minha vida de peão de trecho - Campina Grande e Alagamar...

Campina Grande - Alagamar e riquezas deste nordeste....

Quando ao ler o jornal que uma vaga em Campina Grande, Pb, surgiu como um presente de grego, pois nunca pensei em um dia viajar para o sertão, e muito menos para Campina Grande na Paraiba...

Ao ser recebido na sala da empresa sediada em S. Paulo na Chacara Santo Antonio, e num prédio imponente , pensei comigo mesmo estou entrando para a minha historia de ir conhecer algo grandioso e talvez ganhar o salário que sempre almejei para poder me sentir o rei da cocada preta, como diz o peão de trecho....

Nessa época ainda tinha sonhos de fazer uma pós graduação em alguma faculdade, e me disseram que na Paraíba tinha uma boa reputação e fazer pós na região poderia me dar algo mais não só no meu salário mas bem mais reconhecimento no meu conhecimento técnico...

Assim ao chegar na empresa respondi os quesitos que gostaria de participar de uma grande empresa e jamais imaginei que estaria entrando para a historia de um povo sofrido, e que não apenas momentos de crenças que sempre acreditei que nos somos apenas espectadores dessa vida maravilhosa que Deus nos deu a chance de viver algum tempo, como uma passagem pela vida e aprender amar e não odiar jamais, nem mesmo aos nossos inimigos....

Assim vivendo momentos em que não havia muito trabalho na região sul, com a crise de empregos, busquei aceitar o que me oferecessem e naturalmente jamais iria me negar de ir trabalhar , pois tinha a certeza de que teria respaldo técnico e profissionais a disposição para executar todas as minhas tarefas e fazer com que a minha estada na região fosse a mais proveitosa tanto para a empresa bem como para mim...

Ao adentrar a sala do Diretor Presidente, cumprimentei um senhor de cabelos grisalhos que me disse:-

- Gostei do teu currículo, pronto para viajar para Campina Grande?

- Depende da oferta pois preciso pagar meus compromissos e preciso trabalhar, não me importando onde seja , mas caso possa dizer se posso levar a família, ou se onde vou morar não tem essas condições, estou as suas ordens....

- Pois bem, pago bem, mas tens que cumprir alguns trabalhos para a minha empresa que fica na base do Distrito Industrial de Campina Grande, e temos uma outra empresa de Mineração , que esta sob a orientação do meu irmão Lino e gostaria de contar com sua ajuda por lá... posso contar com que apóie o meu irmão????

- Sem dúvida, se a empresa faz parte do meu trabalho profissional , pode contar comigo e quanto ao salário, poderia me dizer quanto vou receber????

- Que tal 40 salarios mínimo para começar como Gerente e quem sabe se fores bem na empresa poderás me ajudar a dirigir a empresa.

- Sem dúvida, posso começar de imediato , se a pressa for tão grande assim...

- Não, primeiro terei que enquadrar contigo o que quero que faças na empresa, e se puder atuar por alguns dias aqui na sede e posteriormente iremos nos organizando para que quando fores a nossa filial no Nordeste esteja preparado para suas novas tarefas para que possamos resolver não apenas os meus problemas na fabrica em Campina Grande, onde tenho um Gerente Administrativo , Dr. Geraldo que vais conhece-lo e com certeza irá ajuda-lo em tudo que precisares em Campina Grande , pois ele reside por lá há mais de 50 anos...

Claro que a minha expectativa era de apenas algo em torno de 20 salários mínimos, e ao receber uma proposta com o dobro de valor , nem pestanejei de aceitar...

- Café ou chá de hortelã??? Para a gente selar a partir de hoje que és nosso Gerente de Fábrica de Equipamentos e Usinagem de peças de Manutenção e uma empresa de mineiração ambas com base no Distrito Industrial de Campina Grande, na Paraiba.

- Café com açúcar por favor e obrigado!!!

Naquela tarde fui apresentado a todos os funcionários da empresa na sede como novo profissional a ser treinado e tomar noção de como a empresa atua e quais documentos seriam mais importantes para a gestão dos meus trabalhos na região nordeste.

