Me conheça um pouco mais...

A escritora Silmara Torres Retti é nascida em 10 de novembro de 1.967 e residente em Ubatuba .Colabora com poemas para o jornal ¨ A Cidade ¨ e durante dois anos participou com crônicas populares para a abertura de um programa de rádio .

Foi classificada em terceiro lugar no concurso de contos Washington de Oliveira- 2000 . Possui vinte e dois trabalhos classificados em concursos nacionais, sendo alguns deles publicados em diversas Antologias.Sempre com o intuito de despertar o interesse literário entre as crianças e adolescentes, firmou uma parceria com a Secretaria de Educação de Ubatuba,criando fôlderes e distribuindo crônicas para as escolas com diversos temas educativos.

Foi escritora sobre o Projeto Furnas no município e também do Projeto ¨ Meio Ambiente ” , produzindo panfletos ,textos e cartilhas infantis. Ainda levou o nome de Ubatuba internacionalmente na XI , XII , XIII e XIV Antologia Del Secchi , representando também o litoral Norte e região.Foi vice - coordenadora do grupo de Literatura da FUNDART e no mesmo ano teve o conto “ O Louco da Rua Encantada “ classificado no Mapa Cultural de Literatura do Governo do Estado de São Paulo nas fases municipal e regional, posteriormente transformado em romance , com o lançamento na XVII Bienal internacional do Livro .

Devido ao sucesso do livro, recebeu moção de congratulações da Câmara Municipal de Ubatuba .

É autora de diversas apostilas infantis destinadas às escolas municipais de Ubatuba.Inclusive da cartilha educativa AMBIENTE VIVO distribuída e utilizada como fonte de estudo em diversas bibliotecas nacionais e internacionais .

Possui crônicas e poemas classificados no concurso Prosa e Verso da Academia de Pesquisa Literária, do Rio de Janeiro.

Conquistou o primeiro lugar no Concurso de contos Washington de Oliveira-2004.

Lançou o site literário www.silmararetti.com.br com mais de 200 textos sobre drogas, sexo, Aids, violência doméstica , auto estima e valorização humana, sendo indicado também em outros sites. Ainda contribui com crônicas para revistas virtuais.

Foi homenageada no ano de 2004 pela Direção Regional de Saúde Mental ( DIR XXI) , no II Encontro Desafios da Inclusão , em São José dos Campos por seu compromisso por um “Mundo mais justo, fraterno e solidário” .

Foram distribuídos poemas de sua autoria pela cidade de Ubatuba no ano de 2002 , com o apoio da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) , para que as pessoas pudessem ler durante o seu cotidiano.

Classificada em quarto lugar no XII Concurso Internacional Literário de Outono, concorrendo com 15 países , a autora representou Ubatuba com a crônica MENINO HOMEM.

Foi a autora do folder e do logotipo da Campanha do Dia Municipal de Luta contra a Aids, em Ubatuba.