Rei Josias
Josias foi um rei que teve uma árdua missão para desempenhar no povo de Israel. Ele decidiu fazer uma série de mudanças para que o povo voltasse a seguir a Deus.
Naquele tempo o povo estava adorando a deuses falsos. Isso porque o Rei Salomão, rei anterior, havia casado com mulheres de outros povos que adoravam a outros deuses. Àquelas mulheres induziram Salomão a adorar outros deuses.
O pecado é assim, atrai e sempre traz consequências desastrosas. E Deus resolveu dar o reino a outro rei – Jeroboão, servo de Salomão.
Jeroboão ficou com dez reinos e o filho de Salomão, Roboão assumiu o reinado de Judá.
Israel teve 19 reis e nenhum agradou a Deus. Judá teve 20 reis, sendo que 12 foram reis maus e 8 reis bons. Josias foi um dos 8 e reinou por 31 anos.
Na época que Josias nasceu, os 2 reis anteriores a ele caíram em pecado e levaram o povo a pecar.
Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías; ela era de Bozcate. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.
O pai de Josias foi Amon e o avô Manassés, ambos fizeram o que o Deus reprova. Josias nasceu nesse berço familiar e teve como missão mudar o curso de sua nação.
Talvez você tenha uma família com um histórico tão ruim quanto Josias. Ele não tinha o que se orgulhar de sua família. Por causa de seu pai e seu avó, o povo estava sendo idólatra, imoral e herege.
Mas Josias reverteu essa situação e quebrou a probabilidade de cometer os mesmos erros de seus antecessores. Ele decidiu fazer a diferença. Ele fez uma diferença tão grande que 2.000 aos depois sua vida ainda é lembrada pelos seus feitos notáveis.
Josias decidiu fazer o que o Senhor aprova e andou nos caminhos do rei Davi.
Quando Josias tinha 26 anos de idade, enviou Safã para vistoriar a construção do templo e lá encontraram o Livro da Lei. Josias ficou feliz por isso, mas também se entristeceu pois viu no livro o quanto o povo estava pecando.
Uma da primeiras decisões que as pessoas tomam ao se desviar da igreja é esquecer ou dar pouca importância a Palavra de Deus.
A nação de Israel se desviou da Palavra e a vida deles caiu numa total degradação de impureza e imoralidade.
Josias foi consultar a profetisa Hulda e ela lhe contou o quanto Deus estava irado com o povo. Então Josias se humilhou diante de Deus.
Nem antes e nem depois houve um rei como Josias. Ele decidiu fazer a diferença em sua geração apesar de seu histórico familiar.
Perto do fim de seu reinado, o faraó Neco II foi lutar contra os medos e babilônios, atravessando o território israelita. A coalização medo-babilônica derrotava os outrora dominadores assírios e Neco via aí uma oportunidade para tomar o controle da Ásia.
Josias interceptou a marcha egípcia e procurou rechaçá-los em Megido, apesar de ser alertado pelo faraó a não tentar isso. Na batalha, Josias fora mortalmente ferido, sendo amplamente pranteado por seus súditos.