minha vida de peão de trecho - Tres Barras e Canoinhas - SC...

Torre de Reaproveitamento de Gas – Tres Barras

Tres Barras, situada as margens do Rio Canoinhas e vizinha desta cidade que recentemente ficou com água em excesso de 8 metros de inundação em toda a região por mais de 15 dias, com perdas de materiais em todo centro da cidade de Canoinhas.

Vivemos nesta região uma vida de trabalho com uma segurança especializada com ISO 14001 e OHSAS 18001, e naturalmente com a nossa empresa qualificada em ASME , e ISO 9001...

Vivemos por 2 anos um trabalho que começou no Projeto que recebemos e desenvolvemos os detalhamentos na sede da empresa sediada na Vila Mariana junto a estação do Metro Santa Cruz , a Rua 11 de junho, 110...

Com profissionais especializados e planejando sob a orientação do Eng. Luiz Carlos, e demais gerentes da qualidade e sob a minha coordenação na área da qualidade, pois pelo ASME a minha qualificação em Soldagem e Liquido Penetrante.

Após o planejamento e reuniões de atuação e desenvolvimento em Campo foi estabelecido que o Eng. Luiz Mello seria o nosso Gerente de Obras nesse contrato da PREMONT, e assim naturalmente seria eu seu colaborador que com a nossa amizade e nosso interesse mutuo de atuação como parceiros já com vivencia anterior em outras obras...

Somos como uma família que um entende o outro so no olhar e diz sim ou não, vamos em frente e não temos medo de enfrentar desafios que muitas vezes parecem intransponíveis mas se tivermos a certeza de que cada tarefa difícil tem uma mais fácil para compensar e assim finalizamos nossos compromissos a tempo hábil...

Chegamos a cidade, e fomos todos morar no Hotel no Centro de Canoinhas, e assim buscamos organizar onde iríamos morar , onde montaríamos o escritório da companhia e onde qualificar a mão de obra, pois essa já era uma exigência do ASME de inicio para que nossa Auditoria prevista pelo Selo ASME viria para que atendêssemos afim de que o equipamento fosse chancelado em seu final e após o teste fosse tipado com SELO ASME , em CALDEIRAS.

Assim tomamos o pe de onde seria a ampliação dessa Caldeira de reaproveitamento de gases e o espaço reservado para tal e demais materiais a serem estocados e onde haveria espaço para montagem de nossos containers que seriam a nossa base d apoio e escritório central da empresa prestadora de serviços dentro do Canteiro da empresa de Papel e Celulose, uma companhia Americana que em Qualidade e Segurança se prima em organização e métodos e de tal forma que esta base de Tres Barras tinha sido considerada a melhor e tinha ganho o 1 lugar em Segurança Industrial.

Imaginem vocês, se uma empresa desse porte permite algum deslize em executar tarefas sem o devido preparo do profissional ou ate mesmo de cada um de nos que talvez sonhasse em pisar na bola e perder também não somente o Contrato bem como o SELO ASME, que durante o Eng. Frederico Porto e Souza e eu trabalhamos arduamente para qualificar a empresa emitindo procedimentos em inglês – português e sendo classificado como autorizado a receber o SELO ASME pela LLOYDS REGISTER.

Tal trabalho organizado e devidaente preparado e qualificado com empenho de nossos esforços e de nossos colaboradores, visando com que a nossa empresa prestadora de serviço pudesse atuar em todo mercado brasileiro e internacional com a qualificação da ISO 9001, e também com selo ASME em Caldeiras e Vasos de Pressão.

Para que isso pudesse acontecer tivemos que qualifcar inclusive profissionais da Qualidade como Inspetores qualificados, em Soldagem e em Liquido Penetrante, e fomos fazer um treinamento com vários envolvidos, e quando o diretor não viu o meu nome, exigiu que se ninguém passasse na prova eu teria que passar.

Assim como algo já previsto pelo destino, fui eu o único que passou nas provas teóricas e dos demais participantes não obtiveram a nota mínima que era 7.0

Quando fomos para o exame pratico, eu e mais um funcionário fomos qualificados sendo que seria eu o Inspetor e ele como operador, ou seja ele poderia executar mas não poderia dar laudo...

Fui elogiado, mas aumento de salário eu não recebi, pois segundo o meu chefe e o meu diretor quem devia se orgulhar era eu de a partir daquela data seria insubstttuivel na obra e na empresa, pois se eu saísse da empresa em automático a empresa estaria desqualificada ate que se aprovasse outro substituto para executar os ensaios nas quais eu estava aprovado pelo ASME.

Depois de tudo isso e elogios a parte, mas viajando para Tres Barras e fazendo a Integração, fui almoçar num hotel em Tres Barras que eu e o Eng Luiz Melo nem tínhamos visitado pois ficava de fronte a empresa americana.

Mas segundo o meu chefe, preferimos ficar no Hotel em Canoinhas para termos lazer pelo menos nos fins de semana....

Com duas semanas encontramos um prédio que ficava em cima de uma casa funerária que há muito tempo estava vaga , pois o dono do mesmo devido a dividas pessoais e sendo jovem , se suicidou ali na cozinha desse predio...

