minha vida de peão de trecho - Entre divisas ES e BA...

Mucuri (Bahia) – Pedro Canario (ES)

Talvez já tenham ouvido falar na empresas de PAPEL e CELULOSE, ou na região Sul da BAHIA , pois é amigos fomos para uma tarefa de construir tanques de destilação na empresa Bahia Sul , e com a tarefa de inovar e utilizar material DUPLEX, como já tinha trabalhado com tal material na base da Planta Industrial de Papel e Celulose , em Eunapólis, não foi difícil preparar corpo de prova para executar a qualificação especifica dos profissionais a serem nossos soldadores.

Assim também como tínhamos tido um sucesso enorme em executar Ultra-som com a Raquel que esteve em Eunapolis e poderia nos auxiliar nesta nova tarefa a contratamos para o recebimento de materiais a serem inspecionados para que não tivéssemos surpresa quanto a qualidade de fornecimento de materila com costura fornecidos por empresas chinesas.

Foram trabalhos de executar a montagem em tempo recorde, de um tanque de DUPLEX em 45 dias, com apenas 6 soldadores especialistas, qualificados e de tal forma que com as sugestões de montarmos os anéis com espaçamento inferior de 1,20 m e acesso interno e externo por andaimes e após soldagem e inspeção das soldas por ultra-som e as demais soldas de interligação no local da base e demais tubos de ligação e bandejamento e posterior carregamento e finalmente a interligação de Titanio que foi executado na área com requintes de laboratório, isento de pó e vento, tarefa essa executada por um especialista e soldagem dos tubos por solda orbital com automatização e operação assistida.

Toda tecnologia utilizada, foi devidamente acompanha por este Inspetor de soldagem , especialista em Caldeiras ASME, e demais fiscais que acompanharam e aprovaram nossos métodos de execução e tal tarefa devidamente planejada e executada em tempo recorde de 45 dias envolvendo a parada de 1 semana com previsão da empresa e liberação dos guindastes de maior porte, para utilização durante as soldas de campo na base do tanque com disponibilidade totalmente definida e de tal forma que seu tempo disponível entre execução e movimentação dos mesmos seriam programados com antecipação de 24 horas, devido translado e posicionamento para tais disponibilidades com aluguel hora de R$ 75.000,00.

De tal forma que qualquer deslize no planejamento do trabalho tais prejuízos do cliente seriam impostos em nosso faturamento para tal sorte não tivemos nenhum atraso de nossa parte apenas dias com chuvas que por motivo de força maior não seria imputado multas, o que ocorreram em três oportunidades.

Todavia a partida da planta por parte da contratante não teve nenhum atraso, pelo qual todos nos fomos parabenizados, de auxiliar de solda ao diretor da empresa Companhia Construçoes e Montagens, que atuamos com brio e se não fosse problemas pessoais em pleno salão de festas num bordel que nossos engenheiros chefes acabaram depois de beberem suas cervejas misturarem prazer com trabalho...

Ao saber de como tudo isso ocorrera, perguntando ao meu chefe que estava de óculos escuros por uma semana, me explicou que:-

- Cara, depois de algumas cervejas, eu estava afim de cobrar porque eu tinha que pagar pelo aluguel do ônibus se a empresa utilizada os serviços para 12 profissionais e só tínhamos dois profissionais que pegavam carona no ônibus do nosso parceiro e colega de nossa mesma empresa , mas de outro contrato.

- E daí você foi brigar com ele, para que ?

- Ele me provocou que eu não sou homem, e daí já tinha tomado todas e quando fui dar um soco nele .. nem me lembro mais o que aconteceu... cara???

- Aconteceu dele te dar um murro na tua cara e tivemos que levar você por hospital com suspeita de deslocamento da retina....

- Sou burro, brigar com um colega... por causa de peão num bordel e ainda apanhar e sair carregado de lá....

- Pois é amigo , da próxima vez entra num ringue de MMA , e convida o cara para uma briga pois com certeza a peãozada vai adorar a briga e ver vocês se baterem ali no ringue....

Soubemos que o vencedor dessa briga como sempre adorava beber e dirigir em alta velocidade, perdeu o controle do carro atravessou uma pista na contra mão e ainda ultrapassou o guard rail e bateu numa arvore e esta paralítico da cintura para baixo.

