Sucrilhos punitivos

Desde quando eu era criança, minha mãe havia proibido enfaticamente comer sucrilhos sem ser em um prato com leite. Durante minha infância, se eu fosse flagrado pelos meus irmãos comendo sucrilhos puros em um pote, eles corriam de imediato a contar para minha mãe. Ela dizia que era desperdício comê-los puros, que os sucrilhos não eram para serem comidos assim.

Depois de crescido, já adulto, então com meus vinte anos, já estava morando sem meus pais; estava, na verdade, a mil quilômetros deles, e pensei comigo mesmo: após esses anos todos, finalmente vou poder comprar os sucrilhos que eu quiser e comê-los do jeito que eu bem entender. Então os comprei, e enchi um pote deles e comecei a comê-los. Já não havia pais, não havia irmãos, só eu e os sucrilhos, e ainda assim eu me senti culpado em comê-los puros.

Então foi a primeira vez que percebi que mesmo sozinho, mesmo adulto, as proibições de meus pais vinham comigo onde eu estivesse. Eu os carregava até mesmo em um pote de sucrilhos.

Depois que superei a culpa por comer sucrilhos, contei esta história para minha mãe. E mesmo após todos esses anos, a conclusão dela por eu ter me sentido culpado era simples: Claro que sentiu culpa, não é para comer sucrilhos puro mesmo...

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 26/06/2007
Reeditado em 05/10/2022
Código do texto: T542263
Classificação de conteúdo: seguro