meus heróis - ALBERT EINSTEN

MEUS HERÓIS – ALBERT EINSTEN

Teoria da relatividade??? E - mc ²

Sem dúvida alguma nesse momento me sinto apenas um bom leitor de suas ideias maravilhosas e que fizeram dele o gênio do Século em Física, matemática e demais estudos que ajudaram o desenvolvimento da Bomba atômica...

Com certeza o mundo recebeu a sua chegada em Ulm, na Alemanha em 14 de março de 1879, nasceu Albert Einstein que naturalmente foi um menino prodígio com quoeficiente de inteligência elevado, pois desde menino apresentou dons de excelente em matemática e física, chegando ao curso superior aos 16 anos de idade.

Seus pais eram judeus praticantes, vendedor e engenheiro, seu pai e seu tio montaram uma fábrica de equipamentos elétricos movidos por corrente continua... foi para à escola católica aos 5 anos de idade, desenvolvendo rapidamente seu curso e aos 8 anos foi transferido para o Ginásio Luitpold (hoje Ginásio Albert Einstein), quando seus pais se mudaram para a Polônia, ficaram preocupados com a dificuldade da linguagem, mas o mesmo se desenvolveu sem problemas...

Quando seu pai faliu com a sua empresa de equipamentos elétricos acionados por corrente continua (DC) contra os concorrentes que desenvolveram acionados por corrente alternada ( AC ), seus pais se mudaram para Pávia, Itália, e ele seguiu para Munique, onde seus pais queriam que ele fizesse engenharia elétrica, mas ele divergiu e lamentou que o espírito do conhecimento e o pensamento criativo foram perdidos na esteira da aprendizagem mecânica.

Assim em fins de 1894, para se juntar a sua família em Pávia, convencendo a escola a deixá-lo ir usando um atestado médico, e foi durante esse período que escreveu um ensaio com o titulo de “Sobre a investigação do estado do éter num campo magnético”

Em 1895, aos dezesseis anos ele fez as provas para Escola Politécnica Federal Suíça, em Zurique, com dois anos da idade padrão de ingresso ä mesma, mas não conseguiu as médias em outras matérias que não fossem matemática e física onde tirou notas excepcionais, assim se matriculou na Escola Cantonal de Aargau para completar seus estudos secundários e posteriormente morando na casa do professor da Escola Politécnica, se apaixonou pela filha do mesmo...

Em 1896, com aval de seu pai, desistiu da cidadania alemã e assumiu a cidadania suíça, para evitar cumprir o serviço militar alemão, e aos 17 anos conseguiu ser aprovado com notas máximas para o Curso na Escola Politécnica onde se matriculou e depois de quatro anos se forma Professor em Física.

Mileva Maric, foi uma das únicas que se matriculou na Escola Politécnica e com que se casou mais tarde, mas consta que em 1903 numa carta, informa que tiveram uma filha num relacionamento antes do casamento, e que essa filha veio a falecer com escarlatina.

Após casar com ela teve mais dois filhos, Hans Albert e Eduard, e divorciou-se em 1919, seguindo para Munique e Maric ficando em Zurique. Mas Einstein já estava em Munique desde 1914, quando se relacionava desde 1912 com Elsa Lowenthal, que era prima materna de primeiro grau e paterna de segundo grau e se casou com ela após seu divórcio, em 1935 foi detectado que ela sofria de problemas cardíacos e renais e veio a falecer em 1936.

Em 1921, Einstein foi agraciado com o prêmio Nobel de Física, com a explicação do efeito fotoétrico, pois a relatividade ainda era não muito aceita pelo meio cientifico, mas em 1925 recebeu Medalha Copley da Royal Society.

Sua primeira visita aos Estados Unidos, dando palestras na Universidade de Columbia, e Princeton, mais tarde vindo a ser Professor na Universidade da California.

Em 21 de Março de 1925, esteve no Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, apresentando palestras científicas, sendo recebido por jornalistas e membros da comunidade judáica, comentando com os jornalistas que:-

- “O que a minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil!!!”

Seguiu para a Argentina e Uruguai e voltou ao Brasil, com uma visita mais prolongada pelas belezas do Rio de Janeiro e foi recebido pelo Presidente da República Arthur Bernardes.

