MINHA VIDA DE PEÃO... NA AMAZÔNIA... POLO ARARA...

Urucu – floresta amazônica...

Chegada em Manaus despois de 5 horas de voo, mas com duas horas e diferença para menos dá a impressão de que ganhamos 2 horas nesse voo, mas na volta defasa em mais 2 horas a mais, no retorno de Manaus a São Paulo.

Tinha uma ordem de assim que chegasse caso não tivesse ninguém à minha espera, bastava dar o endereço da sede da empresa na Praça Principal da cidade, que seria de conhecimento de todos os taxistas...

Ao tomar o taxi o condutor muito social me pergunta:-

- E a primeira vez que o Senhor vem a Manaus???

- Sim é a minha primeira vez!!!

- Vai gostar daqui e vai voltar de novo, com certeza!!!

- Espero...

- O Sr. é engenheiro???

- Sim, porque a pergunta???

- O meu sonho era estudar, mas Deus não me deu essa chance, mas espero que o meu filho possa vir a ser engenheiro como o Sr.

Enfim essa conversa, em minhas viagens sempre surgem e tudo a culpa é de Deus, ou que os pais não tinham posses, mas aí está alguém que se formou e se tornou Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o Juiz Joaquim Barbosa, filho de empregada doméstica e um pedreiro e sem cotas chegou graças ao seu esforço próprio de determinação e garra, além de falar 8 línguas estrangeiras inclusive o português sua língua nativa...

Assim ao chegar à sede da empresa, todos já estavam me esperando para irem almoçar do outro lado da praça.

Foi deixar a mala no escritório e correr para o almoço pois a chuva chegou exatamente no horário previsto 12 horas, e como dizem que o encontro é antes da chuva ou depois da chuva...

Pediram desculpas por não irem ao aeroporto me buscar, mas que com certeza pela minha vida pelo trecho a gente não se aperta e vai numa boa de carona se não tiver dinheiro, ou até a pé se a distância for curta, mas o aeroporto de Manaus fica bem distante da cidade algo em torno de 25 km até o centro de cidade...

Almoçamos a comida típica da região com muito peixe e galinha, pois gado é mais raro e bem mais caro e em restaurante “self service” de vez em quando tem um bife de boi ou de vaca, e de porco quase sempre na feijoada que também é bem comum na região, por serem muitos provenientes ou do sul do país ou do nordeste, pois o povo realmente da região é mais índio do que tipicamente manauara como são chamados daí a preferência aos peixes como sua comida favorita...

Ao chegar são obrigatórios tomar algumas vacinas que tomei aqui antes de viajar para a região como febre amarela, hepatite, tétano entre outras e apresentar a marca das mesmas e o cartão do posto de saúde e devidamente carimbado...

É a norma obriga que se espere 10 a 15 dias para que a vacina faça o efeito e poder viajar e adentrar nas matas, caso contrário fica à disposição da empresa sem poder viajar para Urucu, polo de gás onde 74 poços abertos, a própria empresa petrolífera não faz uso mais que 4 poços pois tais produtos ainda são tão baratos e sua obtenção e a logística para levar para ao ponto de utilização ainda estão a mercê de nova proposta do governo em encaminhar o gás por dutos pois por navios não seria viável e tal preço do gás triplicaria o valor do produto obtido em condições normais ou importados da Bolívia...

O interessante foi de ir morar onde não há televisão e rádio e conforme as informações de que é uma região inóspita que todos brincam que ali Judas perdeu as meias pois as botas ele perdeu bem antes... e a civilização não tem a ideia de onde estamos enfurnados... ou seja 400 km em direção a sudoeste de Manaus com direção a Porto Velho no Acre...

E assim fatos bem inusitados aconteceram durante o meu período de 7 meses que por lá trabalhei e tinha um acordo de 7 dias de folga por mês para voltar e visitar a família, mas ficou impossível pois estava sem um beque na minha ausência e assim fiquei por 7 meses só vindo ao sul em caso de reuniões para teste de soldadores, mas ao voltar sempre tinham problemas que somente eu poderia resolver e ou liberar o equipamento ou reprovar todo serviço de estaqueamento para as bases dos tanques da empresa de petróleo e Gás...

Das 10 mulheres que foram trabalhas 9 delas voltaram grávidas sem saber quem era o pai da criança de tal forma pois imaginem 1600 homens sem companhia das esposas e com a chance de ter algumas mulheres que até uma delas que todos diziam no começo da obra... ela e feinha... ela é a 1001 ou seja tem dois dentes somente e uma falha de dois dentes entre eles... mas um mês depois... até que não é feia... três meses depois... ELA É LINDA... VOU ME CASAR COM ELA...

Assim todas fizeram tanto sucesso, como na Serra Pelada, por lá era ela pelada e quantos não foram seus jovens, velhos e assim se engravidaram e voltaram prenhas em nove meses e meio e tivemos que substitui-las, pois não poderiam parir dentro da mata amazônica no método indígena de cócoras que é o normal na região, pois por lá ainda não existe tal medicina moderna de fazer uma cessaria, somente nas cidades de Coari, Tefé ou Manaus...

Somente uma delas estava com seu marido e foi o único casal que permaneceram pela obra do começo ao fim, mas o marido pegou uma hepatite e que complicou com a febre amarela e o mesmo conseguiu uma passagem e saiu da obra sem a autorização do médico e só soubemos quando ele se acidentou na rodovia que liga de Rio de Janeiro a Juiz de Fora onde residia seus pais...

Deu um problema enorme, pois quando isso ocorre a responsabilidade é mútua da empresa contratada e da contratante, e além do mais é proibido o álcool de qualquer maneira e daí o povo improvisava com o álcool roubado da enfermaria e fabricavam uma bebida que chamavam de MOLINHO... que ao beber o peão ficava molinho... molinho... e ninguém conseguia segurá-lo ...

