Victor Lustig O homem que vendeu a Torre Eiffel

Você já ouviu falar de Victor Lustig? Ele foi o autor de um dos maiores golpes aplicados no século XX. Ele ficou conhecido como “o homem que vendeu a torre Eiffel”, trapaça que empreendeu por duas vezes.

Lustig nasceu em 1890, em território pertencente ao império austro-húngaro. Fluente em vários idiomas, desde cedo dedicou-se a aplicar golpes, principalmente em transatlânticos que faziam o percurso Paris-New York. Entre seus golpes conhecidos está a venda de uma máquina que faria a impressão de notas de cem dólares. Uma engenhoca que levava seis horas para imprimir cada cédula. Lá pela terceira vez, saia papel em branco quando o falsário estivesse bem longe. E ele conseguiu convencer vários compradores.

Em 1925, Lustig leu em um jornal que a cidade de Paris estava tendo certas dificuldades em arcar com a manutenção de sua famosa torre e imediatamente começou a articular seu próximo plano. Logo obteve credenciais falsificadas do governo e convidou seis grandes comerciantes de sucata para uma reunião secreta em um dos mais prestigiados e antigos hotéis de Paris. Ali apresentou-se como representante oficial do ministério dos correios e telégrafos e anunciou a proposta. Disse que a ele tinha sido dada a incumbência de selecionar os possíveis interessados.

É preciso lembrar que naquele momento a proposta parecia realmente plausível. A torre Eiffel fora construída para a exposição de Paris de 1889 e não havia planos de que ela se tornasse permanente. Uma das propostas é que ela ficasse no local de origem até 1909 e depois fosse removida para outro lugar ou desmontada. Era um monumento estranho que não combinava com o estilo parisiense e realmente tinha problemas de mau estado de conservação.

Mais tarde, durante a Depressão, Lustig persuadiu a Al Capone a investir US $ 50.000 em um acordo de ações, sabendo muito bem que a traição ou o fracasso significavam certa morte nas mãos do mafioso. Mas um envolvimento direto não era o que Lustig tinha em mente; Ele estava jogando um jogo mental com Capone. Lustig manteve o dinheiro de Capone em uma caixa de depósito seguro por dois meses, depois retornou a ele, alegando que o acordo havia caído. Assim como Capone estava decidindo de qual ponte colocar Lustig fora, o con homem alcançou sua bolsa e, para o choque de Capone, produziu os US $ 50.000. Capone ficou além de surpreso; Era a primeira vez que ele conseguia se lembrar de lidar com um homem honesto. Mas Lustig lamentou que era uma vergonha que o "acordo" caiu, porque "[ele, Lustig,] realmente precisava do dinheiro". Impressionada com a integridade de Lustig, Capone deu-lhe US $ 5.000 para "torci-lo" até que as coisas melhorassem. Os US $ 5.000 eram, é claro, tudo o que Lustig estava após o tempo todo.

Em 1930, Lustig entrou em parceria com um químico de meia-idade da Nebraska chamado Tom Shaw. Shaw teve o trabalho de gravar pratos para a fabricação de notas de contrafacção. Eles então organizaram um anel de contrafacção com a finalidade de circular as centenas de milhares de notas falsificadas em todo o país. Lustig foi bem sucedido em manter um segredo, certificando-se de que nem mesmo os subordinados sabiam nada sobre isso.

Na noite de 10 de maio de 1935, Lustig foi preso por agentes federais acusados ​​de falsificação depois de um telefonema anônimo ter sido feito por sua amante, Billy May, que ficou ciumenta quando soube do romance entre ele e a jovem amante de Shaw, Marie. Os agentes secretos se dirigiram para Lustig que tinha uma maleta nele no momento. Abrindo a pasta, eles encontraram roupas caras, mas na carteira encontraram uma chave. Lustig recusou-se a especificar de onde veio, mas eventualmente levou os agentes a um armário na estação de metrô Times Square , que continha US $ 51,000 em contrafacções e as placas das quais foram impressas. No dia anterior ao julgamento ele conseguiu escapar da Casa Federal de Detenção em Nova York, mas foi recapturado 27 dias depois em Pittsburgh . Lustig se declarou culpado no julgamento e foi condenado a 20 anos na Ilha de Alcatraz , na Califórnia. Em 9 de março de 1947, ele contraiu pneumonia e morreu dois dias depois no Medical Center for Federal Prisoners em Springfield, Missouri . Em seu atestado de óbito, sua ocupação foi listada como um vendedor de aprendiz.

fred albano
Enviado por fred albano em 30/08/2017
Código do texto: T6099217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.