minha vida de peão de trecho - Itaguaí... sonho brasileiro... projeto alemão... CSA

Itaguai – novos trabalhos e novos desafios...

Durante 4 anos trabalhei para uma empresa alemã, que nos contratou para inspeção na aquisição de material para sua Siderúrgica na baixada fluminense, em Itaguaí RJ, e assim por meses e meses fomos aquinhoados por trabalho árduo de viagens por vários municípios a busca de produto de qualidade, e assim inspecionando seus fornecedores em S. Paulo, Santo André, S. Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Preto, Campinas, Bebedouro e assim liberando tais produtos com a maior e melhor qualidade...

Assim nem esperava montá-los em plena Siderúrgica em Itaguaí, pois por acaso ao ter um contrato de vir a região fluminense e atuar como Consultor devido a trabalho de um Data Book, final que não fora executado, fomos contratados para tal fim e claro acabei conhecendo que tinha um velho amigo e parceiro que atuava como Diretor de Obras na empresa na qual trabalhara anos antes em S. Paulo, me convidou a atuar como Gerente da Qualidade no empreendimento da companhia alemã da qual fiz parte nas compras dos produtos que iriam ser montados nessa siderúrgica, e assim fui responsável para dar continuidade de acompanhar na montagem final de algo que já venho acompanhando a qualidade exigida e que de tal forma se tivéssemos falhado, seriamos os principais responsáveis de algo ter falhado, e foi um prazer enorme de ter tudo aprovado durante a montagem dos mesmos.

Falharam demais planejamentos, de importações provenientes que vieram com falhar a serem recuperados no Brasil e isso foi um problema de atraso maior e que não foram previstos, além da greve que ocorreu e com isso todo o efetivo teve que ser dobrado para cumprir o prazo exigido, e com multas contratuais, foram as minhas projeções comentadas em reuniões previas com o meu chefe maior que um atraso de mais de um ano seria o mínimo com tais impedimentos não previstos.

Vivendo todos os anos que tenho de trecho, não penso e nem sonho com prazos, mas vejo a realidade dos fatos de que somos responsáveis por nossos atos de planejar corretamente e conhecer todos os itens e as dificuldades de mão de obra regional e a carência de obrigações quanto a Segurança, Higiene do trabalho, Meio ambiente e até mesmo a responsabilidade social da empresa junto ao município em que se situa a empresa e o empreendimento.

Vivendo assim em cada obra, o mais próximo afim de descansar o maior tempo possível, pois nosso trabalho com certeza no afã de executar no tempo planejado temos que nos empenhar no mínimo uma média de 12 a 16 horas por dia, com descanso no máximo de 6 a 8 horas que realmente podemos tentar dormir pois é muito comum como chefe responsável acordar no meio da noite, com uma solução plausível para um problema ocorrido horas antes que não tínhamos uma solução naquele momento e quando dormimos continuamos trabalhando com o nosso cérebro sem que saibamos que temos isso como uma responsabilidade que fica martelando lá dentro de nosso cérebro buscando uma solução...

Somos como máquinas que nunca nos desligamos ficamos mantidos em stand by e aquela luz vermelha ou amarela acesa mantendo o mínimo de energia, mas latejando e continuar pensando numa solução possível e que no banho ou sonhando vem a resposta e como ARCHIMEDES... saímos correndo nu... do banho... gritando EUREKA... ou seja ACHEIIIIII

Assim somos nós chefes, supervisores, encarregados que temos que pensar na solução e não pensar em problema, pois somos bem pagos para pensar e agir no momento certo com a solução adequada para que tudo dê certo e que sejamos nós a pessoa certa, no local correto com a solução na mão...

Portanto faça o certo na primeira vez, pois se fazemos algo errado, teremos que refazer e isso nos prejudica a um atraso que poderemos perder o nosso lucro, e por isso antes de executar algo errado, pense e avalie se o método está correto e de acordo com o procedimento de execução, e com segurança, pois nem sempre somos atentos devido a pressa podemos não atender aos preceitos da segurança e falhar na prevenção e perdemos tempo com algum fato fortuito de um acidente comum com perda de tempo quando não um incidente não previsto por falta de atenção do envolvido...

Nunca se julgue suficiente capaz de executar sem um plano de como executar, pois boas ideias são aceitas e métodos são sempre benvindos, pois quanto maior a experiência do profissional ele raciocina com maior facilidade e sempre descobre um jeito mais fácil ou mais prático para executar o mesmo serviço com “macetes” e o faz em menor tempo e custo.

Se o aprendiz não aprendeu o instrutor não soube ensinar!!! Com certeza essa máxima é sempre repetida a todos encarregados, supervisores e até mesmo ao Gerente, pois somos todos responsáveis em dar apoio aos menos favorecidos e dar a eles treinamento e qualificação para que o trabalho a ser executado seja mais prático e de forma limpa e organizada, pois todos nós precisamos ser conscientes de que fazer é dom de quem aprendeu DE COMO FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ e nunca ficar fazendo tentativas para ver se vai dar certo...

