Senaqueribe

Senaquerib ou Senaqueribe, cujo nome significa O deus da Lua Multiplicou os Seus Irmãos, foi rei da Assíria de 705 a 681 a.C.

Subiu ao trono quando seu pai, Sargão II, foi morto, em 704 a.C..

Em 701 a.C. invadiu o Reino de Judá, tendo tomado 46 cidades. O rei de Judá, Ezequias, enviou-lhe mensagem de submissão, acompanhada de valiosos presentes, mas o monarca assírio não se satisfez, exigindo a rendição de Jerusalém, o que foi recusado. Senaqueribe, porém, desistiu do cerco da cidade, retirando-se para sua capital, Nínive.

O resto de seu reinado ele o passou em campanhas militares contra rebeldes no seu império, sendo assassinado em 681 a.C. por dois de seus filhos.

Nos livros de II Reis, II Crônicas e do profeta Isaías, que compõem o Antigo Testamento bíblico são narradas histórias sobre a invasão da Assíria em Judá e Israel.

Ezequias clamou a Deus para que protegesse o seu reino de seus adversários e recebeu a confirmação de livramento profetizada por Isaías.

Assim, o exército dos assírios foi destruído (II Reis 19:35) e os hebreus foram salvos daquela invasão estrangeira que ameaçava destruir Jerusalém.

"Sucedeu, naquela noite, que o anjo de Jeová passou a sair e a golpear cento e oitenta e cinco mil no acampamento dos assírios; Quando as pessoas se levantaram de manhã cedo, ora, eis que todos eles eram cadáveres."

Então, Senaqueribe retornou a Nínive e, quando se encontrava no templo de seu deus Nisroque, seus filhos, Adrameleque e Sarezer, mataram-no com um golpe de espada, fugindo depois para a região do Ararate.

Senaqueribe foi o pai de Assaradão, rei da Assíria entre 681 a.C. e 669 a.C..

fred albano
Enviado por fred albano em 28/08/2017
Código do texto: T6097259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.