MEUS HEROIS - PAPA JOÃO PAULO II

Meus heróis:- João Paulo II – o papa da era moderna...

Ator, guerreiro ou Papa???

Karol Józef Wojtyla, nasceu em 18 de maio de 1930, durante a sua infânica na Polônia , filho de Karol e Emilia Wojtyla, mas que aos 8 anos sua mãe veio a falecer aos 45 anos, e foi assim criado por seu irmão mais velho 14 anos Edmund que era médico e que o levava para auxiliar mas que acabou morrendo jovem com escarlatina , mas seu pai que era um oficial polonês, morreu de infarto e aos 20 anos ja tinha perdido todos seus entes mais queridos.

Durante a invasão dos nazistas de 1939 a 1944, todos os homens disponíveis tiveram que executar serviços, para os nazistas quando ele foi mensageiro, trabalhou em mina de calcáreo, e ao se negar a participar como soldado, fugiu e pode se esconder sob o piso da casa de seu tio, e assim pode evitar de servir o exército, pois quando foi convocado na legião acadêmica e foi obrigado a aderir ao exército mas ele mesmo se negou a atirar.

Mas durante a juventude com seus amigos, adorava jogar futebol, mas sempre na posição de goleiro e que muitas vezes jogou pelos judeus e assim a sua convivência com eles foi a mais amigável, e durante a guerra ajudou muitos judeus dando apoio, inclusive uma jovem Edith Zieler que havia desmaiado na hora de embarcar no trem pois ela havia fugido de um campo de trabalho forçados dos nazistas e em fuga dos nazistas ele a carregou em seus braços para que não a prendessem e a levassem para os campos de concentração, consta que ajudou muitos judeus a fugirem dos nazistas aumentando assim a sua amizade com os judeus.

Em 29 de fevereiro de 1944, Karol foi atropelado por um caminhão da Wehrmacht. O oficial alemão da Wehrmacht cuidou dele o enviou para um hospital, onde Karol passou duas semanas se recuperando de uma concussão séria e um ferimento nos ombros. Para ele, o acidente e a sua sobrevivência foram a confirmação de sua vocação. E assim entrou para seminário para se ordenar padre.

Aprendeu a fala fluentemente 12 línguas inclusive o polaco sua língua natal e com isso facilitou demais as suas participaçoes mais tarde como pontifice.

Estudou teologia e obteve seu primeiro doutorado e filosofia e se graduou com segundo doutorado em filosofia, quando terminou seu seminário em Cracóvia e se ordenou padre em 1946, foi para Roma, onde se formou em teologia e onde obteve segundo doutorado em filosofia.

Voltou assim para Cracóvia, no verão de 1948 para sua primeira missão pastoral, assumindo uma paroquia a 24 km de Cracóvia em Niegowic.

Chegou à vila na época da colheita e a sua primeira ação foi se ajoelhar e beijar o chão. Este gesto, que ele adaptou do santo francês Jean Marie Baptiste Vianney tornar-se-ia sua "marca registrada" durante o seu papado.

Em março de 1949, Karol foi transferido para a paróquia de São Floriano, em Cracóvia.

Ele lecionou Ética na Universidade Jaguelônica e, posteriormente, na Universidade Católica de Lublin ( hoje rebatizada em sua homenagem).

Enquanto lecionava, juntou um grupo de aproximadamente 20 jovens à sua volta que passaram a se chamar de Rodzinka, a "pequena família".

Eles se encontravam para rezar, para discutir filosofia e para ajudar os cegos e os doentes.

O grupo eventualmente cresceria até ter aproximadamente 200 pessoas e suas atividades se expandiram para incluir viagens anuais para esquiar e para andar de caiaque.

João Paulo II, foi o papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte.

Teve o terceiro maior pontificado documentado da história; depois dos papas São Pedro, que reinou por cerca de trinta e sete anos, e Pio IX, que reinou por trinta e um anos. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não - italiano desde o neerlandês Papa Adriano VI em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana.

Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, Francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua nativa.

Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.

Em 2 de abril de2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI.

Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII; sua festa litúrgica celebrar-se-á no dia 22 de outubro

*“Sou adepto ao Catolicismo pregado por este papa!!!”

E parabenizo pela decisão de Bento XVI que permitiu uma renovação carismática por esse Papa Francisco, um Jesuíta que realmente faz a necessidade da renovação e modernização do catolicismo em prol da possibilidade de mulheres pregarem, pois são as mais devotas pelo mundo atuando em várias áreas!!!