SEGUINDO O MEU CAMINHO COMO PEÃO ... RUMO AO SUL...

Viajando para o sul a busca de novos desafios... CSA

Ao conhecer a obra, jamais pensei que estava atuando há mais 4 anos liberando equipamentos e materiais para tal empreendimento, pois atuava como inspetor dos equipamentos sendo adquiridos pela empresa a construção de sua Siderúrgica em Itaguaí RJ.

Ao chegar na empresa prestadora de serviços, fui orientado para que apoiasse o meu coordenador, pois esse já estava a mais tempo no empreendimento e que a minha atribuição seria apenas gerenciar tais serviços de montagem de equipamentos e testes específicos dos mesmos durante a execução da obra...

Encontrei alguns amigos com quem já tinha trabalhado na obra da Siderúrgica de Tubarão, pois eram os meus colegas lá e agora eram os meus fiscais pela contratada, e naturalmente já os conhecendo seria obvio que teria melhor apoio com eles, mas não mais facilidades, pois amizade a parte a técnica sempre deve ser respeitada, pois nada é mais pernicioso do que achar que por amizade possamos “by passar” algo que demonstre fragilidade ou técnica mal aplicada ou método inadequado aplicado ao processo.

Vivemos assim por 2 anos um trabalho agora de montagem dos materiais que liberamos anteriormente em fornecedores, como se um filho nosso que nós acompanhamos no nascedouro e agora cresce e desenvolve aos nossos olhos tornando-se uma fábrica de forma que fizemos a nossa parte corretamente e com isso não há dúvida alguma que o material está correto e adequado ao uso e a montagem será bem mais fácil sem erros de origem que é muito comum em produtos não bem especificados ou mal projetados e indevidamente mau inspecionados.

Acredito que fizemos a nossa parte tão bem no início que temos a certeza do dever cumprido na primeira parte desse nosso trabalho que a continuidade será bem mais fácil e que teremos poucas surpresas desagradáveis...

A nossa empresa passou por problemas como greve durante mais de 2 meses com profissionais que não acataram as propostas salariais previstas e de tal forma que mais de 1200 empregados simplesmente sem executar suas funções e de tal forma que o prejuízo em dias iria ampliar os prazos de entrega e atrasos iriam ocorrer com prejuízo de multas contra a empresa...

Tanto que tais profissionais unidos foram contaminando as demais empresas dentro do canteiro em que outras empresas também se juntaram e propriamente os ônibus chegavam a obra e iam para o canteiros descarregar, mas saiam vazios e assim nenhum profissional não poderia ser punido pois estavam em seu posto de trabalho com seus cartões de ponto batidos, mas nenhum dos profissionais e colaboradores não atuavam e isto em prejuízo dos prazos de entrega...

Ciente de que não teríamos sucesso tentando menosprezar seus pleitos tentamos participar como mediadores entre as empresas e os demais profissionais, mas orientados pelos seus sindicatos, não foi possível obter retorno ao serviço de profissionais e colaboradores...

Aprendi que contra força humana não há argumento que sobrepuja o dever e o desejo de poucos pois nós chefes tentamos para que nosso direito e deveres sejam respeitados, mas nem sempre demitir profissionais nesse momento possa ser a solução, pois novos entram mas se bandeiam para os grevistas e de nada adianta achar que os maus estejam entre os bons, pois sempre que existe tais greves os verdadeiros líderes se misturam entre outros inocentes, e muitas vezes são os inocentes dispensados e os verdadeiros lideres continuam na empresa muito bem camuflados...

Somos eternamente aprendizes neste campo de experiência que jamais tempos de experiência seja a única bagagem, pois o aprendizado vem com o tempo de vivência e de participação junto a todos, pois se ficarmos chefe, jamais saberemos o que pensa o nosso colaborador...

Festas que sempre são comuns são em tempo de obras, são o aniversário em que as empresas fazem uma única festa no refeitório para o aniversariantes do mês e isso faz parte de nossas integrações entre seus chefes e subordinados, onde foram canceladas nessa fase da greve piorando a relação entre chefes, supervisores e profissionais em geral...

Apesar de que fui um elemento neutro nas negociações sempre que pude dei meu parecer a todos os envolvidos, sejam funcionários em geral ou aos meus chefes que a nossa atuação como mediadores era meramente de interesse da empresa, pois de nava adiantava os pleitos por nos encaminhados a Chefia, pois eram simplesmente ignorados e a greve continuava...

Foram exatamente 2 meses de parada total na empresa, com a empresa achando que os profissionais na época do pagamento voltariam a trabalhar, e seus depósitos eram postergados, mas isso aumentava a inquietação e a ameaça de danos ao patrimônio acabam chegando as chefias e atenuaram de tal forma de pagarem os salários e tentarem junto ao Ministério tornar a greve ilegal...

Com voto vencido junto ao Ministério de Trabalho, a empresa houve por bem ceder alguns dos itens como melhoria nos alojamentos que fui eu mesmo interlocutor dos pleitos bem antes da greve com aviso de que durante as chuvas o alojamento ficava inundado com os esgotos da região próxima de casas e do próprio alojamento pois tudo ficava ao lado da rodovia que era 1,20 m mais alto que toda a área em construção, não dando vazão a toda água da chuva...

Tudo isso informado com antecedência ao nosso Coordenador geral de nada adiantou o aviso prévio que era um pleito barato de adquirir equipamentos para com bombas sapo retirar toda água das chuvas que invadiam os quartos dos alojamentos, que em dias de chuvas prolongadas com certeza era um fato...

Somos interlocutores entre o peão e a direção da empresa, mas nem sempre somos ouvidos pois nos consideram que nós somos mentores e capazes de iludi-los e prometer que em breve poderemos sanar tais fatos relevantes e ir protelando tais medidas corretivas simples que custam barato, bem menos que um dia de parada de 1200 homens horas de trabalho...

Acredito que foram várias vezes que interpelei meu chefe informando de que a greve viria acontecer, mas não me ouviram e nem me deram atenção, pois o movimento era certo de que eles estavam se unindo e em colóquio com representantes do Sindicatos dos trabalhadores civis estavam se munindo de provas contundentes para ganhar a causa em caso junto a Justiça de que a greve era legal...

Foi assim que todos eles venceram e a empresa teve que assumir os prejuízos além de cumprir os prazos já exíguos para finalizar no prazo, e somente foram perdoados das multas contratuais pois os materiais recebidos detectados por nós pelo ultrassom não eram bons e teriam que ser recuperados por soldagem e isto dispenderia 2000 kg de eletrodos para sanar tais desvios de qualidade de um produto sem a devida qualidade que com certeza proveniente de importação do produto do fornecedor poderia ser detectado na fonte e ser corrigido na fonte, mas com a correção “in loco”, foram mais seis meses de trabalho... postergando assim a data de entrega do empreendimento...

SEJA PARCEIRO DE CADA COLABORADOR, POIS ASSIM EVITA TAIS GREVES... E PREJUIZOS PARA SUA EMPRESA, POIS A SOBERBA OU ORGULHO DE UM DIPLOMA NÃO LEVA A LUGAR ALGUM... VIDE AGORA OS DIRETORES ENVOLVIDOS NESSE LAVA JATO... E ATE SENADOR... NEM DEUScidio AMAR A Lulla SALVA MAIS ESTES CORRUPTOS.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK