MEUS HEROIS - TAOISMO... YANG E YIN

Meus heróis - Yang & Yin

Taoísmo ou Daoísmo ou tauísmo é uma tradição filosófica e religiosa que a partir de 2002, foi inaugurada a sede de São Paulo, um espaço adequado para a prática e estudo do taoísmo, suas artes e sabedoria, onde se tem palestras abertas ao público, rituais e meditação.

A Sociedade Taoísta do Brasil foi fundada por Wu Jyh Cheng ( 1958 – 2004) sacerdote taoista Kao Kon Fa Shi ( Alto Ofício, Mestre da Lei )

Mestre Chemg escreveu diversos livros sobre artes taoístas e traduziu o Tao Te Ching ( O livro do Caminho e da Virtude) e o Yi Jing ( I-ching, o livro das Mutações) entre os clássicos do taoísmo.

Vamos entender o que é doutrina do Taoísmo ou daoísmo ou tauísmo, que além de uma tradição filosófica e religiosa, originaria da China que enfatiza a vida em harmonia com o Ta (romantizado atualmente como Dao) .

O termo chinês significa CAMINHO, VIA ou PRINCIPIO, e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoísmo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.

E basicamente, indefinível “o Tao do qual se pode discorrer não o eterno Tao”

Basicamente são livros que foram traduzidos, mas um livro Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi, Mas o taoísmo filosófico, individualista por natureza, não foi institucionalizado.

Ao longo do tempo, no entanto, foram sendo criadas formas institucionalizados do taoísmo na forma de diferentes escolas que , frequentemente, misturaram crenças e práticas que antecediam até mesmo os textos chave do taoísmo, como por exemplo, as teorias dos Naturalistas, que sintetizaram conceitos como o do yin – yang e dos cinco elementos.

As escolas taoístas tradicionalmente reverenciam Lao Zi e os “imortais”ou “ancestrais” e possuem diversos rituais de adivinhação e exorcismo, além das práticas que visam a atingir o êxtase e obter maior longevidade ou mesmo a imortalidade.

As tradições e éticas taoistas variam de acordo com a escola, porém, no geral enfatizam a serenidade, a não ação, o vazio, a moderação dos desejos, a simplicidade, a espontaneidade, a contemplação da natureza e os Três Tesouros:- COMPAIXÃO, MODERAÇÃO E HUMILDADE.

E o taoísmo teve uma profunda influência da cultura chinesa no decorrer dos séculos.

Além da China em si, o taoísmo teve grande influência nas sociedades do leste da Ásia. Tal como todas as outras religiões foi muito reprimida, mas depois declarada como religião do estado, mas deixou de ser popular. Principalmente na era moderna com a República Popular da China e com a ascensão e revolução cultural de Mao Tse Tung continuou, no entanto ser praticado livremente em Taiwan. Hoje em dia, é umas cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China e embora, não costume ser compreendida com facilidade longe de suas raízes asiáticas, tem seguidores em diversas sociedades ao redor do mundo....

O taoísmo, fora da China, se tornou um modo de vida e não bem uma religião, mas um comportamento filosófico em que se procura o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como seu contexto de que todos dependemos , buscando através do pensamento focado em busca da imortalidade, tal como plantar uma arvore, escrever um livro e ter um filho homem, faz com que a sua tradição seja mantida através de gerações e mantem você vivo perante os demais que foram seus adeptos ou seguidores, pois a doutrina se mantém e a imortalidade de sua obra fica perene...

Através dos séculos tais ensinamentos transmitidos foram aquinhoados pela idealização dos monarcas que influíram com o confucionismo e o zen- budismo, e até eliminando o taoísmo na China no século XIX, mantendo apenas um livro básico e que posteriormente a República Popular da China, a manteve como uma das cinco religiões e assim não perdeu a sua originalidade, pois mantém hoje os preceitos básicos de seu fundador e principal líder Lao Zi (551 AC – 479 AC), mas há outros que consideram o mítico “Imperador Amarelo” que teria vivido entre 1697 AC e 2597 AC, e outros a um mais contemporâneo a Cristo, Zhuangzi ( Chuang – Tse) que viveu de 369 AC – 286 AC.

Tais informações são consideradas que são do Taoísmo filosófico, pois a parte naturalistas foi totalmente abandonado

De tal forma que a perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da pessoa até chegar a uma fonte mais profunda, que guie sua interação pessoal como o universo.

O desejo obstrui a habilidade pessoal de entender o caminho, moderar o desejo gera contentamento. Os taoísta acreditam que, quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, brota para substitui-lo. Essa essência, a maioria dos taoítas sente que a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar de força-la a ser o que não é. Idealmente não se deve desejar nada , “nem mesmo não desejar”.

O símbolo do taoísmo mostra um círculo com duas figuras gêmeas que se completam o círculo de forma uma negra e outra branca, que segundo seus seguidores significa dualismo de yin – yang, que pode ser”:- luz e sombra, ativo e passivo, movimento e quietude, masculino e feminino, ou seja um completa o outro e um não pode viver sem o outro. Na verdade, nenhum pode viver sem o outro, pois estão equiparados ao todo. São em última análise uma distinção artificial baseada em nossa percepção das 10000 coisas, portanto é só nossa percepção delas que realmente muda.

Sua existência se baseia que os monarcas no século II estavam a considerando como seus principais Monarcas que consideravam que Lao Zi era como uma divindade com status oficial na China na Dinastia Tang, que os imperadores consideraram que Lao Zi era seu parente, mas posteriormente outros monarcas foram sintetizando as demais crenças como o confucionismo e o zen-budismo, entre outros que mantiveram o confucionismo e excluíram o taoísmo, como na Dinastia de Qing, no século XVIII.

Hoje o governo mantém e faz parte das cinco religiões da China.