Acredito que na falta de piscina todos iam se banhar no rio Urucu que de vez em quando ou levava alguém ou morria e desaparecia pois é muito comum por lá as sucuri que chamam de Anaconda por engolir um ser humano inteiro...

Perdemos alguns que faleceram em acidentes pessoais pois ao cobrar as proteções os mesmos alegam que dificulta seu serviço, mas quando o acidente ocorre ou amputa os dedos, ou um corte na femoral é fatal e tivemos um caso que ao o mesmo recuar com a moto- serra para cortar ele cortou a roupa e chegou a cortar a femoral e até o osso aparecendo e o colocamos no helicóptero que levou cerca de 20 minutos até o hospital mas nosso profissional chegou lá sem vida...

Tais mortes não são divulgadas, pois sem tais acidentes já seria muito difícil levar funcionários para tal região, imagine que se ocorre um acidente com certeza os demais ficam preocupados e no primeiro retorno as suas famílias preferem pedir demissão e não voltar mais ao trabalho ingrato em uma região tão difícil acesso, pois somos heróis de estar por lá tentando melhorar esse país que tanto amamos...

Certo dia voando de Manaus a base de Coari, nosso piloto disse em Frances:-

- J’avoir une probleme!!!* (pois o piloto e o avião era da Guiana Francesa e operava na região sem autorização da ANAC ou era verificado com DAC sua manutenção)

*-Ou:- Eu tenho um problema!!!

E ao observar o lado externo vejo o motor do lado direito da aeronave parado e voando normalmente...

Um dos meus parceiros era médico da empresa contratante, e outro nosso auditor que veio especialmente de S. Paulo para uma Auditoria do Controle da Qualidade, que ficou apavorado... e eu para acalmá-lo e a todos perguntei:-

- Alguém tem peruzinho morto por aqui???

- Qual é japa... todo mundo tá aqui com o peru vivinho da silva!!!!

- Então pessoal fiquem tranquilos, pois só o peru morre de véspera, não é???

Retornamos e descemos no Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de Manaus, mas fomos para o hangar da empresa enquanto aguardávamos os mecânicos conseguirem fazer o motor a funcionar e entramos todos no mesmo avião e voamos até Coari, falhando e todos preocupados se cai ou não cai...

Quando descemos em Coari o copiloto foi conferir o vazamento do motor e comentei ao médico para saber o seu nome e função , pois iria efetuar uma queixa a Contratante ou Contratada, pois éramos 51 passageiros e 3 tripulantes (piloto, copiloto e a aeromoça)... não tão moça, mas uma aerocoroa que me elogiou a minha brincadeira na hora do desespero de todos passageiros, afinal estávamos a mais de 500 metros de altura e somente com um motor funcionando na aeronave que é um Dasher da Boeing que anda bem com um motor somente mas se esse der problema... daí adeus mundo cruel...

Segui viagem até Urucu por não ter outra opção, mas lá chegando liguei para o DAC de Manaus sobre o ocorrido, e com a ex minha secretária que estava trabalhando em Brasília para saber o telefone do responsável da ANAC que coordena todo o processo de aviação civil e ou de transporte aéreo em todo Brasil e comanda o SINDACTA...

E ao falar com o responsável simplesmente perguntei se ele sabia de algo que tinha acontecido em Manaus com o voo de tal hora de Manaus a Coari da empresa da Guiana Francesa, mas com a voz embargada como se fosse o nosso presidente na época que era o FHC... e desliguei o telefone...

Naturalmente ele como substituto do major responsável naquele momento ligou para Manaus e tomou as providências de recolher o avião irregular e expulsar do Brasil e quando os pilotos da FAB estiveram sediados por duas noites em Urucu para um treinamento me perguntaram quem tirou aqueles franceses do Brasil que faziam voos quase de graça pois o preço das outras empresas como a Pantanal para o mesmo destino era de R$ 200,00 por pessoa eles faziam por R$ 80,00 por pessoa...

Com um avião sem a devida verificação e ou liberação do DAC e da ANAC, de tal forma que fiquei mais tranquilo pois depois desse sufoco e com provas de que não tínhamos somente pessoas da minha empresa mas um médico a bordo da própria Contratante...

Assim amigos passei a ser “persona non grata” aos Contratantes, mas bastante respeitado pelos meus subalternos pois não tinha medo das consequências que poderia acontecer pois estava zelando pela vida dos meus funcionários da empresa que não voamos de graça mas estávamos pagando com risco de não chegar ao destino que em que teríamos que chegar para trabalhar por mais 51 dias para depois ter o direito de visita a família... e não como teriam me prometido de que a cada mês eu teria a minha folga... de 7 dias... e jamais me permitiram!!!

Acredito que fiz como Engenheiro de Segurança, Higiene no Trabalho e Meio Ambiente, estava na minha obrigação de zelar por todos meus comandados...

Nessa região se caso você cair terá que aprender a sobreviver na floresta e ter paciência pois se o resgate não chegar a tempo caso esteja ferido será abandonado a própria sorte, pois a floresta é muito densa e a copa das árvores escondem pequenas aeronaves que caem na região e os mateiros encontram cadáveres de 10 a 20 anos passados desaparecidos nessa floresta...

Nossa vida de trecho tem momentos lúdicos, mas iguais a este eu prefiro não tê-los novamente, nem aqui e nem na Croácia, como mataram recentemente tantas pessoas inocentes treinando tiro ao alvo com equipamento míssil que segue o calor daí não há quem erre o alvo para atirar assim até um cego acerta o alvo...