A formiga e a avalanche

A formiga e a avalanche

Há dez anos, quando passei pela primeira vez no vestibular, eu já tinha a escolha de qual profissão eu queria exercer já há bastante tempo. No entanto, não foi tão simples transformar essa decisão em realidade. Como todo jovem, e é assim até hoje, meu sonho era cursar uma universidade pública (Universidade Federal do Paraná) , mas que não se tornou realidade. Sendo assim, eu havia escolhido o curso de Filosofia (uma vez que não tinha História na Pontifícia Universidade Católica do Paraná) como segunda opção. Porém, apesar de ter sido uma escolha consciente, ao mesmo tempo, foi equivocada. Na época de escola, não constava como obrigatória a oferta da disciplina de Filosofia no meu currículo, sendo assim, eu não tive. Aliás, o mais próximo de filosofia que eu estudei foi o movimento Iluminista no século XVIII, que, de maneira geral, traz apenas o que foi o movimento, passando longe de qualquer análise filosófica.

Assim, foi um imenso choque de realidade estudar filosofia, de fato, sem ter tido qualquer base que auxiliaria na compreensão das ideias dos filósofos desde a Antiguidade. Mais traumática ainda foi a experiência de ter estudado a disciplina de Lógica, na qual já me sentia perdido a partir da terceira semana. Sentia-me como “uma formiguinha tentando atravessar uma montanha no momento de uma avalanche”, justamente por estar cursando uma área sobre a qual eu desconhecia completamente. Apesar disso, devo profunda gratidão a essa experiência porque, apesar de ter cursado apenas a terça parte (1 ano dos 3 necessários para concluir o curso) ampliei e desenvolvi melhor compreensão do mundo, o que me ajudou, integralmente, seja no desenvolvimento de minhas poesias, seja na compreensão da História (que passei a cursar no ano seguinte e conclui, com êxito).

Dessa maneira afirmo, sem hesitar que, se fosse para eu escolher um curso de graduação de novo, certamente escolheria filosofia. No entanto, por questões práticas (seja pelo histórico escolar da graduação, seja por oportunidades no mercado de trabalho), optei por complementar minha formação de bacharel

(que não permite o exercício da profissão em sala de aula) com o curso de licenciatura (estou cursando atualmente).

Marcel Franco Lopes

Historiador e graduando em Licenciatura em História (UTP )

30-08-16