A LIBERDADE... (...). "O brilhante JURISTA e FILÓSOFO Sergipano TOBIAS BARRETO, foi um homem 'Arretado'".

TOBIAS BARRETO. (1ª versão).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informações Gerais.

Nome completo – Tobias Barreto de Menezes.

Nascimento – 07 de junho de 1839 – Vila de Campos do Rio Real.

Morte – 26 de junho de 1889 (50 anos) – Recife.

Nacionalidade – Brasileiro.

Ocupação – Filósofo, Poeta, Crítico e Jurista.

Escola/Tradição – Romantismo/Condoreirismo (3ª fase romântica).

Tobias Barreto de Meneses (Vila de Campos do Rio Real (atual cidade de Tobias Barreto, Sergipe), 7 de junho de 1839 — Recife, 26 de junho de 1889) foi um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola do Recife, um movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu.

Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.

A cadeira de nº 38 da ABL teve como ocupantes: Graça Aranha, Santos Dumont, Celso Vieira de Matos Melo Pereira, Mauríco Campos de Medeiros, José Américo de Almeida e José Sarney (atual ocupante).

Germanismo.

“Foto de Tobias Barreto”.

Influenciado pelo espiritualismo francês, passa para o naturalismo de Haeckel e Noiré em 1869, com o artigo Sobre a religião natural de Jules Simon.

Em 1870, Tobias Barreto passa a defender o germanismo contra o predomínio da cultura francesa no Brasil.

Nessa época, influenciado pelos alemães, começa, autodidaticamente, a estudar a língua alemã e alguns de seus autores, com o objetivo de reformar as ideias filosóficas, políticas e literárias .

Fundou na cidade de Escada, próxima ao Recife, onde morou por 10 anos, o periódico Deutscher Kämpfer (em português, Lutador Alemão) que teve pouca repercussão e curta existência .

Tobias Barreto escreveu ainda Estudos Alemães, importante trabalho para a difusão da germanística, mas que foi duramente criticado, por se tratar apenas, segundo alguns, de uma paráfrase de autores alemães.

Iniciou o movimento denominado condoreirismo hugoano na poesia brasileira.

O seu nome consta da lista de colaboradores da Revista de Estudos Livres (1883-1886) dirigida por Teófilo Braga.

Obras.

Filosofia.

Suas obras completas publicadas pelo Instituto Nacional do Livro:

• Ensaios e estudos de filosofia e crítica (1875).

• Brasilien, wie es ist (1876).

• Ensaio de pré-história da literatura alemã, Filosofia e crítica, Estudos alemães (1879).

• Dias e Noites (1881).

• Menores e loucos (1884).

• Discursos (1887).

• Polêmicas (1901).

Poesia.

• Que Mimo (1874).

• O Gênio da Humanidade (1866).

• A Escravidão (1868).

• Amar (1866).

• Glosa (1864).

Observação do escriba: Na Wikipédia estão disponíveis duas referências e quatro ligações externas sobre TOBIAS BARRETO de MENEZES.

Ver também.

• História cultural do Brasil.

• História da filosofia no Brasil.

Categorias:

• Nascidos em 1839.

• Mortos em 1889.

• PATRONOS da ACADEMIA BRASILEIRA de LETRAS.

• Poetas de SERGIPE.

• Juristas do Brasil.

• Filósofos de SERGIPE.

• Escritores românticos do Brasil.

• Escritores afro-brasileiros.

• Naturais de TOBIAS BARRETO (SERGIPE).

• Brasileiros do século XIX.

Fontes: (1) – Google. (2) – Wikipédia.

TOBIAS BARRETO. (2ª versão).

Filósofo e escritor brasileiro.

Biografia de TOBIAS BARRETO:

TOBIAS BARRETO (1839-1889) foi filósofo, escritor e jurista brasileiro.

Foi o líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como ESCOLA do RECIFE, que agitou a Faculdade de Direito do Recife.

PATRONO da cadeira nº 38 da ACADEMIA BRASILEIRA de LETRAS.

TOBIAS BARRETO (1839-1889) nasceu na Vila de Campos do Rio Real, hoje TOBIAS BARRETO, no estado de Sergipe, no dia 7 de junho de 1839.

Filho de Pedro Barreto de Menezes e de Emerenciana Barreto de Menezes. Iniciou os estudos em sua cidade natal.

Em 1861 mudou-se para a Bahia, ingressou no seminário, não se adaptou, passou só uma noite. Mudou-se para uma república de amigos em Salvador.

Estudou filosofia e matérias preparatórias. Quando o dinheiro acabou, voltou para Vila de Campos. Passou alguns anos lecionando LATIM em Itabaiana - Sergipe.

Em 1863 mudou-se para o Recife, com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito.

O ambiente na cidade era muito intelectualizado e dominado pelos estudantes do curso jurídico.

