minha vida de peão de trecho - Voltando a Argentina...

Argentina – Porto Iguazu

Por convite do Eng. Luiz Mello, nas férias merecidas na empresa atual na qual trabalhava, meu diretor e amigo João Yoshioka me convoca que o colega precisa de meus serviços de atender uma emergência na Argentina a serviços de uma empresa de Papel e Celulose, como sempre trabalhamos juntos em outras obras, como em Itajai, Guaramirim e Biguaçu, mais tarde em Goiania, não seria agora que não iria deixar o meu amigo enrascado por causa das minhas férias...

Assim segui viagem com o meu Del Rey que por 16 anos viveu viajando nas minhas viagens por esse Brasil atendendo as minhas necessidades por vários estados brasileiros, 16 desta República Federativa do Brasil..

Tomei a direção para o sul e com a certeza de chegar a tempo de ajudar o colega que tinha a necessidade de uma equipe de Controle da Qualidade

Assim ao chegar já fui convocado para o treinamento de integração, como é costumeiro e já participando no planejamento da Obra, que tinha varias pendências e qualificação de profissionais de soldagem..

Naturalmente estranhei bastante o costume dos argentinos que levam o seu mate quente onde estiver trabalhando, e se analisarmos é pior que o cigarro pois o cigarro é um vicio e o mate uma necessidade, principalmente no inverno e numa região extremamente fria, que no inverno não passa de 2 a 4 graus positivos e quando não temos algo abaixo de zero, tendo que aquecer os tubos para executar ensaios de inspeção de Líquido penetrante que o produto tem restrições de não ser executado abaixo de 16 graus positivos....

Tomando medidas imediatas e convocando os profissionais da empresa de outras obras que poderiam estar disponiveis por encerramento de seus serviços, busquei tais profissionais para virem me ajudar neste empreendimento...

Claro que com algumas restrições fui obrigado cercear algumas liberdades, e isso causou um mal estar com os argentinos que tem um sindicato forte e queriam fazer greve em obra, simplesmente transferi para outra obra por baixo rendimento e assim minimizei que tais profissionais continuassem minando nossos colaboradores...

Com o tempo todo o trabalho entrou nos eixos e o meu chefe que sempre atuou com planejamento estratégico de antecipar tudo para que quando for necessário tudo esteja na mão principalmente a logística envolvida com guindastes que são necessários para movimentação de peças pré-fabricadas e que são montadas através de guindastes e com profissionais especialistas devido os ajustes milimétricos...

Foi conturbado o nosso alojamento pois morávamos num hotel próximo a obra mas a qualidade de atendimento péssimo e um custo exorbitante, naturalmente afim de aproveitar pois nem sempre eles tem clientes suficientes para manter o efetivo e a disponibilidade de todos os quartos ocupados...

Eram quartos úmidos e mofados, com fronhas e lençóis todos rotos ou rasgados, simplesmente um desleixo a nível de hotelaria inaceitável, fui a loja comprei novos lençóis e novos travesseiros mandei queimar tudo aquilo velho sujo e mofado...

Como exemplo a outros que estavam no hotel fizeram o mesmo pois temos que sujeitar a ter um tratamento de nível familiar pois deixamos nossas famílias para seguir com a empresa pelo trecho, e o meu chefe e amigo, mandou recolher todas as notas fiscais gastas e nos repôs em valores que tínhamos pagos para melhorar a qualidade de onde iríamos dormir e descansar para que no dia seguinte estejamos satisfeitos de uma boa noite de sono e bem recuperado para atuar condignamente nos nossos trabalhos, pois foi para isso que fomos convidados, como no meu caso em pleno gozo de minhas férias merecidas que amei estar ali para ser a diferença em atuar não somente dentro da obra, mas no convívio com os demais que vivem ali por 24 horas trabalhando ou descansando merecidamente depois de um longo dia de trabalho...

