BIOGRAFIA DO RADIALISTA LIMA NETO

Nascido no dia 09 de maio 1943, no município pernambucano de Aliança, o radialista Hermínio de Lima, mais conhecido por Lima Neto, filho de Severino Silva de Lima e Maria Hermínia de Lima, chegou à Recife em 1952, trazido por seu tio, o então vereador Wilson de Barros Leal e sua tia Santina Lima Leal.

Estudou na Escola Santa Isabel, situada no Alto Santa Isabel, no bairro deCasa Amarela, nas escolas General Nilton Estilac Leale General Dantas Barreto, localizadas no bairro de Santo Amaro, e nos colégios Professor José Vicente, situado na Vila do Ipsep e Independência, localizado na Estância.

Começou a trabalhar aos 11 anos de idade na Prefeitura do Recife em 1955, como aprendiz de torneiro mecânico no Serviço de Equipamentos e Oficinas SEO, que depois foi transformado em Departamento de Transportes e Oficinas - DTO.

Serviu ao Exército em 1962, no 14º Regimento de Infantaria-14RI, localizado na Cidade do Jaboatão dos Guararapes, sendo dispensado em final do mesmo ano, na primeira turma, devido ao seu bom comportamento naquela unidade militar.

Reiniciou as atividades de servidor publico na oficina da Prefeitura em janeiro de 1963, na função ajudante de torneiro. Depois fez um curso de aperfeiçoamento no SENAI e passou a exercer a função de torneiro.

Em 1969 foi aprovado num teste realizado pela direção do DTO, (Departamento de transporte e oficina) Passando a exercer o cargo de auxiliar de escritório, e assumindo a função de encarregado do ponto dos demais servidores e do setor de sonorização do citado Departamento.

No início da década de 1980 foi transferido para a Câmara Municipal do Recife, onde trabalhou como um dos assessores no gabinete do vereador Rubem Gambôa, se aposentado em 1987, por tempo de serviço.

Lima Neto iniciou sua carreira de locutor anunciador no final dos anos 70, na Rádio Repórter do Recife, emissora do Sistema Globo de Rádio,levado pelo radialista e repórter Evaldo Ferreira. Trabalhou também nas rádios Jornal do Comercio, Olinda, Capibaribe e Tamandaré, na área esportiva.

Lima Neto iniciou sua carreira de locutor anunciador no final dos anos 70, na Rádio Repórter do Recife, emissora do Sistema Globo de Rádio, levado pelo radialista e repórter Evaldo Ferreira.

Trabalhou também nas rádios Jornal do Comercio, Olinda, Capibaribe e Tamandaré, na área esportiva.

Atualmente é produtor do programa “Porque hoje é Sábado”,na Rádio Globo Recife (antiga Rádio Clube de Pernambuco), apresentado pelo radialista Zuca Show.

Lima Neto começou a narrar os desfiles de agremiações carnavalescas de Pernambuco em 1971, indicado pelo produtor Jofre de Andrade.

Foi servidor da Fundarpe durante três anos, atuando na Casa da Cultura como apresentador de eventos.

De 1991 a 1996 foi o locutor oficial das atrações artísticas da Missa do Vaqueiro realizada na cidade de Serrita, e nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2010, do Passódromo, em Olinda.

Em 2009 fez a locução do projeto “Passarela da Alegria Pernambuco Bahia” no Pelourinho, em Salvador-Bahia, que contou com a participação de grupos de ciranda, coco, forró, bonecos gigantes, passistas de frevo, e também dos maracatus Nação Pernambuco, Bloco da Saudade, Clube Elefante de Olinda, Orquestra de Frevo do Maestro Lessa, Caboclinho 7 Flechas, e outras atrações pernambucanas.

Participou no período de 2011 a 2015 do Festival de Inverno de Garanhuns como apresentador oficial do “Palco de Cultura Popular”, na Praça do Colunata.

Participou também de diversas edições do Festival de Rabequeiros de Pernambuco, Circo na Praça, Concurso de Papagaios, de Doces e Licores, Festival de Cirandas de Pernambuco.

Apresentou outros importantes eventos, tais como; Festival de Pastoris do Recife,1º Festival de Cultura de Itaquitinga, Festival de Folclore do bairro da Torre, Festa da Pitomba, Festa do Cinquentenário do Maracatu Nação Leão Coroado, Festa do Centenário do cantor Luiz Gonzaga, Festa do Centenário da Cidade de Petrolina, Encontro de Caboclinhos de Pernambuco e Feira dos Municípios patrocinados pelas Prefeituras de Recife, Olinda, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes e Governo do Estado.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

Radialista Lima Neto –

Locutor Anunciador

Registro Profissional nº 583-DRT-PE

Nº do Registro DCDP 2.051 de 15/03/1980 -

Expedido pela SCDP/SR/PE

Atualizado em 14/03/2016 pela Pesquisadora da Cultura Popular Kelle Andrade

FIM.