TO BE OR NOT TO BE... MR. SHAKESPEARE... DO YOU KNOW???

– Ser ou não ser.. eis a questão...

Nascido em Stratford on Avon, em 23 de abril de 1564, William Shakespeare, foi um poeta e dramaturgo inglês, considerado o mais influente dramaturgo do mundo e chamado de o poeta nacional da Inglaterra...

Sua obra constam de 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos e diversos outros poemas de sua autoria.

Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo e são encenadas mais do que outros mais do que outro qualquer dramaturgo. Tendo sido as suas peças de teatro sempre revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Entre suas obras mais conhecidas constam do amor entre Romeu e Julieta, que se tornou a mais linda história de amor e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da Língua inglesa:- To be nor not to be:- that’s the question ( Ser ou não ser eis a questão)...

Segundo seus historiadores, casou-se com Anne Hathaway aos 18 anos e teve 3 filhos sendo Sussanna e os gêmeos Hmnet e Judith...

Entre 1585 e 1592, começou a sua carreira bem sucedida em Londres , como ator, escritor e um dos proprietários da Companhia de Teatro chamada Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men....

Acredita-se que tenha retornado a terra natal em 1613, tendo falecido três anos depois....

Restaram poucos registros de sua vida privada, existem muitas especulações quanto a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosoas e se algumas de suas obras que são atribuidas seriam realmente de sua autoria???

Shakespeare produziu as suas obras entre 1590 a 1613, sendo suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que o levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI....

A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.

Na sua ultima fase de sua vida, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos.

Diversas suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante a sua vida....

Em 1623, dois de seus antigos colegas de teatro publicaram o chamado First Folio, uma coletânea de suas obras dramáticas que incluiam todas as peças ( com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria...

Foi um dos poetas e dramaturgos mais respeitados em sua própria época, mas sua reputação só viria a ser reconhecido somente no século XIX ou seja 300 anos mais tarde, principalmente os românticos que aclamaram a sua genialidade e os vitorianos o idolatram como um herói, com uma reverência de George Bernard Shaw chamava de “bardolatria”.

No século XX, sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance.

Suas peças permanecem extremamente populares e até hoje em dia são estudados e encenadas e interpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos , pelo mundo todo....