Ser parceiro em alguns casos vale a pena pois todos te respeitam não apenas como chefe, mas como alguém que ali esta junto no dia a dia afim de minimizar danos para a nossa saúde, pois se tiver uma alimentação inadequada, ou um trabalho sem a mínima segurança, pode vir a ter um incidente ou acidente com gravidade extrema com a perda de vidas importantes não somente a obra, mas as familias que esperam o regresso do pai, irmão ou filho que foi para a guerra desse nosso dia a dia em obras que não deixa de ser uma batalha diária contra o stress, cansaço e calor , pois trabalhar todo protegido mas num calor de mais de 50 graus devido o pré-aquecimento dos matérias de aço carbono e liga especiais como utilizados em tanques e demais itens que exigem pré-aquecimento antes da soldagem e pós aquecimento após soldagem, fazendo com que devido tais aquecimentos acima de 200 graus Celsius faz com que o ambiente não seja menos de 70 graus, que os profissionais no trabalho, são obrigados se permutarem a cada 10 minutos de solda e mais 10 de descanso fora da área de trabalho e assim executar os serviços previstos para que aconteçam a tempo e prazo pré-estimados e controlados quanto a eficiência através de medições de temperatura controlada...

Amigos , nem sempre tudo isso é tão fácil como relatar, pois nem sempre todos que chegam numa obra , colaboram como esperado, e de tal forma que nem sempre são regalias as nossas experiências trocadas, pois nem todos estão imbuídos de dar sua colaboração, e nem sempre estamos em nosso país, em terras argentinas as leis dos sindicatos são prerrogativas para pararem a obra e simplesmente abandonar os equipamentos , que não é aceito pelos patrões, afinal são muito bem pagos, mas como nem sempre estão empregados, querem que as obras prorroguem os prazos e assim possam garantir o emprego por mais tempo...

Tivemos assim que meio ao trabalho demitir toda uma equipe de soldagem, e qualificar novos soldadores aqui no Brasil e encaminhar para o trabalho e assim finalizar no tempo programado e que a empresa contratante nem quer saber de quem é a culpa, e quer a obra no prazo estipulado, e com multas caso não se cumpra...

Vivemos assim atribulados pelo lado técnico em cumprir as normas de segurança e ambiente insalubre devido as altas temperaturas, bem como nosso efetivo com interesse de terminar a obra no prazo, e se nosso chefe não for competente e que tenha jogo de cintura, com certeza estávamos enterrados em mil problemas que surgem dia a dia, e não são problemas de equipamentos ou ferramentas, mas problemas de ser humano insatisfeito, ou não preparado para tal desafio de começar e terminar algo em que se ofereceu quando desempregado de que cumpriria a sua parte....

Cabe a nós encarregados e supervisores conhecer os lideres quase sempre escondidos entre os demais que minam tais serviços, sem que percebamos que quem lidera nem sempre esta a frente de uma greve, pois com certeza estará sueito a ser demitido e assim usa os tais bois de piranha para que sejam taxados de líderes e assim esses são demitidos e os lideres continuma como “lobo em pele de cordeiro”

Terminamos nossa tarefa com agradecimento do Cliente que apesar dos problemas que tivemos com empregados contratados na Argentina, mas finalizamos com todos nossos brasileiros atuando e dando mostras de que em obras com responsabilidade e qualidade, nosso profissionais são bem melhores que os nossos vizinhos que se julgam especialistas , so se forem em mate e em greves da CGT, famosa entidade que há muitos anos organiza as greves em toda a Argentina e derruba governo com a maior facilidade, pois tudo isso remonta dos tempos de Peron e Evita....

Nem por isso tivemos que viver do medo de depredações, na obra, mas são muito espertos de darem cabo das maquinas de solda com simples banho de mate quente e a mesma não funcionar mais devido o isolamento danificado.

Assim temos que observar quem atua e quem não atua e tudo isso faz parte quando estamos atuando e regime de tarefas e que sejamos profissionais e que sejam verdadeiramente profissionais responsáveis que tenham interesse de terminar nosso desafio a prazo e tempo cumprido de tarefas sem excesso de horas extraordinárias , pois isso onera em mais 50 a 100% os custos da obra que nem sempre foram previstos com alguma gordura como dizemos no linguajar de peão...

Amigos que atuaram comigo, como o Clotario, que chegou e já foi mudando a configuração do usuário , invandindo a mesa do patrão e que ao encontrar o rastro de quem mexeu em seu computador , lá estava assinado com letra tipo Arial... Clotario – Inspetor Dimensional....

Esse meu amigo hoje dono de um Super Mercado em Senador Canedo, após casar com a nossa Secretaria Sonia, e com mais 3 filhos que ele assumiu criar como seus , e enteados que o amam como pai e esse foi e será sempre um dos meus melhores amigos que homenageio por esta obra que juntos fizemos acontecer sob a batuta do mestre e maestro Dr. Luiz Mello....