A LIBERDADE... A VONTADE... "DIRECIONADO 'principlamente' para as pessoas da '5ª IDADE' - 'O INTOCÁVEL TRIO IRAKITAN'".

A LIBERDADE... A VONTADE... “Direcionado principalmente para as pessoas da 5ª idade – ‘O Intocável TRIO IRAKITAN’”.

AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta.

SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.

TERCEIRO AVISO – Os textos sobre “Teorias Conspiratórias” também terão continuidade.

TRIO IRAKITAN.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- Origem – Santa Cruz – Rio Grande do Norte.

- País – Brasil.

- Integrantes (formação original):

- Edson Reis de França.

- Paulo Gilvan.

- João Manoel de Araújo Costa Netto.

O Trio Irakitan é um Conjunto VOCAL e INSTRUMENTAL, criado em 1950 por Valdomiro Sobrinho, o "Valdó", Paulo Gilvan Duarte Bezerril (conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan), e por João Manoel de Araújo Costa Netto, o Joãozinho. No início eram conhecidos como "OS INTOCÁVEIS”.

Houve uma briga entre os integrantes e Valdó, que culminou com a saída deste. Como retaliação, os membros remanescentes rebatizaram o conjunto de "Trio Irakitan", para garantir que Valdó não mais voltasse ao grupo, ja que o mesmo tem a língua presa e o novo nome seria "impronunciável".

Daí, em 1965, Antônio Santos Cunha, o Tony, foi convidado para ingressar no trio. Tony, nascido no Ceará em 1936, estreou no trio com o disco "A Volta", lançado em 1967 pela Odeon, onde interpretaram boleros como "Ébrio de Amor" e "Malagueña".

Em 1968, gravaram um compacto duplo com as canções "Quando sai de Cuba", "Embolada da Mentira", "Vida Bacana" e "Pega a Voga Cabeludo", esta última, composição do tropicalista Gilberto Gil.

O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, que significa pedra verde em tupi-guarani.

Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou, numa linguagem poética, doce esperança.

DISCOGRAFIA.

• (2003) Trio Irakitan • EMI Music • CD.

• (2001) Série Quatro em Um - Trio Irakitan/Trio Nagô/Trio de Ouro/Tamba Trio • BMG/RCA • CD.

• (2001) Trio Irakitan - Para Sempre • EMI Music • CD.

• (2000) Explode Coração • Gema • CD.

• (1997) Meus Momentos - Trio Irakitan - volume 2 • EMI Music • CD.

• (1994) Meus Momentos • EMI-Odeon • CD.

• (1993) Trio Irakitan - De Coração a Coração • RCA • LP.

• (1990) Trio Irakitan - 20 Boleros Inesquecíveis • Som Livre • LP.

• (1989) Interamericana Seguros - Ritmos Interamericanos en Castellano • CBS • LP.

• (1988) Antologia do Bolero • EMI/Odeon • LP.

• (1987) Trio Irakitan - Músicas que Arrepiam • Polydisc • LP.

• (1985) Trio Irakitan - Quantos Momentos Bonitos • Barclay • LP.

• (1984) Trio Irakitan - Você é Muito Mais... • Barclay • LP.

• (1983) Trio Irakitan - Sempre Romântico • GEMINI • LP.

• (1976) Trio Irakitan - Eternamente • RCA CAMDEN • LP.

• (1975) Trio Irakitan - Os Sucessos que Gostamos de Cantar • Continental • LP.

• (1975) Trio Irakitan - 25 anos de Sucessos • Odeon/Coronado • LP.

• (1974) Carimbo - O Balanço da Selva - Trio Irakitan • Continental • LP.

• (1974) O Trio IRAKITAN e AS GATAS - Carnaval Potiguar • Compacto Duplo.

• (1970) Trio Irakitan - Sempre o Bolero • Odeon • LP.

• (1970) Trio Irakitan - Sempre o Bolero • Odeon • LP.

• (1969) Trio Irakitan - Canta Sucessos • Odeon • LP.

• (1969) Trio Irakitan Canta o Sucesso • Odeon • LP.

• (1969) Canções para Crianças de 6 a 60! - Trio Irakitan • Imperial • LP.

• (1968) Tira Teima - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1968) Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1968) Nuestros Boleros - Trio Irakitan en Castellano • Odeon • LP.