Muitos moraram mas foram embora porque a noite o fantasma do morto vinha amolar os moradores, como se alguém andasse pela casa, mas ao notar o barulho de madrugada eu fui verifiar e era apenas uma porta intermediaria entre a cozinha e a dispensa que ficava sempre aberta que ranzia e com o vento batia no batente da porta e esse era o ruído a noite que com um calço na porta que não tinha tranca resolvia...

Assim eliminei o barulho e ninguém mais foi importunado pelo fantasma a não ser m dia que o nosso colega engenheiro recém formado que adorava trazer suas conquistas para o quartinho dele que era so uma cama de solteiro...

Veio bater na minha porta para saber se fui eu que fui amolar ele enquanto ele fazia amor...

- Eu, estava dormindo e você vem bater na minha porta para saber se eu que estava bantendo na tua porta???

- Então foi o Luiz Mello, vamos lá .. sacanagem dele, porra.. pois eu brochei e a minha gatinha ta la chorando... cara

Assim fomos bater na porta do Luiz Mello que não acordava, mas como a porta estava aberta... e claro ele fingia que dormia e roncava... alto para disfarçar

- Porrrrrraaaaaaa... cara to dormindo e vocês ainda vem me acordar....

- Desculpe chefe.. não ta aqui mais quem te acordou...

- O que aconteceu para me acordarem.. tá pegando fogo....???

- Não é que alguém bateu na porta do nosso amigo que tava com a garota e apagou o fogo dele... cara...

- E tinha logo que me acordar.. .deixa comigo que eu dou conta...

- Ela não quer mais...

Fomos ate o quarto e a menina ainda chorava com medo do ex morador do prédio

Perguntamos para ela porque estava chorando, e ela disse que já tinha namorado com o cara que morreu

- Então foi isso foi o cara que bateu na tua porta, e você vem me acusar que fui eu, cara???

Assim aquela transa fora de hora em plena madrugada acabou ali e o nosso colega levou a menina para a casa dela....

Mas a nossa vida continua nessa cidade, fizemos a nossa primeira churrascada com a obrigação de eu e o Paulo convidarmos as mulheres na cidade para a nossa festinha ...

Vieram somente 3 garotas e estávamos em 3 pessoas e cada um ficou com uma delas... mas quando o Paulo chegou com mais 3 amigas sobrou 2 mulheres...

Nos fins de semana todos nos reuniamos nesse espaço maior da casa e chegamos a ter 22 moças na festa de despedida de nossos trabalhos na obra depois de 2 anos de serviços prestados a empresa americana.

Vivendo e aprendendo nessa vida de trecho que ate em momentos hilários como esse bater a porta do nosso colega para não dizer que era proibido trazer garotas, mas nunca mais vieram não so por medo do fantasma, bem como que ele batia na porta quando você estava transando....

Tal trabalho, não apenas nos trouxe a aprovação da empresa classificadora inglesa com seus Inspetores, com a tipagem pelo Fiscal da empresa projetista , Mr. Michael , que um dia conversando com ele em inglês confessou que se apaixonou por uma advogada brasileira e se casou com ela e tinha dois filhos com ela e entendia o nosso português, mas não falava....

Assim quando o encontrei de novo na empresa montadora renomadamente conhecida no mercado em Vasos e Caldeiras e estruturas metálicass, que foi ele indicado pelos nossos Clientes da Finlandia, para auditar nossa empresa e qualifica-la para atender foi uma excelente surpresa revê-lo e avisei a minha Gerente da Qualidade, para evitar de comentar algo em português pensando que ele não entendia a nossa língua que com certeza ele entendia, mas não nos ia confidenciar que era casado com brasileira...

Acredito que temos esse dom de falar outra língua estrangeira , mas nem sempre a gente aprende com facilidade e nem entende com a facilidade pois a pronuncia e o dialeto da região que a pessoa venha difere muito, no inglês, no Frances, ate mesmo na língua Japonesa que a ilha de Okinawa que fica no Sul do Japão a linguagem é tão diferente que os demais que vivem ao norte não os entende...

Viver nessa nossa tarefa, principalmente junto aos americanos e ingleses se faz necessário conhecimento da língua inglesa, pois temos contatos constantes com nosso cliente direto e suas duvidas podem tornar piores se não soubermos explicar corretamente a possível duvida do mesmo...

Com a equipe que contratamos , e com o esforço mutuo e com a ameaça de que me iirariam da obra , tive a chance de dizer ao Fiscal que se ele tivesse essa coragem era HOMEM DE FATO... e ele correu para o cliente reclamar que faltei com o respeito com ele e o clinete respondeu a ele:-

- Cuide bem desse seu Inspetor japones, pois é o único responsável para liberar a obra e se ele sair a OBRA SIMPLESMENTE PARA.

Foi assim que esse meu fiscal se tornou meu amigo, pois teve que me engulir contra a sua vontade que me mandar embora, pois ele mandou fazer um ensaio de liquido penetrante em um material de inoxidável sem o tempo de espera recomendado, de no mínimo 30 minutos, pois a matéria prima exige o tempo de espera.

E como fiscal se sentiu menosprezado pois se achava o dono da cocada preta, e achou que como o afrontei em seus conhecimentos e sem a qualificação espevifica, queria se moralizar sobre a minha pessoa, mas quando estou com a razão não há quem possa me querer by passar.

Mais tarde nos tornamos bons amigos de farra por Uruguaiana curtindo as mundanas e as noites maravilhosas nessa quase divisa com a Argentina!!!