meus herois - NAPOLEÃO BONAPARTE

Meus heróis – NAPOLEÃO BONAPARTE

“Do topo dessa pirâmide ...”

Quem diria tal frase tão sonoramente dita por seu egocentrismo... e demasiada soberba, com certeza conheceria muito bem esse italiano nascido na ilha de Córsega, mas se fez digno de seu nome pomposo como Imperador da França...

Sim para quem viveu em sua época o temia e o respeitava, pois Napoleon Bonaparte, fez D. João VI, sair de Portugal e vir para o Brasil ainda Colônia portuguesa, e agradecemos pelo favor que prestou ao Brasil evoluindo a nossa nação, fazendo com que D. João VI, e a sua corte viessem e trouxessem não apenas a luxuria de sua monarquia, mas criasse o Banco do Brasil, e a Biblioteca e tornasse Salvador, a primeira capital do Brasil....

Nasceu em 15 de agosto de 1769, em Córsega, um ano após a ilha ser transferida para a França pela República de Gênova, sendo o segundo de oito filhos do advogado Carlo Maria Bonaparte e de Maria Letícia Ramolino, uma família descendente da pequena nobreza da Itália, que chegou à Córsega vinda da Ligúria ainda no Século XVI.

Foi batizado como Napoleone di Buonaparte, provavelmente adquirindo seu primeiro nome de um tio (apesar de um irmão mais velho, que não sobreviveu à infância, também ter se chamado Napoleone), e anos depois mudou seu nome para Napoléon Bonaparte.

Foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses e m1815 (20 de março a 22 de junho).

Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre a maior parte da Europa.

Foi treinado como oficial de artilharia na França continental e em 2011, em um exame de DNA de costeletas de Napoleão que eram guardadas em relicário confirmou a origem caucasiana de Napoleão desmentindo uma possível ascendência árabe do imperador.

Ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul.

Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob seu comando se envolveu em uma série de conflitos com todas as potências europeias, as Guerras Napoleônicas.

Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa Continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

A Campanha da Rússia em 1812 marcou uma virada na sorte de Napoleão. Sua grande armada foi seriamente danificada nessa campanha e nunca mais ser recuperou totalmente.

Em 1813 na Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na Ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815.

Napoleão passou seus últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânico na Ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.

Seus estudos foram na Escola Militar de Paris, e ainda que sempre tenha se interessado, a princípio, em uma formação naval, acabou estudando para se tornar oficial de artilharia, e quando a morte de seu pai reduziu a sua renda, foi forçado a terminar o curso de dois anos em apenas um ano...

Ao se formar, em setembro de 1785, Bonaparte se tornou segundo tenente do regimento de artilharia de La Fère, e serviu em Valence e Ausonne, até a eclosão da Revolução Francesa em 1789.

Napoleão passou os primeiro anos da revolução em Córsega, atuando em uma complexa luta entre realistas, revolucionários e nacionalistas Córsegos. Apoiou os jacobinos revolucionários, foi promovido a tenente coronel e comandou um batalhão de voluntários. Então em Julho de 1792 conseguiu convencer as autoridades de Paris a promovê-lo a Capitão.

Voltou para a Córsega e entrou em conflito com o líder local Pasquale Paoli, que sabotou uma investida francesa na ilha italiana de La Maddalena, onde Bonaparte era um dos líderes da expedição, por causa disso ele e a sua família tiveram que fugir para a França continental em junho de 1793...

Na sublevação da cidade de Toulon ao governo republicano, ele pode demonstrar a sua qualidade de militar e foi promovido por ter tido a ideia de tomar o monte próximo a cidade e fazer com que os navios ingleses tivessem que recuar ao apoio a sublevação e com a derrota e o cerco de Toulon, o promoveram a General de Brigada.

Fez amizade com os irmão Robespierre, mas isso o prejudicou assim que os mesmos foram presos e ele ficou em prisão domiciliar mas devido sua habilidade, foi liberado semanas depois para uma guerra entre França e a Itália, buscando eliminar os ingleses e os suíços que estavam no apoio a Itália...

Durante a sua prisão domiciliar começou a escrever novelas de sua vida militar e seus amores não compreendidos...

Mas aos se casar em plena lua de mel foi para a guerra provando a sua determinação pela vida militar e em muitas batalhas ganhas ou perdidas o fazia determinado a chegar até mesmo ao Egito buscando apoio de um Sultão e dos árabes a sua guerra particular em ascender a monarquia, que era a sua ambição de vir a reinar mesmo que por um período de 10 anos como fora Imperador que ele mesmo se coroou com Napoleão I.

Quando de sua invasão a Portugal, fez com que toda a Coroa Portuguesa e seus nobres viessem para o Brasil colônia, desenvolvendo assim o Brasil graças a vinda de D. João VI, até o retorno do mesmo a Portugal e deixando D. Pedro I como seu sucessor caso viesse morrer, quando ainda em 1822 tornou o Brasil independente da Coroa portuguesa, mas com seu retorno a Portugal após a morte de seu pai, deixou seu filho D. Pedro II sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva...

Algumas de suas leis de separação do casamento religioso e casamento civil faz parte dos conceitos determinados em suas ideias com relação ao casamento e válido até os dias de hoje...

Tornou a religião católica como a autorizada em seu tempo de monarquia mas assumiu todas as propriedades da igreja bem como quis tomar a decisão de indicar os bispos para que depois o Papa os aprovasse como bispos...

É de seu tempo a posição de seu chapéu com o bico para o lado em vez de para frente como diferenciar o de comandante e ser diferente da posição dos demais para que todos soubessem quem era o comandante das forças militares...

Se envolveu com amantes durante o seu império e foi apaixonado por uma que foi sua paixão de nome Desiré....