Entre os alunos estavam RUI BARBOSA, JOAQUIM NABUCO e CASTRO ALVES, que se tornou seu amigo.

Submeteu-se ao concurso para ensinar LATIM no Ginásio Pernambucano, ficando em segundo lugar.

Em 1867 concorreu para a vaga de professor de FILOSOFIA no mesmo Ginásio, é classificado, mas não é escolhido.

TOBIAS BARRETO procurava esquecer sua origem humilde, mas se achava descriminado pela cor da pele.

Tentou casar com Leocádia Cavalcanti, mas não foi aceito pela família aristocrática da moça.

Apaixonou-se por Adelaide do Amaral, artista portuguesa e casada. Declamava versos cheios de amor e mantinha duelos poéticos com CASTRO ALVES.

Casou-se com a filha de um dono de engenho e proprietário de terras da cidade de ESCADA.

Depois de formado, passou dez anos morando na pequena cidade pernambucana, na zona açucareira. Dedicou-se à ADVOCACIA.

Foi eleito para a Assembleia Provincial de ESCADA. Mantinha um jornal, no qual imprimiu vários livros.

A sua contribuição FILOSÓFICA e CIENTÍFICA foi de grande importância, uma vez que contestou as linhas gerais do pensamento jurídico dominante e tentou fazer um entrosamento entre a FILOSOFIA e o DIREITO, propagando os estudos de DARWIND e de HAECKEL.

Apesar de ter vivido até as vésperas da República, não se envolveu nos movimentos republicanos.

Voltou para o Recife, onde passou a lecionar na FACULDADE de DIREITO. Hoje a Faculdade é consagrada como "A CASA de TOBIAS".

TOBIAS BARRETO de MENEZES morreu no Recife, Pernambuco, no dia 26 de junho de 1889.

Obras de Tobias Barreto.

O Gênio da Humanidade, 1866.

A Escravidão, 1868.

Ensaios de Filosofia e Crítica, 1875.

Ensaio de Pré-História da Literatura Alemã, 1879.

Estudos Alemães, 1880.

Dias e Noite, 1881.

Menores e Loucos, 1884.

Discursos, 1887.

Questões Vigentes, 1888.

Polêmicas, 1901.

Fontes: (1) – Google. (2) – E-Biografias.

TOBIAS BARRETO. (3ª VERSÃO).

BIOGRAFIAS.

FILÓSOFO BRASILEIRO.

Tobias Barreto.

Sete de junho de 1839, Vila de Campos (atual TOBIAS BARRETO), Sergipe (Brasil), 26 de junho de 1889, Recife, Pernambuco (Brasil).

TOBIAS BARRETO de MENEZES estudou as primeiras letras na cidade natal, partindo para ESTÂNCIA, em 1850, onde estudou MÚSICA e LATIM.

Na Bahia, em 1861, quase ingressou na carreira eclesiástica, chegando ao Recife em 1862.

Declamador, polemista, repentista, troca desafios poéticos com CASTRO ALVES em torno de duas atrizes de teatro, e faz da Guerra do Paraguai o motivo central de sua poesia.

Forma-se em DIREITO em 1869. Mora em ESCADA de 1871 a 1881, onde edita um jornal em língua ALEMÃ, faz ADVOCACIA e política, elegendo-se deputado provincial.

De volta para o Recife, ingressa no magistério superior, na FACULDADE de DIREITO, com um concurso de grande repercussão.

A partir dessa época, procura renovar o ensino JURÍDICO, vindo, porém, a falecer na pobreza, às vésperas da proclamação da República, pela qual nunca se interessou e de que não foi propagandista.

Escrevendo sempre para a imprensa, mantendo inclusive jornais efêmeros de sua propriedade, TOBIAS BARRETO não chegou a elaborar obra sistemática.

Com raríssimas exceções, os seus livros são coletâneas de artigos de jornal.

O GOVERNO do ESTADO de SERGIPE editou-lhe as Obras completas, em dez volumes, entre 1925 e 1926.

Pensamento e influências.

Eclético e espiritualista de 1861 a 1868, como comprovam alguns ensaios seus desse último ano, rompe TOBIAS BARRETO com essas doutrinas no ano seguinte, sob a influência do positivismo de COMTE e LITTRÉ.

Mas não se demora no positivismo comtista, deixando-se empolgar pelas teorias de DARWIN e HAECKEL.

Monista (a-1), evolucionista, de certa forma AGNÓSTICO, não chega, contudo, a perder a fé em DEUS, embora negue à TEOLOGIA e à TEODICEIA (a-2) a categoria de CIÊNCIAS, o que lhe valeu sérias polêmicas com PADRES e outros representantes do pensamento CATÓLICO.

TOBIAS BARRETO prega uma nova METAFÍSICA (a-3), baseada na experiência e na necessidade da RELIGIÃO para o homem.