Para isso são feitos treinamentos específicos e qualificações dos envolvidos nesse processo produtivo, que nem sempre é tão fácil e compreensível se por ventura for um novo processo produtivo, ou até mesmo com treinamento especifico pode ainda ter algumas dificuldades inerentes ao processo produtivo ou até mesmo por falta de qualificação do substituto que nem sempre foi devidamente treinado e por falta de alguém prático e treinado é colocado um aprendiz que pode pôr todo trabalho já executado perdido por um erro banal por falta de treinamento adequado.

Conselhos sempre são ótimos, mas atenção e treinamento a toda mão de obra envolvida se prima em que boas empresas sempre realizam um trabalho mil vezes, mas esses mesmos profissionais mesmo capacitados passam por uma reciclagem, pois vícios acabam acontecendo, e podem perder a sua capacidade de percepção que um ato involuntário pode danificar um produto por uma displicência que seja por um segundo numa produção seriada.

Parabéns a todos colaboradores que sempre se permutam entre algumas funções e assim podem substituir seu colega mais próximo numa linha de produção se tornando polivalente, em caso da falta do colega, pois costuma-se ter folgas obrigatórias devido o nascimento do filho do ausente, ou falta por doença e assim por diante, poderemos ter dificuldade de substituição imediata a não ser que o profissional próximo bem treinado o faça com a mesma facilidade do dono do posto de trabalho faria sem prejuízo do tempo padrão estimado x executado.

Como já trabalhei com Organização e Métodos descrevendo todas as tarefas da empresa durante o meu treinamento para gerenciar uma filial da empresa em outra cidade, tive que fazer todas as funções, até da telefonista num painel de fios entrelaçados em 1972, e transcrever todos os macetes por escrito num manual do profissional a ser telefonista, e o teste foi numa noite em que eu e o diretor ficamos além da hora na reunião, e ele me pediu para informar a sua esposa que eu fosse a telefonista e usasse o telefone e a mesa e interligasse ele a sua esposa, para que ele pudesse informar a ela que nos dois iríamos jantar e ele chegaria tarde a casa dele...

E se a chave fica na posição intermediaria você escuta o que o interlocutor está falando com a outra pessoa, e eu deixei no meio e ele percebeu e deu a bronca... aprendeu até a bisbilhotar a conversa alheia????

Assim aprendemos o certo e o errado, pois fique atento que hoje a justiça tem escuta em todos grampos telefônicos para saber os segredos trocados, mas em nossa época dos antigos telefones a telefonista sabia de muitos segredos entre seus funcionários mais irresponsáveis com suas amantes e seus encontros fortuitos e com isso quando de uma promoção o diretor só perguntava quem era o melhor profissional a ser promovido a telefonista que com certeza sabia de todos os segredos pessoais e assim poderia indicar o mais honesto ou optar pelo mais promiscuo, ou até mesmo pelo mais inocente, de acordo com a área o diretor até promovia o mais promiscuo para Vendas, o mais inocente para o departamento médico, e o mais honesto para o setor financeiro...

Cada qual em seu cada qual como diríamos entre nós peões de trecho que sabemos e compreendemos , mas nem sempre aceitamos tais promoções pois nem sempre os melhores são promovidos, mas os puxa-sacos ou baba ovos... como chamamos no trecho são os que Chefes ou supervisores que não convivem com todos os colaboradores e nem conhecem bem seus funcionários acabam errando e dando promoções a incompetentes e causam perdas enormes nas empresas que acabam falindo e o diretor jamais percebe que o erro foi por ter falhado com as suas escolhas indevidas por falta de acompanhamento diário em sua empresa, mesmo que uma visita esporádica perceberá quem trabalha e quem não trabalha dentro de uma empresa e isso faz a diferença entre UM BOM PROFISSIONAL e um MAU COLABORADOR... que na nossa linguagem trecheira... se diz NÓ CEGO... que dá NÓ ATÉ EM PINGO DÁGUA...ANTES DA GOTA CAIR NO CHÃO...

Nota do autor :- Nesse projeto convivi com a sua gestação, durante 4 anos efetuando a inspeção das aquisições e posteriormente fui convidado para participar de sua montagem pelo grande amigo Eng. Sergio Resende e ao Eng. Franciso ("Chicão") dos tempos da CBI, e como o mundo é pequeno... e as pedras se encontram... foi um prazer conviver de novo com velhos amigos... mas assim é o trecho jamais podemos dizer que dessa água não beberei... pois a fonte com certeza nesse Brasil... é a mesma... meus sinceros agradecimentos a ambos que com certeza vivem nas obras desse nosso Brasil!!!