minha vida.... meus heróis verdadeiros

Nossos lavradores... pequenos, médios e grandes ...produtores de café???

Com certeza quem vive nas metrópoles, jamais viram como se planta o café... pois jamais tiveram a curiosidade desse produto que dá um prazer maravilhoso para sorver ele quente feito na hora pelos nossos baristas, se os posso chamar assim pois são os que melhor preparam um café no tradicional “coador de pano” ...

Vamos a história de quem pela primeira vez percebeu que as cabras comiam o fruto adocicado no próprio pé, que provou com certeza adorou chupar tais grãos de café como se fosse uma uva pois a sua casca ao avermelhar está amadurecendo e torna saborosa pela frutose e claro tudo isso faz parte da cultura popular... que ao colher o café... o deixa secar... e posteriormente com a as mesmas secas são beneficiadas em equipamentos que separam a casca de seu fruto e assim temos vários tipos de grão de café, dentre os quais vamos considerar os grãos maiores aos menores, sendo que os maiores não tem tanto sabor quanto aos menores, e assim há quem prefira o mais graúdo pois o paladar é mais suave, mas o mais saboroso é o moca ou moquinha...

Temos apenas o usufruto do café no Brasil, o resto da cultura ou a sobra, pois o melhor é exportado para os demais países onde o café é um produto muito caro e onde um francês paga cerca de R$ 30,00 por uma xicara média de café brasileiro ou colombiano...

Mas talvez o mais interessante é como se planta o café... tais grãos sem serem beneficiados e secos naturalmente se tornam as sementes que serão plantados em viveiros sob geralmente num local sombreado e úmido, de preferência entre as matas ciliares onde a vegetação e a umidade os mantém todo tempo durante sua gestação vamos assim dizer para que o café nasça e cresça nesse viveiro como as plantas que apreciamos que são os frutos e a maioria deles são feitos da mesma forma e de tal forma que ao terem suas primeiras folhas tenras e seus novos brotos está no tempo de replantá-las nas covas profundas a distância de 2 metros para cada pé de café que ao crescem suas folhagens alcançam em média mais de 3 metros de altura e um diâmetro de 1 metro a 1,50 m dependendo do terreno adequado para tais plantações e são feitas em curva de níveis onde se mantém a água da chuva para mais tempo, pois suas raízes percorrem no sentido lateral mais do que na sua profundidade em que outras plantas mais frondosas buscam sua água em locais mais profundos e assim se considera que a altura que elas tem são proporcionais a profundidade que as mesmas buscam com suas raízes o seu sustento...

Tais covas devem ter pelo menos a profundidade de 30 centímetros e uma largura de 20 por 40 cm e onde durante sua fase de crescimento as suas folhas precisam de total proteção dos raios solares e devem ser protegidos pois assim se desenvolvem e quando começarem a chegar a borda das covas as mesmas podem ser desprotegidas e seus galhos já estão bem formados e com cerca de 4 meses de idade...

Quem convive nessa vida de plantadores de café aprendem a não ter pressa, pois a primeira colheita é fraca e vem depois de 3 anos de espera... somente a 5 anos devem estar produzindo um bom café e seu tamanho em altura já está aproximadamente a metade de quem vai crescer o máximo durante seu desenvolvimento e assim aos 10 anos terá crescido a sua média de 2,50 a 3,0 metros de altura dificultando a sua colheita para tais equipamentos de colheitadeiras e se faz de forma manual na maioria dos cafezais inclusive usando-se escadas devido sua altura, pois as suas folhas devem ser mantidas para a próxima colheita seja profícua... assim como lavrador, e plantador de café, que tantos apreciam e gostariam de ver como tais produtores no Brasil em 1950 tiveram que queimar milhões de toneladas para manter seu preço e poder exportar, devido na época terem produzido e se mantivesse tal exportação maciça, o preço ficaria irrisório e de tal forma que tal queima deixou milhões de lavradores pessimistas e começaram a mudar de profissão, tornando pecuaristas, não mais se interessando em plantar e colher o café...

Além de em 1965 o governo incentivou pagando cinquenta centavos por pé, para arrancar bilhões de pés de café devido uma tal ferrugem que era uma praga nas folhas e além das geadas que são verdadeiras pragas que queimam suas folhas que de tal forma como exemplificamos que a colheita manual tem que ser apenas os frutos e não as folhas para que na próxima florada seja de forma profícua, para que a produção dos grãos seja maior e os frutos durante tal crescimento e maturação sejam muito bem protegidas pelas folhas tais como suas mães com seus filhos que os protege de todos os males provenientes do mundo externo... assim são as folhas aos seus frutos e a polinização também das flores são importantes tanto pelo vento como pelos insetos e abelhas que nessa temporada quando melhor a polinização maior a quantidade de frutos e de tal forma que com certeza a colheita será promissora... pena que sempre se promissora for e não houver tal exportação, com certeza o preço cairá no mercado interno e assim o produto nem mesmo será colhido ou devidamente estocado por anos a fio e assim manter o preço e tal exportação ou como hoje em dia se faz o café solúvel que poucos se acostumam a usá-lo, a não ser que misture com leite e assim acabam sorvendo um café bem concentrado de sabor muito forte para ser apreciado puro...

Sou filho de agricultor de café, e aprendi a plantar nesses viveiros como se fosse um berçário e onde tais plantinhas até que nasçam são regadas pela manhã e pela tarde, e quando transplantadas em suas covas em temporada de chuvas tem que tomar o cuidado de que as covas não encham de agua em excesso que também sufocam as folhas e as apodrecem e elas não conseguem respirar tal qual o ser humano sob a água em excesso, por isso tais curvas de níveis são mantidos para que as poças d´água fiquem lateralmente e jamais que as enxurradas invadam as suas covas...

Sei que é cansativo tais narrativas, mas acredito que depois de tal conhecimento prévio de que esse produto tão saboroso e tão especial e tão brasileiro apesar de ser originário das arábias onde tais cabras saboreavam seus frutos, e depois os árabes não tomam nem mesmo com açúcar para sentir o verdadeiro sabor do café, pois o açúcar em parte acaba com o aroma do mesmo e poucos sabem disso tal qual o whisky que ao colocar qualquer outro produto que tenha água, perde totalmente o paladar de apreciar o buquê da tal bebida que todos dizem que “macho” que é “macho” toma ele puro... pois experimente um Jack Daniel´s cowboy irás dizer que realmente o whisky é de batata mas é maravilhoso... tal qual o café que os árabes tomam sem o açúcar... e nem coam... para que o café e o seu pó decantem basta colocar água fria no café quente que o pó desce e se toma o café morno e no fundo fica o pó... a moda árabe...

Acredito que possam saborear um próximo café com outro olhar para o produto que tantos amam e jamais viram como se planta ou como se mantém depois de cinco anos de espera se faz suas adequada colheita e assim vão dar mais valor ao pagar R$ 5,00 o kg ou não mais reclamarão de seu preço, pois que o cultiva agradece!!!

Como disse Benjamin Franklin ... “Destruam as cidades e mantenham o campo as cidades renascerão... se destruíres os campos... as cidades fenecerão!!!” e Napoleão Bonaparte quando invadiu a Rússia não sabia disso e perdeu a guerra... cultura geral faz bem a todos nós!!!

Nota do autor:- Sabiam que o maior exportador do café é o PARAGUAI sem plantar um só pés de café??? Todo ele contrabandeado do Brasil para não pagarem impostos que o governo taxa sobre o café, que pena... que exista LEVA JATINHO também no café BRASILEIRO!!!