Abandona, depois, o monismo naturalista de HAECKEL, fixando-se no que chamava de monismo filosófico, ou finalístico, de LUDWIG NOIRÉ.

Com isso, sustenta o culturalismo na sociedade e no DIREITO, procurando conciliar o determinismo das CIÊNCIAS NATURAIS com a liberdade humana.

Nessa fase, RUDOLF VON IHERING passa a ser o seu autor predileto, ao lado de KANT, cuja atualidade TOBIAS BARRETO defende e cuja doutrina lhe parece representar uma possível renovação filosófica.

Na verdade, TOBIAS BARRETO nunca conseguiu elaborar uma doutrina sistemática e coerente.

Confessava-se "materialista, no bom sentido da palavra"; não sendo "espiritualista no sentido vulgar da palavra". Por fim, definia-se enfaticamente: "Sou relativista".

Entretanto, não há como negar a imensa e profunda influência do pensamento de TOBIAS BARRETO em muitos espíritos brilhantes do seu tempo.

Foram numerosos e, a despeito das divergências, não esconderam a origem comum e o núcleo fundamental da mesma inspiração.

Entre eles, podemos citar SÍLVIO ROMERO, GRAÇA ARANHA e CLÓVIS BEVILÁQUA.

Fontes: (1) – Google. (2) – UOL Educação. (3) - Enciclopédia Mirador Internacional.

Observações do escriba:

1ª – Em relação a GUMERCINDO de Araújo Bessa (biografia anterior), esquecemos de informar que o principal fórum de Sergipe recebe o seu nome. O Fórum GUMERSINDO Bessa fica localizado na Avenida Tancredo Neves, S/N, Bairro Capucho, Aracaju - SE, CEP – 49087-610, Telefone (79) 3226-3500.

2ª – Segundo o dicionário de Armindo Guaraná, o prenome e o sobrenome é GUMERCINDO BESSA. Mas, no fórum consta GUMERSINDO BESSA. Está aí uma coisa que eu até hoje não entendi. Será que eu vou ter que estudar À BEÇA para um dia compreender porque GUMERCINDO virou GUMERSINDO?

3ª – O não menos consagrado jurista TOBIAS BARRETO foi muito mais “premiado”. Vejamos se conseguiremos convencer os leitores.

A) – Existe atualmente em Sergipe o município de TOBIAS BARRETO, cujo antigo nome era “Vila de Campos do Rio Real”, local onde TOBIAS BARRETO nasceu. Mudaram o nome em sua homenagem.

B) – Existe em Aracaju a Praça TOBIAS BARRETO, localizada no Bairro São José. Algumas pessoas dizem que a Praça TOBIAS BARRETO fica no centro de Aracaju. Como bom DEÍSTA, uso três fortes argumentos – ou seja, MONUMENTOS – para justificar o meu ponto de vista.

Os dois primeiros monumentos. Na Praça TOBIAS BARRETOT estão localizados a Igreja São José e o Colégio Patrocínio São José.

Agora o terceiro, e talvez o mais forte MONUMENTO: - É que na Praça TOBIAS BARRETO está localizado o CENTRO MÉDICO ODONTOLÓGICO.

Na minha conta de energia (ou de luz) consta: ENERGISA – JORGE MARTINS CARDOSO – Praça TOBIAS BARRETO, 510 – Sala 1013 – Bairro São José – Aracaju/Se – CEP 49015-130.

Na minha conta telefônica consta: oi – JORGE MARTINS CARDOSO – Praça TOBIAS BARRETO, 510 – Sala 1014 – CENTRO MÉDICO ODONTOLÓGICO – Bairro São José – Aracaju - SE – CEP 40015-130.

Na minha conta do condomínio consta: Corporate (SQL Server) – Group Software Ltda. – Jorge Martins Cardoso – Praça TOBIAS BARRETO, 510 – Sala 1014 - Bairro São José – Aracaju/SE – CEP 49015-130.

E, na minha conta do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU -, consta: Prefeitura Municipal de Aracaju – JORGE MARTINS CARDOSO – Praça TOBIAS BARRETO, 510 – CENTRO MÉDICO ODONTOLÓGICO – Sala 1013 – Bairro São José – Aracaju – SE – CEP 49.015-130.

Dos três monumentos, naturalmente o mais importante é o CENTRO MÉDICO ODONTOLÓGICO, pois é lá que se encontra o meu consultório, no 10º andar – Salas 1013 e 1014. A propaganda é gratuita, mas as consultas são generosamente pagas.

Então, o meu consultório tem a proteção de DEUS, da Igreja São José, do Colégio São José, de São José, de São Jorge e até de TOBIAS BARRETO.

