SURDO....???? NÃO... TALENTOSO... E COMO???

Viver num silêncio absoluto....

Quem sabe se seus pais tivessem abortado, jamais teríamos ouvido as lindas sinfonias que este simples ser humano que seus irmãos nasceram com problemas congênitos e seus pais queriam abortá-lo...

Mas com certeza foi Deus que não permitiu que isto acontecesse e temos ai a prova de que esse ser tão sensível apesar de sua surdez pode compor músicas maravilhosas que fazem sucesso há tanto tempo...

Ludwig Van Beethoven, nasceu em 17 de dezembro de 1770 em Bonn na Alemanha, sendo um compositor que viveu durante a transição do Classicismo do século XVIII e o Romantismo do século XIX.

É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto na linguagem como no conteúdo musical demonstrado em suas obras sendo considerado perante todos os críticos e conhecedores como o mais respeitado e o mais influente dos músicos de todos os tempos, que não somente inovou pelas suas composições, bem como reconhecido como:-

- “O resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do individuo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida!!!” – Paul Bekker ( 1882 – 1937 )

Filho de uma família sem nobreza, de origem flamenga, cujo sobrenome significava Horta de beterrabas, possivelmente nascido em 17 dezembro de 1770, dia de seu batismo em Bonn, Reino da Prússia, atual Renânia do Norte, na Alemanha...

Seu avô que era maestro, descendente de músicos e artistas, e foi dele que aprendeu as primeiras lições de piano como menino prodígio, que aos 5 anos demonstrou facilidades em piano, pois adorava estudar horas e horas todos os dias...

Sua mãe Magdalena casou pela primeira vez e teve um filho nesse primeiro relacionamento e que morreu logo após o nascimento, e após a morte de seu marido ela se casou com Johann Vann Beethoven, que teve mais seis filhos, sendo o Ludwig o segundo do segundo casamento, mas 4 de seus irmãos morreram jovens...

Aos 8 anos foi confiado ao melhor mestre de cravo de Colônia, e assim conheceu os maiores mestres da música da época e assim assimilou todos os ensinamentos...

Aos 10 anos segundo seu mestre dominava todo o repertório de Johann Sebastian Bach, sendo considerado como o novo Mozart...

Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor, de onde se destacam alguns Lieder. E seu progresso notável que em 1784, já era organista assistente da Capela Eleitoral e pouco tempo depois foi violoncelista na orquestra da corte e professor , assumindo já a chefia da família, devido a doença do pai, o alcoolismo, foi quando conheceu o Conde Waldstein, a quém mais tarde dedicou algumas de suas composições pela sua amizade, e este seu amigo percebendo seu grande talento o encaminhou em 1787 para Viena, afim de estudar com Joseph Haydin, e o Arquiduque de Austria Maximiliano , subsidiou seus estudos...

.

No entanto logo a seguir teve que regressar devido a saúde de sua mãe que veio a falecer, e daí com 18 anos de idade, teve que lutar contra dificuldades financeiras, já que seu pai tinha perdido o emprego, devido ao seu elevado grau de alcoolismo...

Foi o regresso a Viena que o motivou a um curso de literatura. Foi assim que teve seu primeiro contato com os ideiais de Revolução Francesa, como o iluminismo e com o movimento literário romântico, quando conheceu o seu melhor amigo Friedrich Schiller e foi juntamente com Johann Wolfgang Von Goethe, um dos líderes mais proeminentes deste movimento, que teve uma enorme influência em todos os setores culturais da Alemanha.

Tornou-se um pianista virtuoso sendo conhecido pela aristocracia, e assim começou a sua carreira publicando as suas obras de 1793 a 1795 com seu Opus 1 é uma coleção de 3 trios para Piano, violino e Violoncelo.

Como pianista compôs as suas primeiras obras primas:- as Três Sonatas para Piano Op. 2 de 1794 a 1795, mostrando assim a sua forte personalidade...

Foi aos 26 anos que surgiram os primeiros sintomas de sua grande tragédia, sua surdez com a congestão dos centros auditivos internos, que lhe transtornou bastante seu espírito levando a grandes depressões que em seu testamento diz:-

- “Ó homens que me tendes em conta de rancoroso, insociável e misantropo, como vos enganais. Não conheceis as secretas razões que me forçam a parecer deste modo. Meu coração e meu ânimo sentiam-se desde a infância inclinados para o terno sentimento de carinho e sempre estive disposto a realizar generosas ações, porém considerai que , de seis anos a esta parte, vivo sujeito a triste enfermidade, agravada pela ignorância dos médicos.”

