Biografia do Engenheiro Civil DENI LINEU SCHWARTZ

Deni Lineu Schwartz é um engenheiro civil paranaense com extensa carreira pública, com destaque por ter sido o segundo profissional a ocupar o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no Governo Sarney, de 1986 a 1987.

Nasceu em 19 de fevereiro de 1938, na cidade de União da Vitória (Paraná), filho de Leoni Germano Schwartz e de Maria Vitória Nissen Schwartz. Ele cresceu num ambiente politizado, pois seu pai era vereador e sua casa era bastante freqüentada por personalidades importantes da cidade.

Em 1955, ingressou no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade de Curitiba. Teve como colegas Jaime Lerner (que seria prefeito de Curitiba e Governador do Paraná) e Werner Eugênio Zulauf (que se tornaria, anos mais tarde, Presidente da CETESB e do IBAMA). Deni Schwartz acompanhava seus colegas universitários nos trabalhos do Centro Acadêmico, mas sem atuar tão intensamente na militância estudantil. Nessa época, suas atenções e energias estavam concentradas quase que totalmente nos estudos.

Em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, numa bela cerimônia.

No ano seguinte, ele começou a trabalhar como Engenheiro Civil no governo Estadual do Paraná.

Em 1962, Deni Schwartz foi chamado para cumprir uma grande missão. Ele foi indicado para chefiar o Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná (GETSOP), órgão misto criado pelos governos estadual e federal para titular as terras colonizadas pela (Colônia Agrícola Nacional General Osório (CANGO) nas décadas de 1940 e 50.

Nesse período, uma grande porção do Paraná, especialmente na faixa de fronteira com a Argentina e no Oeste do Estado, praticamente não existia questões de titulação de terras. Foi nessa área que aconteceu a “Revolta dos Posseiros”, em 1957. O GETSOP foi criado para apaziguar os conflitos, garantindo a titularidade dos lotes aos moradores locais.

Assim, Deni Schwartz teve que se mudar para o município de Francisco Beltrão, o mais populoso e com melhor infra-estrutura urbana, onde contava com apoio de órgãos do Governo Estadual e segurança do Batalhão do Exército para implementar as políticas fundiárias.

A frente do GETSOP, Deni Lineu Schwartz teve papel decisivo na titulação de 32.256 lotes rurais e 24.661 lotes urbanos nos municípios de Ampere, Barracão, Capanema, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Pérola D’Oeste, Realeza, Santo Antônio e Verê.

Nessa época, Deni Lineu Schwartz casou-se com Elair Santos Schwartz (nascida em 14 de fevereiro de 1942), filha de Arthur Joslin Santos e Jasmina Edith Santos. Dessa união tiveram quatro filhos: Deni Filho (biólogo), Varínia Vitória (arquiteta), Indira (in memorian - veterinária) e Helder Antônio (engenheiro civil).

Iniciou sua carreira política como filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo convidado para concorrer às eleições municipais de Francisco Beltrão, em 1964. Mas, por questões pessoais, não quis concorrer.

Em 1965, com instauração do bipartidarismo teve que deixar o PTB, ingressando no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar.

Em novembro de 1968, Deni Schwartz elegeu-se Prefeito de Francisco Beltrão com 6.650 votos.

Como Prefeito de Fernando Beltrão, Deni Schwartz assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), tornando-se um líder regional respeitado. Ele se uniu a outras autoridades da região, como: Bispo Dom Agostinho José Sartori; do professor Moacir Fantini, Diretor Superintendente do Ensino Superior do Paraná; do Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado, membro do Conselho Estadual de Educação e Diretor da Faculdade de Palmas; do Padre Narcício Zanatta, vigário de Palmas, e sob a presidência de Dom Agostinho José Sartori, em vários debates e reuniões, gerando documentos que enviavam as autoridades estaduais e federais com a proposta de criação da Universidade do Sudoeste do Paraná, cuja sede seria a cidade de Palmas, de onde seriam ramificadas diversas faculdades nos demais municípios da região.

Encerrou seu mandato como Prefeito de Francisco Beltrão em 1973, com grande popularidade, reconhecido por suas obras de infra-estrutura e ótima relação com os diversos segmentos sociais. Em razão de sua profícua gestão municipal, Francisco Beltrão tornou-se sua fiel base política, projetando-o para uma bem-sucedida carreira no legislativo estadual.

No pleito de novembro de 1974, obteve boa resposta nas urnas, conquistando uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP). Foi Titular das Comissões de Transportes e de Constituição e Justiça.