• (1968) Trio Irakitan - Quando sai de Cuba/Embolada da Mentira/Vida Bacana/Pega a Voga Cabeludo • Odeon • Compacto Duplo.

• (1967) A volta - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1967) Ébrio de Amor/Malagueña - Trio Irakitan • Odeon • Compacto Simples.

• (1965) 10 anos de Sucessos do Trio Irakitan • ODEON • LP.

• (1965) Nat King Cole - A Meus Amigos • Capitol • LP.

• (1965) La Cosecha de Mujeres/La Cumbia Cienaguera - Trio Irakitan • Odeon • Compacto Simples.

• (1964) A Bossa que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1964) Boleros e Vozes que Agradam Milhões - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1964) Trio Irakitan - Perfídia/Marimba/Até Amanhã/Helena Vem me Buscar • Odeon • Compacto Duplo.

• (1963) Lá, Muito Além/Tômbola • Odeon • 78.

• (1963) Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1963) Mais uma Vez Boleros - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1963) Trio Irakitan - Balansamba/Camaradinho/Riacho da Encruzilhada/Tão Só • Odeon • Compacto Duplo.

• (1962) Perfídia/Neurastênico • Odeon • 78.

• (1962) Pitota/E a Vida Continua • Odeon • 78.

• (1962) Cuando Calienta el Sol/Sambatucamba • Odeon • 78.

• (1962) Trio Irakitan - Cuando Calienta el Sol/Porque, Assim/Sambatucamba/Nêga Distância • Odeon • Compacto Duplo.

• (1961) Gregório Barrios & Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1961) Não Deixe a Peteca Cair/Good-good • Odeon • 78.

• (1961) Mais Sambas que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1961) Outros Boleros que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1961) Nós Gostamos de Cantar Sambas - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1961) Trio Irakitan - Nossa Casa de Chá, Chá, Chá • Odeon • LP.

• (1960) Paz em Nosso Lar/Dona Baratinha • Odeon • 78.

• (1960) Pra Lá de Bom/O Matador • Odeon • 78.

• (1960) Sempre Alerta - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1959) La Barca/Sete Notas de Amor • Odeon • 78.

• (1959) Ai Diana/Idéias Erradas • Odeon • 78.

• (1959) A Lapa Hoje em Dia/Señorita Luna • Odeon • 78.

• (1959) Aqueles Olhos Verdes/Canção da Aeromoça • Odeon • 78.

• (1959) Outros Sambas que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1959) Os Boleros que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1958) De Perna Bamba/Apaixonada • Odeon • 78.

• (1958) Cachito/Eu Vim Morar no Rio • Odeon • 78.

• (1958) Brincando de Amor/Pra Que Reviver • Odeon • 78.

• (1958) Os Brasileiros na Europa -Trio Irakitan, Sivuca, Abel Ferreira, Pernambuco, Dimas e Guio de Moraes • Odeon • LP.

• (1957) Hino ao Músico/Casa Mi Fia • Odeon • 78.

• (1957) Bá/Vida, Vida • Odeon • 78.

• (1957) Os Sambas que Gostamos de Cantar - Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1957) As Vozes e o Ritmo do Trio Irakitan • Odeon • LP.

• (1956) Assim é o Meu Rio/Siga • Odeon • 78.

• (1956) Dorme Mamãe/A Bela de Itapoan • Odeon • 78.

• (1956) La Rodriguez/Andorinha Preta • Odeon • 78.

• (1956) Lendas e Pregões do Brasil • Odeon • LP.

• (1955) Segredo/Te Sigo Esperando • Odeon • 78.

• (1955) Ave-Maria no Morro/Os Quindins de Iaiá • Odeon • 78.

• (1955) Samba Fantástico • Odeon • 78.

• (1955) Feliz Natal...Boas Festas/O Natal Chegou • Odeon • 78.

• (1954) Contigo na Distância/Sina de Cangaceiro • Odeon • 78.

• (1954) Sinceridade/Sodade Doida • Odeon • 78.

• (1954) Três Vozes que Encantam -Trio Irakitan • Odeon • LP.

Observação do escriba: Na Wikipédia são encontradas apenas (4) quatro refererências sobre o Trio Irakitan.

Categorias:

• Bandas de Pernambuco.

• Trios musicais.

Esta página foi editada pela última vez às 13h18min de 05 de março de 2017.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-Feira, 18 de maio de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) - Wikipédia (2) – OUTRAS FONTES.