MINHA VIDA PELO TRECHO.... JAPÃO A TERRA DOS MEUS AVÓS...

Palestra a pedido de um filho de empregado na escola de primeiro grau

Durante a minha estada em Canoas e a serviço da Complexo Petroquímico do Sul, hoje de capital privado, estive lotado pela nossa empresa e por dois anos trabalhando na região sul, pude amealhar conhecimentos técnicos e acabei sendo convidado pelo funcionário que era pai de uma menina que na escola teria que fazer um trabalho de apresentação de Japão atual, em 1986...

Sou neto de japoneses provenientes da ilha de Kyushu ao sul do Japão, e que chegaram em 1910 no navio Assano Maru, e foram trabalhar na região de Ituverava e posteriormente se mudaram para Alvares Machado onde um primo do meu avô tinha bons conhecimentos e poderia ajudá-lo a ganhar mais e poder obter dinheiro para comprar algum terreno... e assim ficar pelo Brasil ...

Foram muitos anos de sofrimento, mas foram amealhando aos poucos sua poupança até poderem comprar um terreno e começarem a sobreviver a duras penas em seu próprio terreno plantando e colhendo, café, milho, algodão, feijão e arroz...

Enfim se tornaram agricultores experientes e cresceram aos poucos até chegarem a ser donos e 400 alqueires de terra produtiva na região da Alta Sorocabana... próxima a Presidente Prudente, no município de Martinópolis... no estado de São Paulo...

Amigos que possam me perdoar pelos detalhes, mas somos simples, mas podemos tudo quando queremos, e assim a professora sabendo que eu iria participar desse trabalho de classe para falar para 30 alunos, pediu para as professoras liberarem seus alunos para a palestra das 9 horas até as 11 horas e liberarem as 12 horas...

Foi interessante pois eu mesmo conhecia o Japão pelo que me contaram, mas os detalhes estatísticos e o crescimento industrial jamais tinha lido algo tão rico em detalhes para explanar sobre o Japão, e claro necessitando de ter base no que falar tive que buscar junto ao Consulado do Japão no Brasil com amigos do meu pai que fora o tradutor e trabalhou nesse consulado desde 1958 até 1970...

Chegando a escola preparado para tal palestra trouxe mais de 40 peines sobre cada região e fotos das belezas do Japão, com inclusive o trem bala que havia sido inaugurado em 1964 e percorria entre as cidades maiores parando e com uma velocidade espantosa...

Nota do autor:- O Shinkansen é a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, operada pela companhia privada (Japan RailwaysGroup) conhecida como JR.

Desde que a linha inicial Tōkaidō Shinkansen abriu em 1964, a rede expandiu-se para ligar a maior parte das cidades das ilhas de Honshu e Kyushu com velocidades até 300 km/h, num território habitualmente fustigado por terramotos e tufões. As velocidades máximas atingidas em viagens experimentais foram de 443 km/h em carris(trilhos) convencionais e de até 580 km/h em linhas maglev.

A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos"; no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.

Ao contrário de linhas mais antigas, o Shinkansen usa a bitola padrão, e usa túneis e viadutos para atravessar obstáculos em vez de os contornar.

Foram as duas horas mais interessantes que pude divulgar sobre a terra dos meus avós e não me arrependo jamais de ter estudado sobre o Japão, que é um país insular com 6852 ilhas, cujas as quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, que tem o tamanho de 385780 km quadrados , equivalente ao tamanho do Rio Grande do Sul mais o estado de Santa Catarina e é atualmente a segunda riqueza do mundo após ter sido dizimada e destruída pela segunda guerra mundial com duas bombas atômicas que mataram mais de 350 mil habitantes e continua matando seus habitantes por doenças contraídas geneticamente pelos ainda remanescentes dos descentes de que estavam ali no momento da explosão das duas bombas atômicas, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki...

Sei que tais conhecimentos não interessa tanto aos leitores que com certeza não gostariam de lembrar de coisas tristes, mas de momentos alegres e felizes que podemos compartilhar com os demais que hoje vivem por lá , pois temos hoje no Japão mais de 300000 brasileiros, filhos, netos, bisnetos de japoneses daqui e muitos brasileiros que foram trabalhar por algum tempo e se casaram com japonesas e tem filhos e obtiveram a cidadania japonesa, e se tornaram cidadães japoneses que até jogam nos times japoneses no futebol que se compete por lá atualmente...

Fora as piadas hilárias dos brasileiros ao japoneses falando do falo, menor e com isso fazendo troças de que enquanto um negro é bem dotado nossos patrícios são menos dotados e dizemos em compensação... MELHOR UM PEQUENO ESPERTO...DO QUE UM GRANDE BOBÃO!!!!