Em novembro de 1978, conquistou um segundo mandato. Atuou ainda nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) sobre os Gastos com Publicidade e Educação. Entretanto, sua maior contribuição nessa legislatura deve-se ao seu papel na recém-criada Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP), considerada uma das primeiras do país. Nessa função, Deni Schwartz debateu a criação de algumas normas e programas pioneiros nessa temática. Naquele período, todo país estava preocupado com a construção da Usina Hidroelétrica de Itaipu, que causaria o desaparecimento de Sete Quedas, notícia que ocupou espaço na mídia nacional e internacional.

Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979, ele filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Deni Schwartz foi reeleito pela terceira vez em novembro de 1982. Licenciou-se de 1983 a 1986, para ocupar o cargo de Secretário dos Transportes do Estado do Paraná, a convite do governador José Richa. No exercício do cargo viajou aos Estados Unidos a fim de discutir empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em fevereiro de 1986, no governo do Presidente da República José Sarney, tornou-se Ministro do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (MDU), em substituição ao economista Flávio Rios Peixoto da Silveira.

O Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (MDU) criado pelo Decreto Federal nº 91145, de 15 de março de 1985, com quatro competências específicas: política habitacional; política de saneamento básico; política de desenvolvimento urbano; e política do meio ambiente.

Neste momento o Ministério ainda não possuía uma característica puramente ambiental, mas mesmo assim várias ações importantes foram desenvolvidas nessa temática. Os órgãos e entidades atrelados ao ministério foram desvinculados, no ato de sua criação, de outros ministérios. O Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) era vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. O Banco Nacional de Habitação (BNH) estava vinculado ao Ministério da Fazenda; o Conselho Nacional do Desenvolvimento Urbano (CNDU) e a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), ao Ministério do Interior (FARIAS, 2006).

A Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) eram os braços articuladores e executores das ações de proteção ambiental. O Geógrafo Roberto Messias Franco conduzia a SEMA, enquanto Deni Lineu tinha a responsabilidade de presidir o CONAMA. Ele reencontrou seu amigo de juventude e colega do curso de engenharia civil, Werner Eugênio Zulauf, que à época era o Presidente da CETESB, e tinha participação relevante no CONAMA. Estreitaram laços e idéias nas construções das políticas públicas do MDU. Destaca-se dessa época, a Resolução nº 28, de 03 de dezembro de 1986, que determinou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) que elaborasse os Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental (EIA) e a conseqüente apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) das Usinas Nucleares Angra II e Angra III, situadas no Estado do Rio de Janeiro.

A Comissão Brundtland de Meio Ambiente e Desenvolvimento, designada pela ONU e sob a presidência da 1ª Ministra da Dinamarca, Gro Brundtland, estava em andamento, e o governo brasileiro tinha participação importante no debate acerca do futuro de nosso planeta.

Durante sua passagem pelo Ministério, Deni Schwartz contribuiu para que fosse criadas cinco Estações Ecológicas (Taim, Tupiniquins, Tupinambás, Carijós e Pirapitinga), e a APA Fernando de Noronha/Rocas/ São Pedro e São Paulo, protegendo milhares de hectares de áreas naturais em diversos ecossistemas importantes.

Também teve atuação fora do país, como Chefe da missão comercial brasileira que visitou Moscou e a República Democrática Alemã, representou o Brasil na Reunião dos Ministros de Meio Ambiente dos países em desenvolvimento, patrocinada pelo Banco Mundial, na Inglaterra, e na Reunião de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Antilhas com a Organização das Nações Unidas, no Uruguai (CPDOC, 2016).

Em outubro de 1987, Deni Schwartz deixou o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (MDU), sendo sucedido por Luís Humberto Prisco Viana.

Ao retornar para o Paraná manteve forte articulação política, durante o auge do processo da Constituinte, contribuindo para o surgimento de um novo partido. Em 24 e 25 de junho de 1988, Deni Schwartz marcou história como um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Foi candidato a deputado federal no pleito de outubro de 1990, obtendo uma suplência.

Em 4 de janeiro de 1993, retornou à Câmara dos Deputados, em substituição a Rubens Bueno, que renunciara ao cargo. Foi titular da Comissão de Viação e Transportes e da Comissão de Agricultura e Política Rural.

Com a vitória de Jaime Abram Lerner nas eleições para o Governo do Paraná, Deni Schwartz licencia-se em 1995 para tomar posse como Secretário Estadual de Transportes do Paraná. Em 1996, é nomeado Diretor de Assuntos Institucionais da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), permanecendo no cargo até dezembro de 2001.

Em janeiro de 2002, assumiu a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, permanecendo até dezembro daquele ano. Nesse período, ele integrou o Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

Após o término de sua gestão na Secretaria, dedicou-se às atividades profissionais administrando sua propriedade rural na cidade de Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.

Em 2006 e 2010, foi coordenador do plano de governo do candidato Osmar Dias do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao governo do Paraná.

Dentre as homenagens recebidas estão os títulos de Cidadão Honorário em municípios paranaenses, como: Ponta Grossa, Jussara e Foz do Iguaçu. Na comunidade de Ponte Nova do Cotegipe, em Francisco Beltrão, existe a Escola Municipal Deni Lineu Schwartz.

