minha vida de peão de trecho - Eunapólis... Bahia...

Eunapólis – Bahia – Veracel

Quando fui convidado a participar de uma entrevista, jamais pensei de ir atuar numa empresa brasileira que iniciou com seu engenheiro Dr. Oscar Simonsen, que durante anos de esforço e trabalho em 20 anos tornou sua empresa em recordista de projetos e trabalhos com a Qualidade Assegurada através da ISO 9001 e ISO 14001 e OHSAS 18001.

Assim durante a entrevista com Enga. Cleonice Patrocínio, a Gerente da Qualidade da Sede da empresa e participante ativa junto a empresa de Petroleo e Gás na qualificação dos fornecedores e buscando assim a parceria em todos os investimentos da Contratante e fornecedores de bens de consumo, matéria prima e naturalmente profissionais qualificados junto a ABENDI , SEQUI , FBTS , entre outros.

Cheguei numa época conturbada de transferência da Sede , onde a empresa estava há mais de 15 anos sediada junto a Estação Jabaquara do Metrô, passando para uma rua mais próxima da Praça da Arvoré , ainda no mesmo bairro, mas com instalações e projeto desenvolvido pela esposa do Dr. Oscar, com todas as técnicas de aproveitamento da iluminação solar buscando assim a aplicação da sustentabilidade e conservação do meio ambiente, e melhor atendimento ao cliente com instalações confortáveis em um ambiente agradável de trabalho.

Fui feliz em atuar nesta conceituada empresa, não somente pela sua equipe de trabalho, mas também pela formação técnica e de alguns profissionais como o Dr. Vatavuk, ex Diretor da NORDON, detentora de vários prêmios de projetos desenvolvidos junto a multinacionais de petróleo e gás e demais empresas Nacionais e Multinacionais.

De tal forma que desenvolvemos novas idéias afim de facilitar os trabalhos de execução das montagens a céu aberto com a devida proteção a soldagem automática e com sucesso de um projeto filandês de macaco hidráulico executando os serviço de montagem suportado na base e com a elevação do teto chapéu chinês e com seus anéis sendo montados e sendo elevados pelo macaco hidráulico ate que o tanque fosse completamente executado , ensaiado e aprovado, projeto esse naturalmente inédito no Brasil e para todos um desafio.

Participei desde o inicio com Dr. Vatavuk que tal serviço seria algo não apenas interessante mas inovador e por isso com muitas surpresas pelo campo, mas com sucesso garantido e facilitação pois o método consiste em agilizar a solda e de forma que os profissionais um pelo lado de dentro e outro pelo lado de fora executa a soldagem da chapa calandrada com a devida cautela ma devidamente protegida de vento e ou chuva pois as cabines dos profissionais são fechadas e que com ventiladores pois sempre há chances de fungos metálicos possam entrar na mesma e prejudicando com a saúde do profissional.

Ao conhecer o filho do dono da empresa que estava na época estudando o colegial e iria possivelmente estudar para engenheiro , pois era o sonho de seu pai deixá-lo no comando geral da empresa após a sua aposentadoria, e recentemente em uma obra o encontrei já como Gerente de Obras e responsável pelas decisões dos empreendimentos da empresa de Montagens , atualmente com mais de 3800 profissionais qualificados executando serviços junto ao mercado brasileiro e mostrando a todos que uma empresa que começou com a persistência e determinação de seu dono em 25 anos está a frente de muitas empresas multinacionais empregando brasileiros e até mesmo estrangeiros para atuar em toda América Latina, inclusive no exterior.

Fomos após todo o treinamento na fabrica em Santo André com Dr. Vatavuk, durante dois meses nos orientou e executamos os procedimentos de como montar os tanques, tais sugestões e vários dispositivos criados especialmente para este projeto, foram naturalmente projetados para tal fim com testes para comprovar a sua eficiência , pois este profissional nos lembra as historinhas infantis dos nossos gibis que existia um inventou o Professor Pardal, mas esse não é maluco, pois as suas idéias são geniais e foram testados e aprovados em campo.

