A minha história e a Educação Física

Aos 27 de fevereiro de 2014 resolvi deixar escrito a minha história que ao meu ver se entrelaça num determinado momento com a história da Educação Física, visto que ela está presente em todos os acontecimentos da humanidade. E por motivo de força maior, o qual não convém comentar aqui, conheci algumas das manifestações da Educação Física aos oito anos de idade; a saber: a capoeira e a musculação e aos 13 anos de idade a dança e as manifestações afro descendente, sendo que aos 17 anos de idade comecei a ensinar estas atividade como professor leigo e percorri um duro e longo caminho até aqui, traçando o caminho inverso de quem atua nessa profissão, pois o normal seria se qualificar para depois ensinar, entendo hoje, que me qualifiquei fazendo. Agora após ter cursado 4 anos de licenciatura na Faculdade Maria Milza posso afirmar que a vida de ensino como professor leigo me deu um acumulado de conhecimento que nenhum nível superior do mundo pode fornecer, a carga horária desses mais de 20 anos de prática excede e muito a carga horária de todo o curso superior, que é mais de 3 mil horas. A propósito recebi educação formal das atividades afro descendente do professor King no SESC de Nazaré em Salvador. Além desse contato pratico tive um contato formal nas aulas do ginásio, período em que a minha geração obtinha contato com a Educação Física. Nesse tempo as aulas de Educação Física eram no turno oposto, cujo os conteúdos eram: calistenia e futsal, quando o professor comparecia. Durante esse momento também as manifestações da Educação Física eram artigo de luxo, fora das escolas publicas os espaços para essas praticas eram raros e muito caro. Então no dia 25 de janeiro de 1971 nascia um menino que 43 anos depois se graduaria em Licenciatura em Educação Física. O Brasil estava encerrando o Regime Militar e iniciando a Nova Republica, muitos setores da sociedade são rediscutidos tomando novos rumos. A Educação Física se contorce nas suas entranha e resolve rever o seu papel na sociedade, se mobilizando para ações inteiramente políticas. Depois de desconsiderar o trato com o corpo o foco agora são as questões sociais, seus pensadores influenciados principalmente pelas ideias de Mark transforma-se em políticos que trabalham com o corpo, o resultado disso é um caos na área, onde a Educação Física perdeu sua identidade, sua essência e sua forma. Hoje existe dois grandes grupos, um tensiona e direciona a Educação Física para a Saúde e um outro para Educação Política e social e as duas de caráter reducionista.

Circuncisão
Enviado por Circuncisão em 13/08/2016
Código do texto: T5727338
Classificação de conteúdo: seguro