Tendo sido ele depois de apresentar suas palestras na Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro, no Instituto Oswaldo Cruz e na Academia Brasileira de Ciências.

Foi dele uma mensagem para agraciar com o prêmio Nobel da Paz à Marechal Candido Rondon pelos serviços indigenistas pelo Brasil, que ele considerou um trabalho de integração dos índios com outros povos sem o uso de arma.

Em 1933, se mudou para os Estados Unidos, não querendo participar na época ao movimento que Hitler, já pretendia invadir outros países e vencer através da guerra, e que infelizmente com a sua E = mc² desenvolveu a bomba atômica.

Em 28 de março deste ano, em visita a Bélgica, foi ao consulado alemão e requereu sua renúncia como de cidadania alemã, devido os nazistas terem invadido a sua casa e apropriado de sua lancha.

Em abril soube que sua cabeça estava como cidadão não enforcado com o prêmio de 5000 dólares. Durante este período todo os cientistas judeus tinham sido presos ou deportados e suas obras queimadas.

Ele residiu por alguns meses na Bélgica e depois se mudou para Inglaterra, recebeu várias ofertas de Universidades inglesas, inclusive da Oxford, mas em 1935 optou a voltar para os Estados Unidos e solicitar cidadania estadunidense.

Sua afiliação com o Instituto de Estudos Avançados duraria até sua morte, em 1955.

Foi um dos quatro primeiros selecionados (dois outros foram John Von Newmann e Kurt Godel) no novo Instituto, onde logo se tornou amigo de Godel em suas longas caminhadas discutindo sobre trabalho.

Sua última assistente foi Brunia Kaufaman, que mais tarde tornou-se uma renomada física. Durante este período, Einstein trabalhou para desenvolver uma Teoria do Campo Unificado e para refutar a Interpretação aceita da Física quântica em ambos os casos sem sucesso.

Outros cientistas também fugiram para a América. Entre eles estavam vencedores do prêmio Nobel e professores Física teórica.

Eintein escreveu a um amigo:-

- “Para mim a coisa mais bonita é estar em contato como bons judeus – alguns milênios de um passado civilizado significam alguma coisa afinal!”

Em outra carta descreve:-

- “Em toda a minha vida eu nunca me senti tão judeu como agora!”

Palavras ditas por Einsten:-

-“De todas as pessoas que conheci, eu gosto dos japoneses, porque eles são modestos, inteligentes, atenciosos e têm sensibilidade para a arte!!!”

- “Eu considero este o melhor dia da minha vida. Antes, eu sempre achei algo a lamentar na alma judaica, que é o esquecimento de seu próprio povo. Hoje, eu estou feliz com a visão do povo judeu aprendendo a reconhecer-se e a tornar-se reconhecido como uma força no mundo”

- “Toda a minha vida eu tenho lidado com questões objetivas, daí me falta tanto a aptidão natural e a experiência para lidar corretamente com as pessoas e para o exercício da função oficial. Eu estou muito triste com essas circunstâncias, porque a minha relação com o povo judeu se tornou o meu laço humano mais forte, uma vez que eu consegui completa clareza sobre a nossa posição precária entre as nações do mundo.”

- "Incondicionalmente se recusaria a fazer o serviço militar, direta ou indiretamente ... independentemente de como as causas da guerra deveriam ser julgadas".

Notas do autor:-

Conforme relatado pelo Dr. Kruszelnicki, em "Os Grandes Mitos da Ciência", no último ano de Einstein na escola Aargau, o sistema de notas, que pontuava entre 1 e 6, foi invertido: se em anos anteriores a 1896 a nota 1 era a melhor e a nota 6 era a pior, a partir desse ano a nota 6 passou a ser a melhor. Como a nota de Einstein outrora estivera próximo de 1 em um sistema que ía de 1 até 6, surgiu o boato de que esse fora mal aluno na escola. Em verdade, a nota de Einstein próxima a 1 corresponderia, no novo padrão, a uma nota global 4,91 em 6; uma nota, ao fim, em nada ruim. Einstein nunca fora mau aluno na escola, ao contrário do que rezam os boatos...