Ao encerrar o expediente , quando entrei de volta na sala do Diretor Presidente para me despedir so tinha um recado com a secretaria que estaria viajando para Iuguslavia para ir buscar seu irmão Eng. Lino , que usasse a sua mesa ate a volta dele e resolvesse qualquer problema que ocorresse durante a sua ausência e que naturalmente para mim era o BATISMO DE FOGO , para decidir o que fazer logo de pronto como GERENTE , mas atuando como Diretor Presidente interino na ausência do manda chuva mor....

No dia seguinte , para não dar mau exemplo as 7 horas já estava presente na sede e fui atendido pelo vigia que ainda não me conhecia, mas sabia que eu era o novo contratado para ir tomar conta da fabrica no Nordeste.

Fui ate a sala que seria o meu primeiro dia de trabalho e a minha função de fazer a vez do Diretor Presidente , que estararia ausente por 4 a 5 dias...

Naturalmente nada importante acontecia, afinal as gerencias resolviam os problemas mais comuns, mas de repente alguém me telefona e o Diretor Presidente me informando que já esta no aeroporto e esqueceu de me avisar que teria que mandar pagar um colar de brilhantes na melhor empresa de vendas de jóias , e que o cheque já estava assinado e estava sobre a mesa no envelope e com carne junto.

Naquele momento gelou de mexer em valores, mas já que estava sendo autorizado vi o cheque com valor da metade do meu salário mensal numa prestação de um colar de brilhantes, achei que realmente nosso Diretor Presidente tinha um amor por sua esposa.

Quando nosso funcionário que foi pagar com o cheque, ligou dizendo que o valor tinha um juro de mais 5% e que não tinha como pagar pois ele não tinha em espécie nenhum dinheiro suficiente e com certeza tinha que resolver , mandei tomar um taxi e vir ate a firma e avisei o Gerente financeiro para pegar o dinheiro suficiente para que o mesmo taxi o levasse ate a loja onde deveria pagar tal fatura e que tal pagamento fosse efetuado, afinal a decisão de pagar tal presente já estava acertado com o meu diretor.

Assim quando tudo foi resolvido, o diretor após a sua volta me perguntou algum problema, e disse a ele ... nenhum, apenas uma decisão de pagar aquele pagamento com cheque do colar de brilhantes que deste a sua esposa, mandei pagar os juros para que não aumentasse mais ate a sua volta...

- Parabens, já pensou se a empresa de Jóias, vai buscar o colar , a vergonha que eu ia passar???

- Imagino que a sua esposa nem ia deixar entrar na sua casa!!!!

- Meu amigo, cá entre nós , aquilo foi um presente que tive que dar para a esposa de um graúdo para poder ganhar um contrato que me rende 1000 colares de brilhantes...

Ali entendi que eu estava entrando num mercado negro de valores e não era tão simples gerenciar valores, e ter que ter jogo de cintura, neste mundo dos negócios de milhões de dólares...

Segui viagem para Campina Grande, mas como não havia vôo direto a Campina Grande, deveria descer em Recife e seguir viagem para Campina Grande de onibus interestadual ou taxi.

Sem milongas me avisaram que tinha que levar um rolamento para trocar na Mineiração de 40 kg e que pagasse o excesso de peso ....

Quando chegamos no aeroporto e a peça foi colocada na balança deu 42 kg, ou seja 2kg da madeira e papelão de proteção do rolamento gigante do moinho de barras.

O preço do excesso de peso foi maior que o valor da minha passagem aérea ate Recife e segui a viagem ate Campina Grande onde o taxi seria pago pelo Dr. Geraldo, pois todo dinheiro extra para a viagem que a empresa me forneceu foi todo no excesso de bagagem que tive que pagar.

A viagem de avião foi tranqüila e maravilhosa ao pegar com ajuda de outra pessoa o peso de 40 kg , fomos convidados pelo responsável das bagagens que tinha algo muito pesado e que teríamos que mostrar o que era e ao rasgar o papelão de proteçã o liberaram sem problemas o nosso rolamento e colocamos no taxi em seu porta malas.

Pegamos a rodovia, e nosso taxeiro cantor foi de Recife a Campina Grande cantando as músicas de Agnaldo Timoteo que eram sucesso na época, sorte minha que gostava muito da música VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA, que ele deve ter cantado pelo menos umas 30 vezes para me agradar em 4 horas de viagem de taxi....