Atualmente está aposentado, residindo em seu sítio no belíssimo município de Nova Prata do Iguaçu, bem próximo à barragem da Usina Hidroelétrica de Salto Caxias.

O Estado do Paraná sempre teve forte presença na vida política, social e econômica do Brasil. Deni Lineu Schwartz é um listre cidadão que demonstra o sucesso dessa terra próspera e rica. Começou sua carreira na vida pública como Prefeito e logo se projetou em cenário nacional, elegendo-se para a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, além de ocupar postos relevantes como Secretário Estadual e Ministro do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

As marcas do líder político e gestor Deni Lineu Schwartz não se limitam unicamente às suas realizações funcionais, pois aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele carregam ótimas lembranças, atribuindo-lhe elogios como sendo um profissional íntegro, dedicado e de espírito republicano.

No começo de sua carreira já transitava entre a alta cúpula dos governos do Paraná e Federal, sem alterar seu comportamento e caráter. Enquanto alguns sobem a cabeça com o poder e ficam cheios de vaidade, ele preservou a simplicidade e humildade típicas do trabalhador do interior paranaense.

Em sua passagem pela Esplanada dos Ministérios teve atuação exemplar. Mesmo tendo sua base política alicerçada na Região Sul, ele tratava as políticas públicas com equidade e isonomia, priorizando as ações para diversos estados do Norte, Nordeste etc., levando em consideração o bem maior do país. Por estas e outras boas razões que Deni Lineu Schwartz marcou positivamente a história política e ambiental do país.

Seu filho, Deni Lineu Schwartz Filho, é graduado em Biologia, com Mestrado em Ecologia, e faz jus à sua linhagem como ambientalista, pesquisador, estudioso das abelhas sem-ferrão, produtor de mel e criador de aves silvestres e exóticas. Ele é proprietário da empresa Comfauna Conservação e Manejo de Fauna Silvestre, desenvolvendo atividades de consultoria e assessoria especializada.

Certamente que toda família do Engenheiro Deni Lineu Schwartz sente enorme orgulho dele. No entanto, não só ela, pois sua referência positiva vai longe, ultrapassando divisas, fronteiras e gerações!!!

BIBLIOGRAFIA:

AABB FRANCISCO BELTRÃO. 2016. Informações do Município. Disponível em: http://franciscobeltrao.aabb.com.br/informacoes-do-municipio/

BRASIL. 1985. Decreto nº 91145, de 15 de março de 1985. Cria o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, dispõe sobre sua estrutura, transferindo-lhe os órgãos que menciona, e dá outras providências. Disponível em www.senado.gov.br/sf/legislação

CANTERLE, Nilsa Maria. 2011. O Ensino Superior no Sudoeste do Paraná: origem e trajetória de transformação da FACIBEL. Emancipação, Ponta Grossa, 11 (2): 153-173. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Currículo Lattes: Deni Lineu Schwartz Filho. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/7146907081299944

CONAMA. 2012. Resoluções do Conama: Resoluções vigentes publicadas entre setembro de 1984 e janeiro de 2012. Brasília: MMA. 1126p. Disponível em: http://www.cabo.pe.gov.br/pners/CONTE%C3%9ADO%20DIGITAL/RESOLU%C3%87%C3%95ES%20CONAMA/LIVRO%20RESOLU%C3%87%C3%95ES%20CONAMA.pdf

CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2016. Biografia de Deni Lineu Schwartz (verbete). CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/deni-lineu-schwartz

DINIZ, Nilo Sérgio de Melo. 2010. Ambiente e Democracia Participativa: A Experiência do CONAMA. Monografia - curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. 104p. Orientadora: Heloisa Maria Murgel Starling. Disponível em: http://www.secretariageral.gov.br/.arquivos/monografias/Nilo%20Sergo%20de%20Melo%20Diniz.pdf

FARIA, Ilana Mara Lima. 2006. Evolução do Ministério do Meio Ambiente. Monografia - curso de Engenharia Florestal, Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: José de Arimatéa Silva. Seropédica – RJ. 44p. Disponível em: http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/2005II/Monografia%20Ilana%20Mara%20Lima%20Faria.pdf

GOUVEIA, Maria Teresa de Jesus. 2011. As conceituações de meio ambiente praticadas pelo corpo técnico do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) na formação de sua cultura organizacional. (Tese de Doutorado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 124f. Disponível em: http://www.nuredam.com.br/files/publicacoes/teses/Tese_Gouveia_Vers%C3%A3oBIblioteca.pdf

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE. 1987. Schwartz faz alerta ao discutir questão urbana. Brasília, nº 8880, de 04/08/1987, p. 13. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/128173