Embora esteja muito bem protegido, tenho uma única reclamação a fazer... É que todas as contas vieram “devidamente” inflacionadas, por causa do atual desgoverno do Partido dos Trambiqueiros (PT).

C) – Também existe em Aracaju o Colégio TOBIAS BARRETO, localizado na Rua Pacatuba, 288 – Centro – Aracaju/SE – CEP – 49010-150 – Telefone (79) 3179-4207. Sobre a bonita e longa existência do Colégio TOBIAS BARRETO, recomendamos aos leitores a leitura do valioso trabalho histórico elaborado pelo Professor Arionaldo Moura Santos. Encontra-se disponível na Internet.

D) – Em homenagem a TOBIAS BARRETO, também existe em Aracaju o Teatro TOBIAS BARRETO, localizado na Avenida Tancredo Neves, 2209 – Bairro Inácio Barbosa – Aracaju – SE – CEP 49025-620 – Telefone (79) 3179-1490.

E) – E, finalmente, a última homenagem de Aracaju a TOBIAS BARRETO. O Palácio da Justiça de Sergipe recebe o nome de Palácio da Justiça TOBIAS BARRETO de MENEZES. Fica localizado na Praça Fausto Cardoso, 112 – Centro de Aracaju/SE – CEP – 49010-080 – Telefone (79) 3226-3100.

F) – Relembrando que TOBIAS BARRETO é o PATRONO da cadeira de nº 38 da ACADEMIA BRASILEIRA de LETRAS.

Sendo assim, o grande jurista e filósofo sergipano TOBIAS BARRETO de MENEZES, foi homenageado com o nome de um Município, com o nome de uma Praça pública, com o nome de um Colégio, com o nome de um Teatro e com o nome do Palácio da Justiça do Estado de Sergipe.

É possível que existam outros logradouros com o nome de TOBIAS BARRETO em Aracaju, em Sergipe ou até mesmo em outras Unidades da Federação, homenageando-o. Não me vem à memória no momento. E por isto mesmo, antecipadamente peço desculpas aos leitores.

(a-1) – Monista – O mesmo que monístico. Pessoa partidária do monismo. Monismo – (mono + ismo). 1. FILOSOFIA. Sistema que pretende reduzir o UNIVERSO a um único domínio, o da substância cujos atributos inseparáveis são a matéria e a energia. 2. Doutrina segundo a qual tudo o que existe se reduziria a uma entidade primordial permanente, infinitamente fecunda. 3. Doutrina que afirma a existência de uma única espécie de substância para a matéria ou o espírito. 4. Teoria que admite origem única para todos os seres. 5. Qualquer das doutrinas que negam a dualidade do espírito e da matéria. (página 1163).

(a-2) – Teodiceia – (teo + grego dike). 1. Parte da FILOSOFIA aristotélico-tomista que se ocupa da santidade de DEUS em relação ao mal moral, sua bondade relativamente ao mal físico, e sua justiça que harmoniza o bem e a virtude. 2. O mesmo que TEOLOGIA natural. (página 1683).

(a-3 – Metafísica – (latim medicina metaphysica). 1. CIÊNCIA do supra-sensível. 2. Parte da FILOSOFIA que estuda a essência dos seres. 3. Inventário sistemático de todos os conhecimentos provenientes da razão pura. 4. Conhecimento geral e abstrato. 5. Sutileza ou transcendência no discorrer. (página 1133).

Os dois artigos biográficos que escrevemos, sobre os dois brilhantes juristas sergipanos (GUMERCINDO de ARAÚJO BESSA e TOBIAS BARRETO de MENEZES) é dedicado a uma pessoa especial. O nome dele é VICTOR MENEZES MARTINS CARDOSO, que no início do próximo mês de abril estará completando 25 anos de idade, é diplomado em CIÊNCIAS Jurídicas e exerce a profissão de ADVOGADO.

Ele é filho de SÍLVIA MARIA MENDONÇA MENEZES e de Jorge Martins Cardoso. De acordo com o DEÍSMO ele também é filho de DEUS.

Um pouco mais adiante (mês de agosto) transcrevermos e faremos comentários sobre outro jurista sergipano também famoso. Será em homenagem a outra pessoa especial.

Nos próximos artigos retornaremos ao ATEÍSMO, ao DEÍSMO e ao TEÍSMO.

A AUTO-HEMOTERAPIA fica na fila de espera, bem como os brilhantes Doutores WILHELM REICH e LUIZ MOURA.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), segunda-feira, 28 de março de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Google. (2) – Wikipédia. (3) - GUARANÁ, Armindo (Sergipano). Diccionário Bio-Bibliographico SERGIPANO: Rio de Janeiro, 1925. Esta obra poderá ser encontrada na Biblioteca Ephifânio Dorea – ARACAJU-SE. (4) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1133, 1163 e 1683 – (II volume). (5) - Outras fontes.