a Justiça considerou um Esquema para Pagamento de Propina.

Jornal “O POVO” – 08 de julho de 2015. Por Renato Souza.

Os DÓLARES na CUECA.

A crise do governo federal por conta do Mensalão não ficou restrita apenas a Brasília.

Em 08 de julho de 2005, José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT-CE), foi preso no Aeroporto de Guarulhos tentando embarcar com R$ 200 mil em uma mala e US$ 100 mil - quantia equivalente, em 2005, a R$ 250 mil - em um saco plástico dentro da cueca.

O que isso tem a ver com o Escândalo do Mensalão? José Nobre Guimarães é irmão do presidente do PT em 2005, José Genoíno.

O assessor não explicou a origem do dinheiro à Polícia Federal, e José Genoíno abandonou o cargo um dia depois.

O caso ficou para sempre no FOLCLORE POLÍTICO BRASILEIRO.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 26 de outubro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) – Outras Fontes.