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE. 1987. Questão urbana em discussão : MDU promove encontro para dar subsídios aos constituintes. Brasília, nº 8878, de 02/08/1987, p. 19. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/128211

JORNAL DA TARDE. 1988. O Ex-ministro explica como se corrompe. São Paulo, nº 6792, de 16/01/1988, p. 3, Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/126886

JORNAL DE BELTRÃO. 2013. Deni Lineu Schwartz: O chefe do GETSOP que titulou as terras (Entrevista). Disponível em: http://www.guiaparanasudoeste.com.br/noticias/Noticia.aspx?id=26453

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. 1987. Deni faz coro e apóia a tese da substituição. São Paulo, nº 34339, de 07/02/1987, p. 6. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/116351

MMA – Ministério do Meio Ambiente. 2016. Galeria de Ministros do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/institucional/galeria-de-ministros

ORBEN, T.A.; MARTINS, L.C.P. 2015. A estrutura agrária do Sudoeste do Paraná: pequenas propriedades, permanências e rupturas. In: Anais do II Congresso Internacional de História UEPG-UNICENTRO. 13p. Disponível em: http://www.cih2015.eventos.dype.com.br/resources/anais/4/1435706417_ARQUIVO_Artigo_Tiago_Orben_Congresso_Unicentro_UEPG.pdf

PREFEITURA DE ENEÁS MARQUES. 2016. História de Enéas Marques (Paraná). Disponível em: https://www.eneasmarques.pr.gov.br/municipio/historia-de-eneas-marques

PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU. 1986. Lei Municipal nº 1303, de 14 de outubro de 1986. Dispõe sobre a concessão de Título Honorário de Foz do Iguaçu, ao senhor Deni Lineu Schwartz. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/f/foz-do-iguacu/lei-ordinaria/1986/131/1303/lei-ordinaria-n-1303-1986-dispoe-sobre-a-concessao-de-titulo-honorario-de-foz-do-iguacu-ao-senhor-deni-lineu-schwartz

PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO. 2016. História do Município de Francisco Beltrão (Paraná). Disponível em: http://franciscobeltrao.pr.gov.br/o-municipio/historia/

PREFEITURA DE JUSSARA. 1985. Lei Municipal nº 582, de 15 de outubro de 1985. Outorga ao Excelentíssimo Sr. Deni Lineu Schwartz, digníssimo Secretário de Estado dos Transportes do Estado do Paraná, o Título de Cidadão Honorário De Jussara. Disponível em: http://jbtreinamento.com.br/historia-de-jussara.php

PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira. 2016. História do PSDB - Nascido para mudar o Brasil. Disponível em: http://www.psdb-rj.org.br/site/sobre-o-psdb/historico-nacional

SALERA JÚNIOR, G. 2014. ASIBAMA Presidentes. Brasília. 89 páginas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4978596

SALERA JÚNIOR, G. 2014. Biografia de Roberto Messias Franco. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5027729

SALERA JÚNIOR, G. 2015. Biografia de Werner Eugênio Zulauf. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5065625

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Flávio Rios Peixoto da Silveira. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5610929

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Paulo Nogueira Neto. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5561404

SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná. 2002. Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da SANEPAR. Curitiba. 8p. Disponível em: http://www.sanepar.com.br/sanepar/calandrakbx/filesmng.nsf/AE4D513D8A71103583257296004F87E9/$File/ATA-CONSO-2-02.pdf?OpenElement

SILVA, A.I.M. 2010. A posse da terra e os lugares de memória: Francisco Beltrão - 1969-2007. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em História, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. UFPR: Curitiba. 114p. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/25047/anita_final_pdf.pdf%3bjsessionid=4EBA0BA27E9DC86286E94DB48D89E380?sequence=1

TB AQUI AGORA. 2014. Tibagi - Há 30 anos José Richa inaugurava o trecho pavimentado com a cidade de Castro. Disponível em: http://www.tbaquiagora.com.br/index.php?conteudo=noticias&id=1547

ZULAUF, Werner Eugênio. 1986. Meio Ambiente, preço da imaturidade. In: Ideologia Verde. 32-33p.

WIKIPÉDIA. 2016. Deni Lineu Schwartz. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Deni_Lineu_Schwartz

WIKIPÉDIA. 2016. Francisco Beltrão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_beltr%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2016. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Brasileiro_do_Meio_Ambiente_e_dos_Recursos_Naturais_Renov%C3%A1veis

WIKIPÉDIA. 2016. Lista de ministros do Meio Ambiente do Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Meio_Ambiente_do_Brasil

WIKIPÉDIA. 2016. Ministério do Meio Ambiente (Brasil). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_do_Meio_Ambiente_(Brasil)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 22/06/2016
Reeditado em 28/09/2021
Código do texto: T5675508
Classificação de conteúdo: seguro