Consultou vários médicos, inclusive o médico da Corte de Viena. Fez curativos, usou cornetas acústicas, realizou balneoterapia, mudou de ares, mas seus ouvidos continuavam totalmente silenciosos e seu cérebro como gênio, em profunda crise até pensou em suicidar-se, conforme seu relato:-

- “Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, pelo receio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que a humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava!”

- No Testamento de Heilingenstadt

Nota do autor:-

Em 2 de Abril de 1800, a sua Sinfonia nº 1 em Dó maior, Op. 21 faz a sua estreia em Viena. Porém, no ano seguinte, confessa aos amigos que não está satisfeito com o que tinha composto até então, e que tinha decidido seguir um novo caminho. Em 1802, escreve o seu testamento, mais tarde revisto como O Testamento de Heilingenstadt, por ter sido escrito na localidade austríaca de Heilingenstadt, então subúrbio de Viena, dirigido aos seus dois irmãos vivos:- Kaspar Anton Carl van Beethoven (1774-1815) e Nicolaus Johann van Beethoven (1776-1848).

Finalmente, entre 1802 e 1804, começa a trilhar aquele novo caminho que ambiciona, com a apresentação de Sinfonia nº 3 em Mi bemol Maior, Op.55, intitulada de Eróica. Uma obra sem precedentes na história da música sinfônica, considerada o início do período Romântico, na Música Erudita.

Os anos seguintes à Eróica foram de extraordinária fertilidade criativa, e viram surgir numerosas obras-primas: a Sonata para Piano nº 21 em Dó maior, Op.53, intitulada de Waldstein, entre 1803 e 1804); a Sonata para Piano nº 23 em Fá menor, Op.57, intitulada de Appassionata, entre 1804 e 1805; o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, Op.58, em 1806; os Três Quartetos de Cordas, Op.59, intitulados de Razumovsky, em 1806; a Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op.60, também em 1806; o Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61, entre 1806 e 1807; a Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op.67, entre 1807 e 1808; a Sinfonia nº 6 em Fá maior, Op.68, intitulada de Pastoral, também entre 1807 e 1808; a Ópera Fidelio, Op.72, cuja versão definitiva data de 1814; e o Concerto para Piano nº 5 em Mi bemol Maior, Op.73, intitulado de Imperador, em 1809.

Ludwig escreveu ainda uma Abertura, música destinada a ilustrar uma peça teatral, uma tragédia em cinco actos de Goethe: Egmont. E muito se conta do encontro entre Johann Wolfgang von Goethe e Ludwig van Beethoven.

Com certeza amigos e amantes da música, e se puderem apreciar as obras deste gênio mesmo surdo pode compor algumas de suas obras mais dinâmicas e com certeza pela sua deficiência auditiva, a quem aprecia música percebe a violência dos sons mais elevados, mas as mais suaves nuances de violino ao fundo demonstrando a sua arte e com o piano em destaque, bem como o violoncelo, itens que bem conhecia e tinha afinidade desde criança...

Acredito que os músicos vibram ao tocar suas obras, como se fosse para que os menos privilegiados na audição possam sentir a vibração dos metais que fazem parte de uma sonorização como de uma batalha, uma verdadeira guerra de sons, mas tão bem controlados que cada instrumento pode ser ouvido no detalhe, pois nenhum deles suplanta mesmo o violino que bem suave mantém ao fundo e vem mostrando a sua arte de compor para todos os músicos ali presentes na Sinfonia...

Ame-se e ame a música romântica, pois nada é mais sublime e excitante que ouvir Ludwig Van Beethoven, que nos deixou órfãos de sua música em 26 de março de 1827 em Viena.

“Aplausos para suas Sinfonias!!! Assistir um Concerto com suas músicas, com certeza irá perceber cada instrumento pode ser ouvido mesmo que bem baixinho!!!”

nota do autor:- " AO OUVIR... AS BATIDAS DO TAMBOR... FECHE OS OLHOS E SINTA... O QUE COM CERTEZA ELE IMAGINAVA... POIS JAMAIS PODERIA OUVIR!!!"