CONT. MINHA PASTA DE ESTAGIO "LINGUA PORTUGUESA 2007"
10- Destaque os substantivos coletivos no grupo de palavras a seguir:
verdade, assembléia, caneta, mesa, quadrilha, cadeira, enxame, banda, padeiro.
Respostas:
Assembléia, quadrilha, enxame, banda.
Texto
Ofélia, uma pacata viúva beirando os 70, reencontra Araújo, um velho amigo dos tempos de escola. Descobre que ele se tornou uma pessoa especial: é músico, sertanista, vive viajando pelo país afora, mora numa casa que mais parece uma cabana no meio da floresta e tem uma jibóia de estimação. Esse reencontro dá um novo rumo à vida de Ofélia, que resolve acompanhar o amigo em uma de suas viagens. Veja como o filho dela, já adulto, reage a essa decisão.
Mamãe
Não me conformo nem vou me conformar com essa viagem sem sentido. Sinceramente, largar a
casa, a família, sair por aí a troco de nada, não dá para entender. Acho um desperdício, um dinheirão jogado fora. Mamãe, será que você não percebe que é loucura? Não tem cabimento. E se você passar mal? E se cair e quebrar a bacia? Como vai ser? Quem vai socorrer? O Araújo? Um sujeito que vive no meio de cobras e vacas? Lamento a hora em que este elemento apareceu em sua vida. Para mim, não passa de um espertalhão ou então de um doido varrido. Não quero interferir em nada. Como você mesmo fez questão de esfregar na minha cara, é dona do seu nariz faz o que bem entender. Se quiser minha opinião, a opinião de seu único filho que tanto lhe quer, acho que deveria largar esse aventureiro e voltar pra casa imediatamente. Já pensou vizinhança? Na dona Otília, no doutor Ruy, na dona Olguinha? O que eles vão pensar de você passeando por aí, ninguém sabe onde, com esse fulaninho?
Mamãe, peço que pense, pese bem as coisas, veja os prós e os contras e volte o quanto antes.
André
I- Compreensão
1- Toda carta tem um remetente e um destinatário. Quem é o remetente da carta?
2- Qual é a primeira reclamação de André?
3- Por que ele está tão revoltado com a viagem dela?
4- O que André acha que a mãe deveria fazer?
5- Que argumentos ele usa para tentar convencê-la a voltar?
6- como ele termina a carta?
II- Vocabulário
1- Observe:
“Acho um desperdício, um dinheirão jogado fora.”
Normalmente, o grau aumentativo indica aumento de tamanho. Em dinheirão ele tem outra função. Qual ?
2- Encontre no texto outra palavra no grau aumentativo que não indica aumento de tamanho.
3- Agora leia esta frase:
“ O que eles vão pensar de você passeando por aí, ninguém sabe onde com esse fulaninho?”
O grau diminutivo costuma indicar diminuição de tamanho. No caso da palavra fulaninho, tem uma função bem diferente. Que função é essa?
III- Interpretação
1- O texto não deixa dúvidas quando à indignação do filho com a viagem da mãe. Extraia da carta três expressões indicativas dessa indignação.
2- A preocupação dele com a saúde da mãe se expressa em duas frases. Quais?
3- Qual é a visão que André tem do companheiro da mãe?
4- Há uma contradição muito clara entre o que o filho escreve e o que ele faz de fato na vida da mãe. Justifique essa afirmação com elementos retirados do texto.
5- Há dois substantivos no texto – referentes ao amigo de Ofélia – que, normalmente, não têm sentido negativo. Nessa carta, entretanto, eles foram empregados para desclassificar Araújo. Trancreva-os.
6- Em que trecho da carta André faz chantagem emocional com a mãe?
7- O tipo de preocupação demonstrado nesse texto é geralmente próprio das mães para com os filhos. Aqui a situação se inverte. Por quê?
PARTE II
FIP – FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ
ACADÊMICAS: Aparecida Gonçalves
Gislaine Izabel Castelhão
Lucélia Lopes
Nidiane Benites Antunes
Simone Fátima da Silva
Sandra M. Policiano
PROJETO SOLETRANDO
ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA
PROJETO SOLETRANDO
OBJETIVOS
• Incentivar e ampliar o vocabulário dos alunos.
• Despertar o interesse pela escrita.
PROBLEMAS
• A deficiência ortográfica.
JUSTIFICATIVA
• Para valorizar a ortografia dentro da Língua Portuguesa.
METODOLOGIA
• Estudo das palavras.
• Seleção e classificação dos alunos.
• Competição e premiação.
CRONOGRAMA
Dia: 28/05/07 Horário: das 13:10 às 17:10
Dia: 29/05/07 Horário: das 13:10 às 17:10
Dia: 04/06/07 Horário: das 13:10 às 17:10
Dia: 06/06/07 Horário: das 13:10 às 17:10
RECURSOS
O material utilizado foi Dicionário da Língua Portuguesa, apostilas com palavras dadas aos alunos.
Data show, máquinas fotográficas, som e microfone.
AVALIAÇÃO
Análise dos resultados obtidos.
