E apareceu a Aparecida

Naquela manhã papai foi mais carinhoso do que o usual, ao nos acordar:

- Vam lá macacada. Vêm ver a nova irmanzinha docês.

E saltamos da cama num ótimo átimo. E lá tava mamãe, toda feliz, mais orgulhosa que uma galinha choca, ao lado da rósea belezinha de bebezinha. E que, ao que eu saiba, nem nome tinha. Não chorava nem ria, mas que era sadia, se via.

E a época era de chuva, como chovia antigamente, fosse de enxurrar, ou só de garoar. Só que naquele 14 de novembro de 1957, foi o sol que pegou a brecha.

E com pouco já estávamos na rua, Beu e eu, seguindo os passos botinudos de papai rumo ao Migué de Souza, que ficava um tanto retirado do povoado do Brumado. Mano Zé, que havia perdido o trono da caçulagem ficou pra trás, não sem pesar. Mas ia se cansar...

E o caminho, não mais que uma trilha, fez-nos atravessar um reguinho que foi o nosso feito de dia, pisando de pedra em pedra sob o comando de papai.

No Migué é que estavam as galinhas, gordas, imponentes. E distantes. Mas que foram café pequeno para os cães treinados que, se dizia, imobilizam até as vacas. Duas ou três, rendidas, foram parar na peia e na mão de papai.

Feito o acerto com dona Maria, aparentemente esposa e filha do ausente Migué, voltamos felizes e experientes pra rever a menina aparecida da noite pro dia. E o resto, foi canja.

E das galinhadas à medicina, foi então de Cida a sina.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/11/2016
Código do texto: T5823216
Classificação de conteúdo: seguro