Papa Formoso
O Papa Formoso (Óstia, Itália, c. 816 — Roma, 4 de abril de 896) foi eleito em 6 de outubro de 891. Morreu em 4 de abril de 896.
Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.
Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.
Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI (que era o papa 113º e o que estava no poder). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados. Foi então enterrado em cemitério para estrangeiros, como forma de desonra. Depois, foi novamente exumado, tendo seu corpo esquartejado e jogado no Rio Tibre.
Seu corpo fôra recuperado mais tarde, e, por fim, enterrado na Basílica de São Pedro,como vestes papais, junto a outros pontífices mortos.
culpado de ser formoso
cadáver santo chorando
em milhares de partes nadando em sangue
e mesmo assim
de joelhos
continua orando.