Enfim chegamos em Campina Grande e fomos ate o Distrito Industrial e a fabrica já estava quase toda montada e so faltava os vidros maiores que deveria chegar e seriam na parte frontal do prédio dando a mesma grandiosidade que quando cheguei na sede da empresa me senti tão pequeno que até pensei comigo mesmo..

- Onde fui amarrar o meu burro????

Assim pagamos o taxi e o Dr. Geraldo muito solicito me perguntou se não se importaria de ir para o alojamento em alugaram mas como a maioria do pessoal eara da região a casa de 5 quartos, ficou a disposição da empresa, mas tanto o diretor como os demais gerentes da empresa se sentiam menosprezados em dormir no alojamento e preferiam ir para o melhor hotel da cidde...

Meu trabalho é resolver os problemas e não me tornar um problemas para a empresa, pode ser no alojamento que estou bem servido

- Assim que eu gosto de gente simples, mas é Doutor ...

Para mim elogio irônico, não me faz ficar disposto a aceitar bajulação, pois com certeza por trás o que essas pessoas dizem nada é tão proveitoso, e com certeza vai dizer para os demais... esse coitado não sabe se valorizar....

Fui de taxi me deixar no alojamento e de la o taxi voltou para Recife, e eu aproveitei para ver se tinha tudo na casa e que me atendesse as minhas necessidades diárias...

Foi combinado que teria uma empregada para cuidar pela manhã do meu café e nem precisava me preocupar pois a empresa estaria comprando todos os mantimentos e que as roupas seriam lavadas pela empregada e estariam a disposição passadas, e qualquer coisa que fosse irregular era só falar com o Dr. Geraldo.

Assim durante a primeira semana não tive nenhum problema para resolver e nem algo para fazer, pois estávamos montando a empresa e comprando equipamentos, que seriam vistoriados pelo pessoal do BNDES, e aprovados seus financiamentos após tal verificação...

Notadamente vieram para averiguar e fui eu quem atendi a profissional auditora que fez tal avaliação e me perguntou.:-

- Dr. Ivan, aquela maquina é uma mandrilhadora, como esta escrito aqui nesta nota fiscal?

- Não, doutora, aquela máquina é uma furadeira de bancada. A Mandrilhadora, são varias peças, que estão ali ainda a serem montadas , que são a base, a torre , e a torre móvel para apoio as ferramentas , estão aqui.

Quando estava explicando sobre a mandrilhadora , o Dr. Geraldo me pediu uma licença para falar comigo:-

- Dr. Ivan, cuidado que a Mandrilhadora nos compramos de segunda mão e a nota esta com valor venal de uma nova.

- Fica tranqüilo Dr.Geraldo , ela não conhece sobre equipamentos, e não haverá problema.

Aquilo me deixava cada vez mais decepcionado, pois estava ali para estar atuando como um reles informante, mas que algo não era o que eu gostaria que fosse e também nem me sentia confortável em dar apoio a tais acertos .

Enfim aquela base da mandrilhadora que ao inspecionar vi que estava sem a proteção de fábrica e na parte central estava gasta, e com isso com certeza era um equipamento de segunda mão mas com valores reais de um equipamento novo.

Quando tudo foi auditado , a auditora agradeceu o meu apoio em ensinar tudo que eu poderia ensinar, pois ela era uma engenheira química que nunca tinha visto um equipamento de usinagem, e almoçamos juntos, e ela agradeceu pelo almoço e foram embora.

Logo em seguida o Dr. Geraldo surgiu para me perguntar:-

- E ai Dr. Ivan , a auditora aprovou tudo????

- Claro, mas acho isso algo irregular , o diretor sabe disso????

- Tudo.. tudo.. sabe tudo.. fica tranqüilo e tem gente grande lá em cima que esta a par de tudo...

Assim me senti mau ali e aos poucos fui pensando mais ainda comigo mesmo onde fui amarrar o meu burro????

Fui convocado para ir a Mineiração para troca do rolamento gigante que eu trouxe na bagagem e fomos de camionete ate a mineração a 60 km em direção ao Cariri, em Alagamar...

