minha vida de peão de trecho - Argentina...

Alto Parana – Porto Iguazu - Argentina

- Estamos chegando no Aeroporto de Foz do Iguaçu, senhores apertem os cintos e coloquem o encosto de sua cadeira na posição vertical! E obrigado por utilizarem nossos vôos, esperamos vê-los num próximo vôo conosco!!!

Assim com a voz agradável ouvidos a comissária chefe nos informar que chegamos ao nosso destino e a temperatura la fora está de 30 graus positivos.

Ao descer procuro um taxi, e o mesmo diz que para ir até o hotel vai custar R$ 200,00 .

Passo numa locadora, o custo do veiculo por dia R$ 100,00 e km livre.

Não pensei duas vezes, afinal com a certeza de que temos que dar satisfações ao nosso chefe maior na segunda feira.

Procurei pela minha reserva no Hotel cinco estrelas, e estava reservado para nos dois uma vaga de um quarto com duas camas de solteiro.

Assim eu e o meu colega de quarto subimos para nosso quarto e fui tomar o meu banho para descer e conhecer a cidade, afinal estamos numa sexta feira e viemos para um curso de treinamento para Inspeção por Ultra-som na nossa contratante que estamos fornecendo para a Represa do Rio Parana a maior Hidroeletrica que vai represar e inundar a cascatas de Sete Quedas acima da região mais de 150 km

Tal tamanho dessa massa de água represada para a maior hidroelétrica da America Latina com 18 turbinas de geração de energia elétrica, e que com a nossa visita para tal treinamento e conhecimento de tal magnitude de obra nos sentimos uma formiga perante a barragem de mais de 120 metros de altura.

Foram apenas uma semana programada para a Inspeção, e mais uma semana de treinamento para nosso pessoal de Soldagem, que viriam na outra semana seguinte.

Assim almoçamos na cidade , pegamos nosso carro alugado e fomos até o outro lado da ponte para conhecer , mas como a gasolina era mais barata, arriscamos colocar e completar o nosso tanque de combustível, mas nos arrependemos pois a qualidade da gasolina era totalmente ruim e com certeza de que tal preço não compensava o risco de prejudicar o motor por pré-detonação da mesma na camara de combustão devido ao baixo índice de octanagem da gasolina paraguaia.

Ao ouvir os cantores peruanos com suas musicas e flautas, compramos seus CD-s para levar de presentes aos nossos parentes, e aproveitamos e compramos o whisky do outro lado da ponte, pois no Brasil seriam mais que o dobro o preço da mesma garrafa, mas não percebemos que eram falsos , só soubemos quem os bebeu e os conhecia disseram que fomos enganados .

Na segunda feira liguei pedindo a autorização para o aluguel do veículo em vez de usarmos o taxi, pois o preço dos taxi estavam muito exorbitantes, e o diretor me disse:-

- Se te conheço bem, na sexta feira com certeza você alugou o carro, e está com ele e so quer formalizar o pedido???

- Sim chefe, precisava sua autorização, mas com certeza que estamos economizando para a empresa para que tenhamos acesso a ir ao treinamento, comprar alguma coisa no lado paraguaio e poder conhecer a região pois é a primeira vez que venho a Iguaçu.

- Ok, e faz um favor pesquise o preço dos hotéis em toda região, pois vou mandar nossos funcionários trabalharem ai e quero que você pesquise e quanto eles fazem para o mínimo de 100 pessoas por hotel.

- Tudo bem chefe, ordem dada estaremos pesquisando tanto no Brasil como no Paraguai, pois o preço do nosso Hotel Burbom seria muito caro para qualquer dos nossos profissionais.

- Outra coisa, na semana que vem nosso pessoal da Soldagem estará por ai então já deixa o carro encomendado ou esse mesmo reservado para que eles utilizem e vocês voltem vivos e tranqüilos.

- Valeu chefia, vamos providenciar tudo e com certeza avise que no parabrisa do veículo estará bem grande o nome da nossa empresa, como publicidade gratuita, no aeroporto de Foz do Iguaçu.