Sabemos que perdemos um bom profissional como chefe e como líder e bom de briga, mas irresponsável consigo mesmo em beber e dirigir...

Obra essa que teve vários problemas sentimentais, pois nosso inspetor convidou a sua amiga para vir visitá-lo na obra, e se acidentou e quase destruiu o carro de seu marido, numa curva acentuada e como ela não conhecia a estrada estava em alta velocidade e de tal forma que acabou perdendo o controle e por sorte estava a mais de 100 metros da ponte sobre o rio que passa próximo a fábrica e parou ainda no acostamento e toda temerosa, que tivemos que ajudar e qual não foi a surpresa de que tudo por causa de um dos nossos colaboradores, que teve que faltar e levar o veiculo ate a casa dela pois o carro ainda estava em condições de rodar, mas a motorista não tinha condições de voltar dirigindo tal veículo.

Enfim o trecho nos mostra que todos são bons profissionais e bons amantes e alguns excedem na qualidade de bons amantes que abusam da sorte e poderão a qualquer hora , levar um tiro de sal como nosso amigo Serelepe que não foi tão rápido quanto Romario de sair da frente da bola quando o Branco chutou de fora da área e o Romario estava bem na frente e cobriu o goleiro da Holanda em 1994 e o Brasil foi tetra campeão nos Estados Unidos.

Ficamos residindo em Pedro Canário num hotel simples que tinha uma piscina abandonada, mas que se nadamos em rios poluídos como em Coari ou Urucu, não vai ser em Pedro Canario que iremos deixar de aproveitar a água disponível da piscina do hotel...

Assim amigos vivendo no trecho aprendemos que o patrão tem todo o direito de exigir o que estiver ao nosso alcance dentro e fora da obra, mas fora a nossa vida temos o livre arbítrio de viver apanhando de um colega em pleno bordel, ou batento e saindo bêbado dirigindo e se tornando um inválido pelo resto da vida, e essa escolha é simplesmente tua....

Seja seguro e responsável , sempre pois tua família te espera em casa, com certeza de que você é um bom pai, um bom irmão e um bom filho que para casa retorna após um trabalho por meses sem visita a família mas volta são e salvo, para alegria de seus maiores amores de tua vida, e não para os braços das amantes profissionais que desejam apenas o teu dinheiro que por horas de trabalho você muitas vezes gasta em prazeres tão fúteis e pode perder o caminho de seu lar, por uma doença sexualmente transmissível, ou ate mesmo perder a vida numa discussão com alguém armado e deixar de viver os prazeres verdadeiros da vida.

Seja responsável pelos seus atos fora e dentro do canteiro de obra, pois tu és nosso representante de nossa empresa, pois teu nome representa a nossa empresa la fora e o teu uniforme é o nosso cartão de visita.

A empresa que te contrata, te contrata na verdade por 24 horas de tua vida dia após dia, pois a empresa é responsável pelos teus atos e pelas suas omissões em caso de saber de um fato grave e não informar ao seu encarregado ou supervisor, pois poderás salvar a vida de seu colega orientando de como executar corretamente qualquer trabalho que conheças melhor e saiba que toda a prevenção quanto ao trabalho executado é importante.

Nunda deixe de informar da falta de proteção de um equipamento girante, que pode acarretar um prejuízo maior podendo machucar ou até amputar um braço de um profissional ou causar um acidente não programado por uma condição insegura ou por um ato inseguro.

Cuide de seu próximo sempre , pois vivemos juntos por mais de doze horas, portanto somos irmãos em qualquer trabalho árduo onde cada um pode ajudar a evitar qualquer acidente de trabalho, pois por falta de conhecimento ou treinamento especifico ou má utilização de um cinto de segurança pode aleijar um profissional durante seu trabalho se ocorrer um acidente involuntário não previsto e se o cinto estiver apoiado ou amarrado na cintura pela frente haverá danos na coluna cervical que poderá aleijar seu parceiro de trabalho, portanto cabe a você se ver algo irregular alertar a ele ou seu encarregado responsável pelo ato inseguro.