Chegamos em Eunapolis, onde a empresa filandeza já há 10 anos antes da implantação da fábrica de celulose implantou um SENAI para treinar a mão de obra local para futuro aproveitamento dos profissionais que iriam trabalhar na empresa, inclusive fazendo estágio na Finlândia , na fábrica de papel trazendo assim a sua tecnologia a nossos técnicos e engenheiros que foram estudar e desenvolver seu intelecto para voltar especialista em produção de papel e papelão no recôncavo baiano, próximo a Porto Seguro e Eunapólis.

Naturalmente todos que atuaram neste projeto de treinamento residentes na região não apenas fizeram o lado técnico como plantaram milhões de pés de eucalipto na região para que em 10 a 20 anos sua produção de papel e celulose não dependa de fornecimento de matéria prima externa , tendo a facilidade e a quantidade de terra a ser plantada e replantada na região com mais de 1.500.000 ha, somente de eucaliptos, naturalmente devidamente já previstos com espaçamento entre as mesmas para facilitar a colheita mecanizada com equipamentos de corte e retirada dos galhos e com aproveitamento total do eucalipto, pois as folhas serão também utilizadas como fertilizantes para o próprio terreno após retirada do sumo das mesmas e utilização para fins medicinais ou de limpeza.

De tal forma que a empresa pretende continuar investindo e ampliando a sua fábrica com plano de expansão para dentro de 10 anos e com certeza de que o Brasil seja autosuficiente em produção de papel e celulose neste século.

Com mais de 1200 profissionais somente de nossa empresa e mais 10000 atuando nas demais empresas que executam outras montagens de equipamentos e demais tanques de decapagem para branqueamento com ataque acido, pois todos os tanques com novos materiais menos espessos mas com maior durabilidade foram utilizados para tais reservatórios, material de marca registrada DUPLEX com 70% de aço em sua formulação química e 30% e Cromo e Niquel que forma o Aço Inoxidável e assim tornando o material menos suceptivel a corrosão e ataque acido dos químicos de branqueamento da celulose ate chegar ao papel que utilizamos em nossos cadernos.

Participamos deste projeto com uma equipe de profissionais residindo a 40 km de distância e assim com 1 hora de trajeto todos os dias de ida e mais 1 hora de trajeto de volta quando não chovia, pois em dias de chuva poderíamos ficar atolados e bloqueados nas estradas de acesso a fábrica que não eram asfaltadas nos primeiros 20 km utilizávamos a rodovia que liga Eunapólis a Salvador, e depois entravamos numa estrada de terra de 42 km. Ate chegar a base da empresa VERACEL.

Projeto este que teve a duração de dois anos e meio, mas foi executado com perfeição e sem acidentes pois a empresa atuou com Segurança e treinamento dos profissionais que atuam em condições em área confinada ou em altura.

Tivemos apenas um acidente na empresa em trajeto justamente com o nosso colega da fiscalização em uma batida frontal de dois veículos nessa estrada de terra com a poeira o mesmo não viu outro veículo na curva e por sorte devido a orientação de no máximo 40 km/ hora nessa rodovia de acesso não houve maiores danos que uma luxação na perna do profissional e danos materiais no veículo da empresa.

A todos que participaram deste empreendimento, sejam da empresa na qual atuei bem como nas demais que juntos pudemos trocar favores e empreendemos nossos dias e noites para que o cumprimento dos prazos e a qualidade como primordial fossem cumpridos as metas e até hoje tenho amigos que foram meus fiscais e que agradeço o apreço e a dedicação de nos orientar e jamais punir, pois estávamos todos imbuídos em atingir nosso sucesso e agradecer a Deus de nos ter protegido de qualquer acidente ou incidente, pois a vida é mais importante que não tem preço você chegar em sua casa e poder abraçar seu filho ou neto... como você saiu e voltou inteiro e salvo e naturalmente com o dever cumprido.

A ti Eng. Antonio Junior, que acredito ainda possamos um dia a voltar trabalhar de novo juntos, pois nesse momento de poder escrever um pouco da minha vida de trecho acredito que seus filhos e netos se os tiver estarão orgulhosos de que fomos nós que pudemos participar desse caderno sobre a mesa que com certeza tem um pouco do papel fabricado por essas empresas empresas que construímos pelo país em nossa vida profissional.