ANEXO
As palavras e as fotos
RELATÓRIO DE PROJETO
Aos vinte dias vinte e oito Maio de 2007, a acadêmica Gislaine Izabel Castelhão esteve na Escola Municipal Ramiro Noronha situada na Avenida Brasil, 389, tendo como diretora a professora Ilda Boeira de Jesus, no período vespertino, trabalhando com o projeto Soletrando com os alunos de 6º ao 9º ano, perfazendo um total de 20 h/a conforme exigência do curso de Letras, Língua Portuguesa, Língua espanhola e suas respectivas Literaturas, segundo as orientações da professora Anamaria Alvarenga.
A acadêmica trabalhou com o banco de palavras I(um), conforme anexo, com os alunos do 6º ao 9º ano, primeiramente explicou-lhes com exemplos como seria o desenvolvimento do projeto, avisando-os que teriam que pagar um valor de R$0,50 para o prêmio final. Logo após a explicação, foi passado na lousa uma lista de palavras, ou seja, banco de palavras I, para os alunos estudarem, todos copiaram entusiasmados e ansiosos, para o inicio das classificações.
O projeto foi realizado dentro de cada sala de aula para selecionar e/ou classificar os alunos para a semi-final, sendo assim, a acadêmica trabalhou o com três alunos e desses, o que soletrasse certo era classificado no caso somente um e os que soletrassem errados era eliminados, pois era necessário a classificação de 3 a 5 alunos por sala.
No dia 04/06/07 houve a semi-final juntou os alunos classificados de todas as salas, foi feito um sorteio dos nomes dos mesmo, e colocado novamente de três em três para a disputa final, e assim seguiu o projeto, aquele que soletrava a palavra corretamente era classificado e o aquele que soletrava a palavra errada era eliminado, para a final foram classificado 12 alunos.
No dia 06/06/07 houve a final do projeto, fora passado aos alunos classificados na semi-final o banco de palavras II para que eles estudassem para um melhor desempenho na final do projeto. Neste ultimo dia juntou-se todas as salas no auditório da escola para assistirem a final, foi utilizado um not book e um data show para transmitir no telão a palavra soletrada pelo aluno. Começo a soletração pelos alunos do 9º ao 6º ano e depois do 6º ao 9º ano e assim sucessivamente, aquele que soletrasse corretamente continuaria classificado e aquele que soletrasse errado era eliminado, após cinco rodadas de palavras, restava-se três alunos do 9º ano e um do 8º ano, após mais três rodadas de palavras, um aluno do 9º foi eliminado, logo, logo estava uma aluna do 9ºano e um aluno do 8º, porem a aluna do 9º ano, cujo nome é Franciele foi classificada como finalista do projeto soletrando da Escola Municipal Ramiro Noronha.
CONCLUSÃO
O Projeto Soletrando teve por finalidade apresentar ao aluno o quanto a língua portuguesa é extensa, e as tantas diferenças da língua falada e escrita, percebeu-se também que neste trabalho houve o incentivo de fornecer oportunidade de atuar em equipe, tomarem decisões e assumir responsabilidades em exercerem tarefas, pois os alunos mesmo sendo de séries diferentes todos se respeitavam.
.
ANEXOS
PROJETO
Banco de Palavras I
Fase Classificatória
Tesoura Pechincha Riqueza
Análise Empresa Buzina
Flecha Sossego Disenteria
Xereta Honrado Rescisão
Disciplina Tossir Cabeleireiro
Necessário Piche Prazerosamente
Umbigo Xícara Oscilação
Alcançar Empecilho Espontâneo
Mexer Gasolina Bruxa
Sargento Força Chimarrão
Ultraje Gengiva Salsicha
Improvisar Camurça Obsceno
Através Alfaiate Úmido
Guloseima Herbívoro Massagista
Relapso Pretensioso Querosene
Analisar Perspicácia Beneficente
Majestade Consciência Farsa
Absoluto Churrasco Caxumba
Sarjeta Arrepiar Pesquisa
Berinjela Adjetivo Canjica
Xingar Surpresa Agasalho
Campeão Recepção Chuchu
Querosene Açúcar Hálito
Humildade Ânsia Atrás
Privilégio Ombro Esplêndido
Exceção Vizinho Gasolina
Excesso Tigela Deslizar
Assessor Através Apto
Horrível Escasso Adolescente
Ressuscitar Quase Magnífico
Horário
PROJETO
Banco de Palavras
Fase Final
Reflexo
Responsável
Sensível
Sexualidade
Suspense
Tóxico
Exército
Exemplo
Existência
Exigência
Gênero
Guisado
Inocência
Grandioso
Enxugar
Enxurrada
Máximo
Presumir
Pretexto
Visibilidade
Zoológico
Humilhar
Idioma
Prematuro
Proteína
Sapatilha
Chuteira
Chantagem
Ficção
Imprevisto
Hesitar
Hidrosfera
Horizonte
Péssimo
Prisioneiro
Traseira
Usina
Vozeirão
Xereta
Vocabulário
Hospitalizar
Humor
Institucional
Gestão
Globalizar
Glicose
Sossegado
Subconsciente
Transformar
Transpiração
Umbigo
Unânime
Alteza
Alcançar
Ambiente
Ambição
Anúncio
Aplauso
Adolescência
Improvisar
Incidente
Influência
Insistir
Inocente
Interesse
Inteligência
Invisível
Lapiseira
Maciço
Travessão
Trombadinha
Valorizar
Valsa
Gracioso
Sensor
Competência
Complexidade
Compreensão
Azeitona
Bicicleta
Boliche
Bochecha
Enxada
Cansaço
Centopéia
Chupeta
Difícil
Impotente