Durante o treinamento percebemos que viemos aprender o que sabíamos e falavam tanta besteira sobre o assunto, que na terça organizamos de ir ate Sete Quedas pois brevemente tudo aquilo seria inundado, e nos teríamos somente essa oportunidade de outro para conhecer a região....

Pegamos dois colegas de sala de treinamento, e pedimos para eles rabiscarem o nosso nome como presentes na aula pois iríamos conhecer rio acima visitando as demais cidades de Cascavel e Guaira onde existia as quedas dagua.

Seguimos a viagem pela manhã de terça e fomos até Guaira e la chegamos na hora do almoço, visitamos por 2 horas todas as quedas dágua e regressamos pela estrada e ao ultrapassar um ônibus, não percebemos que passamos a entrada de Cascavel

Ao notar que estávamos passando por algo que não tínhamos passado, paramos e perguntamos no posto de gasolina se já tínhamos passado a entrada de Cascavel, e os funcionários do posto disseram:-

- Chefia estamos a 30 km da entrada, tem que voltar, e quando perceber uma subida tem a variante que o Sr. Vai ter que entrar a direita e fazer a conversão a esquerda e pegar a estrada para Cascavel e o resto seguir em frente que o Sr. chegara a Foz do Iguaçu.

Assim retornamos os 30 km e entramos na estrada e vimos um casal pedindo carona, eram Holandeses que falavam Francês e estavam querendo chegar a Foz do Iguaçu, e como estávamos indo nessa direção não custava nada dar a carona a eles, apesar do medo de dar carona a estranhos.

Segundo o casal só nos paramos, pois estavam há muitas horas a espera de uma carona, mas disseram que nos brasileiros somos muito desconfiados de ladrões que usam esse método para assaltar ...

Quando chegamos em Foz do Iguaçu perguntamos se eles tinham algum local para ficar, e disseram que não e que estavam viajando com pouco dinheiro e que se soubesse de alguém que poderia empregá-los pois eles sabiam cozinhar muito bem.

Daí chegamos no Hotel Burbon , e falamos com o Maitre do restaurante que informou que o Hotel de frente do Burbon tinha perdido seu cozinheiro Francês, e um holandês ia se dar bem... não deveria dizer que era holandês, e sim Francês.

Levamos os casal ate o hotel vizinhos e demos nossas referencias que o conheciamso de longa data e gostaríamos de saber se eles tinham vaga para um chef de cousine Francês....

Na hora apareceram varias pessoas pedindo e agradecendo o nosso favor e ate voltamos no fim de semana para degustar a comida francesa do nosso amigo holandes

Valeu a pena ajudar e eles ficaram tão agradecidos que me deram seu endereço da Holanda, pois assim que pudessem com dinheiro ganho continuar a sua viagem prevista em 2 a 3 anos a volta ao mundo e que já tinham passado por alguns países.

Com certeza estarão já viajando de novo por novos projetos de viver essa aventura e viver seus sonhos buscar em outros países seus conhecimentos e poder vivenciar culturas diferentes e que nessa empreitada possam vivenciar seus sonhos.

Acredito que nem sempre tudo isso se realize como planejamos, se não tivermos apoios como o que fizemos para tal casal vivendo e conhecendo novos povos não tão solidários ou que nem mesmo possam dar ao luxo de falar a mesma linguagem que eles entendam.

Assim nesse momento podemos vivenciar que todos tem a mesma chance de ter maior ou menos interesse em ajudar outras pessoas.

Como bom peão de trecho que não teme riscos que nem sempre sejam de dar carona a qualquer um pelo trecho, pois nem sempre possamos advinhar que tal passageiro não seja mau elemento e queira aproveitar a chance de nos atacar e roubar nossos pertences ou até mesmo nos matar, portanto não aconselhamos jamais dar carona pela rodovia sem pleno conhecimento de quem peça essa carona.

Acredito que cada cabeça uma sentença, mesmo que tais pessoas possam vivenciar poucos momentos de tal segurança, mas se previnam, pois todos podemos viver nossos anseios e as nossas sonhos de alcançar um futuro melhor.