Ao passar pela fazenda, entramos e passamos pelo vigia com uma winchester 44 na mão, me senti no filme de faroeste americano na época dos índios navajos contra os invasores da terra....

Ao chegar vi que não poderíamos resolver pois o moinho de barras já estava desmontado mas o conserto não era apenas o rolamento, tínhamos que trocar a engrenagem geral em torno do moinho que estava muito desgastado, e o pinhão de acionamento totamente danificado.

Voltamos a base da Sede da empresa de Mineiração e programamos fazer novo pinhão fundido num fundo de quintal em Campina Grande mesmo e com relação a engrenagem mandei inverter e aproveitar o outro lado que não havia gasto em nada pois o apoio girante sempre fora apenas num sentido de giro

Afinal estava ali para resolver e economizar para a empresa, e conseguimos retirar o rolamento velho que sua pista externa estava totalmente encravada e com a corrosão tivemos que cortar no maçarico pois era material de aço cromado e se fosse feito de material de aço inoxidável não seria possivel cortar com maçarico.

Assim quando Eng. Alino chegou na empresa e me foi apresentado, ficou satisfeito pelas minhas sugestões em economizar e efetuar os consertos e o moinho de barras já estava funcionado e os equipamentos montados na área de usinagem e eu fui o responsável de entrar debaixo da base de 8 toneladas suspensa por corda de juta que fazia um barulho como se fosse romper e ninguém queria entra debaixo para colocar os chumbadores que eram 72 para prender o equipamento na base.

Foi assim que acabei me tornando um herói nessa epopéia para montar a fabrica e terminar a manutenção do moinho de barras para a mineiração.

Quando mostrei serviço demonstrando a minha capacidade de trabalho, me tiraram do alojamento pois fui roubado todos os meus pertences durante o dia entraram na casa e levaram tudo inclusive minhas malas com as minhas roupas....

Daí compramos algumas roupas, e fui morar no centro numa apartamento alugado pela empresa bem mais perto da Faculdade onde pretendia fazer o meu curso de pós graduação.

Aprendi a aceitar os favores do pessoal que me apoiava e me elogiava , mas nunca aceitei algo que eu sentisse que era para me bajular...

Houve um incidente com dois funcionários que quase se mataram pois estavam armados, e daí especifiquei que teria um local de segurança na portaria que cada um deveria deixar ali as suas armas brancas, e com certeza irão duvidar do que vou dizer cada um deles tinham no mínimo duas peixeiras longas e um canivete, e alguns uma beretta 22, que cabe em qualquer polchete.

Assim acabou a confusão de querer se matar dentro da fábrica, mas mesmo assim o meu vigia que trabalhava a noite levou um tiro de sal durante a noite, e me contaram que foi o marido traído que descobriu e deu esse tiro de sal nas costas e nas nadegas do Ricardão, de nome Antonio da Silva, vulgo SERELEPE....

Aquilo me ensinou que não se brinca com mulher casada pela região, pois tal curativo é diário e demora sarar é o maior castigo a alguem que faça algo contra alguem, principalmente algo como desejar a mulher do próximo... principalmente quando o próximo esteja muito próximo....

Isso me lembra que Moises subiu a Montanha e recebeu os 10 mandamentos da Lei de Deus, e ao dizer o sétimo:-

- Setimo mandamento – Não desejaras a mulher do próximo.

Todo o povo gritou em uníssono:-

- Corta o sete... corta o sete.!!!!

Por isso o sete é cortado..... mas isso é uma piada... pois o sétimo mandamento deveria ser encaminhado aos MENSALEIROS

Setimo mandamento – NÃO ROUBARAS!!!!

Amigos que possam um dia estar na minha pele em ganhar muito dinheiro e se sinta que não vale a pena pense antes de se meter numa enrrascada, pois a sensação não é das melhores em sua vida...

Fui ate o cariri fazer o pagamento da semana aos funcionarios e o meu gerente financeiro se armou de duas arma de fogo 32 e me deu uma que eu preferi não pegar pois nunca usei e nem saberia destravar tal arma e preferi apenas acompanhar pois o pagamento na região é semanal.

