MINHA VIDA DE PEÃO DE TRECHO - ARACRUZ - ES

Chegando em Aracruz – em novo desafio...

Após algum tempo, já na lida novamente, viajando para terras já bem conhecidas, pois 4 anos vivendo em Vitória ES, já tinha certeza dos meus amigos e parceiros com quem vivi mais de 1000 dias e noites, a gente se sente mais confiante em novos desafios e com certeza de que amigos verdadeiros ficarão felizes em revê-lo ... de volta as origens...

Assim quando retorno, naturalmente vou visitá-los avisando que estou de novo na praça, e com certeza estarei a trabalho numa cidade vizinha, e com certeza nos fins de semana estarei de visita para matar as saudades, pois o bom peão de trecho sempre faz novos amigos, mas os velhos amigos serão sempre verdadeiros parceiros em que somos verdadeiros irmãos para dividir prazeres e também dificuldades e assim viver todo tempo como verdadeiros parceiros...

Acredite que voltei por indicação de amigos, e quando chego ao destino qual não é a minha surpresa e rever um grande amigo à minha espera para que pudéssemos voltar aos velhos tempos e trabalhar de novo juntos, e com uma tarefa numa empresa de Papel e Celulose, onde atuamos como Prestadores de Serviços.

A empresa na qual trabalho nos manteve sem muitas mordomias, pois o custo envolvido para tal execução fora bastante minimizados para ganharmos a concorrência pois o preço total do empreendimento foi quase 50% mais barato do que o outro participante e isso nos impediu de termos folga em nosso projeto, mas devido a nossa competência, cumprimos com a nossa capacidade técnica e com apoio de profissionais capacitados e com grande experiência em trabalhos com serviços em grandes alturas, e sem tanta preocupação e exigências, mas com todo cuidado por cada profissional e não tivemos nenhum incidente e nem algum acidente de gravidade, pois tantos são os problemas geralmente em empresas que atuam no mercado com profissionais inexperientes que causam danos aos equipamentos ou não tem atenção adequada aos preceitos de segurança e acabam se acidentando e causando uma parada na obra ou até mesmo o impedimento de continuidade da empresa em atuar no projeto, pois acidentes fortuitos ocorrem, mas a avaliação da auditoria nem sempre é favorável a empresa por um condição insegura, e de tal forma se houver negligência ou falha de seus Supervisores ou Chefia, tal falha pode custar o cancelamento do Contrato simplesmente e nova empresa se convidada para finalizar tal empreendimento.

Se analisarem os prós e contras , nem sempre temos a certeza de que foi ou não um ato inseguro ou condição insegura, a empresa será punida pela negligência do Técnico ou Engenheiro de Segurança que tem coma o atribuição de verificar tais condições de segurança e ou treinamento dos envolvidos, pois de tal forma que se tudo isso for cumprido com certeza a empresa está inocente em qualquer acidente ou incidente, mas isso nem sempre ocorre e após tais acidentes, surgem documentos estranhos com cursos efetuados, mas que o assunto pertinente acrescidos nos espaços vazios provam que tais cursos não foram realmente efetuados.

Acredite se quiser a voz do peão nunca vale como prova, pois sempre a corda quebra com certeza do lado mais fraco, e nessa somos nós que pagamos a conta...

Por anos a fio, venho vivendo a vida de trecho, anoto casos em que foram detectados falhas de ambas as partes, e danos materiais foram causados, e vidas foram perdidas e nós fomos coniventes por medo de perder o emprego e como testemunhas arroladas nessas auditorias e de forma que se falássemos a verdade poderíamos ser demitidos, e isso nos torna covardes, e sem forças para vencer a força ou a conjuntura de que um interesse escuso faz parte de acordos comerciais em que multas são especificadas que cada acidente ocorrido pode trazer multas pesadas as empresas envolvidas, e se faz com que nunca sejam realmente consideradas pequenos acidentes que ocorrem como risco que devem ser eliminados, pois a cada 3000 incidentes de pequena monta, poderá ocorrer um acidente grave com perdas de vida e isto não é mera coincidência mas um fato consumado e estatisticamente comprovado.

Portanto como bom peão de trecho e responsável por vidas humanas, cada dia é um novo dia e cada noite é um descanso após 8 horas ou mais horas de trabalho exaustivo e um descanso merecido que devemos aproveitar e não curtir um prazer de noites inteiras num bordel mais próximo da obra e no dia seguinte ainda esgotado pelo trabalho anterior e a noite passada em prazeres, com certeza um acidente por falta de atenção é quase certeza de que poderá acontecer ...

Hoje aqui participando momentos de leitura a quem queira aprender que fazer um bom trabalho com segurança e ter toda a atenção ao trabalho em questão é o princípio básico, e como supervisor caso notando cansaço ou noite mal dormida do profissional, deve retirá-lo do serviço e mandar ir descansar, pois com certeza será um profissional a menos, mas um acidente a ser evitado, pois a atenção do mesmo será nula em relação aos demais não apenas causar um acidente fatal a si mesmo ou causar danos a outros por falta de atenção com os demais...

"HOMENAGEM AO PARCEIRO DR. PACHECO - ENGENHEIRO MESMO COM SUA GOTA, MAS JAMAIS DEIXOU DE NOS ORIENTAR A CADA PASSO DO PROJETO E FIZEMOS UMA MONTAGEM DE UM VASO DE MATERIAL ESPECIAL EM 45 DIAS, EFETUANDO UMA PRE-MONTAGEM DE 3 ANEIS NO PISO E ENCAMINHANDO POR GUINDASTES PARA A POSIÇÃO DO VASO COM APENAS 5 SOLDAS CIRCUNFERENCIAIS UM VASO DE 60 METROS DE ALTURA"

" VIVE-SE APENAS UMA VEZ... SE O FIZERES BEM... SERÁ O SUFICIENTE!!!" COM CERTEZA... FRANZ KAFKA TINHA PLENA RAZÃO