Interessante que numa semana dos Borboletas azuis que disseram que ia chover e não choveu... na semana seguinte choveu 3 dias e 3 noites, e ninguém veio trabalhar e perguntei a todos:-

- Pessoal o que houve que vocês todos faltaram nestes dias, nem me deram satisfação????

- Doutor a empresa nos paga mas não mata a nossa fome e quando chove a gente planta de tudo, arroz , feijão, milho e temos que cuidar, pois a empresa um dia vai embora e o que vamos comer???

Com certeza o pessoal tem razão, pois a Wallig Nordeste a fabrica de fogão, montada nesta mesma época que la estive tinha falido e mais de 2000 profissionais foram demitidos e com isso foram muitos que sonhavam com um futuro melhor e acontece que uma empresa com 2000 profissionais não sobrevive pois os preços dos fogões se tornaram inacessíveis aos nordestinos e muito menos aos demais pelo Brasil devido o custo de transporte a distancia.

Tivemos a honra de ativar novamente o SENAI com os próprios pais como professores nos cursos práticos de Usinagem no curso noturno e assim pudemos tornar possível o sonho de novos meninos virem a substituírem seus pais futuramente quando da aposentadoria dos mesmo e terem orgulho de se tornarem profissionais tão competentes ou mais que seus próprios pais.

Com isso numa avaliação de minha atuação mesmo que por pouco tempo, pois num retorno de visita a família em relação a minha desistência em não aceitar a maneira incorreta de que possamos ser envolvidos em atos não adequados juntos aos orgãos de governo em financiamento e posições antagônicas aos modos e costumes orientais que meus avós me ensinaram que a honestidade e respeito são necessidades básicas para que jamais nos arrependamos no futuro de decidir pela nossa consciência plena que sempre estamos livres de processos judiciais ou acusados de sermos coniventes a desvios que se fazem junto a tais órgãos onde funcionários com poder aproveitam do caos que existe atualmente na lei da vantagem.

Ciente do dever cumprido, doei tudo que tinha no meu apartamento em Campina Grande e apenas solicitei que os meus documentos e livros técnicos de consulta fossem devolvidos via transporte rodoviário.

Somente voltei 7 anos depois para visitar os amigos que ali deixei durante esta minha estada e pelo curso de pós graduação em Administração que efetuei e aprendi muito de como se atuar e comportar com comprometimento e competência.

Anos se passaram e tais empresas não mais atuam na região e nem mesmo pude ter mais informações, sobre o que fazem os meus ex colaboradores, que deixavam de vir a empresa para plantar a sua necessidade de se alimentar.

Parabens a todos que me ajudaram a construir a empresa com sacrifícios próprios e sem ganhar uma hora extra, mas participaram dos cursos noturnos do SENAI para o bem de seus filhos, e com certeza fizemos a nossa parte em prol dos mais necessitados para aprender a serem futuros operadores de máquinas, bem como técnicos que com certeza darão bons exemplos a seus filhos ensinando a pescar e não dar o peixe.

Amigos, que sempre que quiserem fazer algo, ensine o que sabes, pois outros poderão trilhar o seu caminho pois plantar educação e respeito tem um valor para que futuros cidadões dessa nação sejam futuros exemplos de pessoas dignas e cultas para que não necessitamos importar médicos de Cuba, ou até mercenários de outros países que tinham ditadores e viviam garantindo o seu poder através do medo desses mercenários pagos para manter o poder, e estamos cientes de que o Brasil é o celeiro do mundo em produção de alimentos, que dia a dia vai acabando com essa idéia perniciosa de que invasão de terras produtivas por pessoas que nada tem e nem querem plantar para colher, mas obter lucro vendendo essas terras após a obtenção da escritura, pois jamais plantaram uma flor em seu jardim e nem tem noção sequer de que a lua se cobre de sombrinha dias antes das chuvas que chegam para facilitar a germinação das sementes, tudo isso é apenas um alerta a quem quiser aprender a plantar e colher em breve matar a fome de nossos semelhantes que sonham com um dia estar nas cidades, onde sem uma profissão jamais irão a lugar algum.

Disse Benjamim Franklyn, “destruam as cidades e mantenham os campos as cidades renascerão, mas se destruírem os campos as cidades fenecerão!!!”