minha vida de peão de trecho - Vitória ES...

Vitória – Serra, Cariacica, Vila Velha

Novos projetos, novos desafios, e novos amores proibidos... mas assim somos nos todos nessa vida peregrina de viver momentos saudáveis e outros não tão saudáveis ou meramente passageiros em aviões de rota já predeterminada pela empresa, ou para lazer a busca de prazer....

Assim são todos os colaboradores desse trabalho árduo, que todos dividem suas horas de empenho em locais nem sempre tão agradáveis como foi a minha passagem por Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica no Espirito Santo...

Claro que nem me lembro de tantos detalhes que possa tornar viável que eu me lembre de cada uma das pessoas que possa ter conhecido nesta minha vida em terras capixabas, ou de gente maravilhosa e como dizem por lá “papa goiabas” tanto que ao entrar no avião com destino ao ES, o comandante já informa a temperatura em Vitória e estaremos descendo no Aeroporto de Goiabeiras as 9 horas e 45 minutos...

Chegamos e sigo a rotina de sempre de pegar minhas malas que sempre são duas pois a valise com o note book vai comigo como bagabem de mão , e as minhas recordações dos bons tempos que vivi em outras obras fazem com que as esperanças de algum tempo de trabalho ...

Como fomos contratados para atuar como fiscais de 4 empresas prestadoras de serviços, principalmente 3 delas empresas multinacionais estrangeiras e de tal forma com mordomias aos estrangeiros...

Empresa japonesa, italiana, alemã e inglesa atuaram durante 4 anos para montar a instalação de equipamentos de Siderurgia para laminação de chapas de aço com 1,2 mm, de tal forma que tais itens eram adquiridas da importação de produtos manufaturados com matéria prima brasileira que eram encaminhadas por navio a empresas holandesas, japonesas e americanas que por lá laminavam tais chapas finas e esta empreitadas foi um desafio de ampliação da Siderúrgica , ou seja onde já trabalhavam cerca de 4000 profissionais, tivemos que contratar mais 2800 profissionais para atuar como executantes e mais 300 profissionais que atuavam como fiscais como no nosso caso...

Reuniões entre Cliente e executantes, eram sempre em língua inglesa a todos envolvidos e as reuniões eram traduzidas aos demais para a língua portuguesa e demais informes em desenhos em padrões tri-lingue , inglês, japonês e português de forma que todos pudessem entender e executar suas tarefas de forma organizada e tecnicamente adequada e aceitável nos padrões de normas internacionais....

Naturalmente atuando de forma exigente fui taxado de muito exigente, e os italianos pediram a minha saída e me 9 meses de trabalho, simplesmente o Gerente da empresa italiana, exigiu a minha demissão, sem o qual não pagariam a fatura a nossa empresa como retaliação...

O meu gerente técnico e o diretor de obras da empresa a quem prestava serviço, em bom tom tentou me explicar que teria que me dispensar e me disse:-

- Meu amigo, os italianos querem a sua cabeça, mas sei que você é muito querido pelo nosso executante alemão que são teus fãs, e sei que seu relacionamento com os japoneses também tem sido excelente...

- Sem problemas, chefe, já tive um convite para atuar junto a outra empresa alemã como fiscal desse trabalho que os italianos prestam a nós....

Assim me despedi de todos meus colaboradores que atuavam com os italianos e fui me apresentar aos alemães e claro, como prestava serviços pagos pelos italianos o meu salário simplesmente dobrou quando fui transferido para Fiscal dos italianos e voltei logo após ao almoço ate o escritório do Gerente dos italianos e ao entrar na sala o italiano gritou:-

- O que tu faz aqui, japonês ....???? Já mandei dispensar seus serviços, e não quero você atuando mais na minha empresa... ainda não entendeu????

- Prezado amigo, se posso ainda te considerar amigo, pois a partir de agora você e sua equipe presta serviços a empresa alemã e agora sou o Gerente da Qualidade e Fiscal deste contrato com vocês italianos.

- Como????? Você fiscal dos alemães???? Como assim????

- Sim amigo, você me mandando embora fui promovido e ganho o dobro e ainda agora você está convidado para uma reunião de trabalho daqui 1 hora na minha sala com alemães. Esteja lá as 15 horas e não se atrase, entendido???

- Sim... obrigado... me desculpe ... mas estarei lá engenheiro... e obrigado!!!!

Saí aplaudido pelos meus comandados pois pude sair pela porta da frente e voltar por cima como fiscal do Cliente...

Logo as 15 horas, o italiano gerente participou da reunião e não disse nada durante toda a reunião e se comprometeu a cumprir as datas previstas para executar as tarefas que estavam previstas por mim na área de minha responsabilidade que o italiano não queria fazer , mas agora não era mais um pedido meu, mas uma ordem de que tudo agora seria de acordo com o meu critério e energicamente seria cobrado ou ele sairia do contrato....

Após a reunião o gerente foi tentar falar com o meu chefe que me contratou e com o diretor da empresa alemã , que informaram a ele que exatamente o que eu informara a ele ou ele cumpria as determinações ou seria a sua PORTA DA RUA...

Assim durou mais 3 semanas e o mesmo foi pego embriagado na obra e foi sumariamente demitido pois alcoólatra dentro do contrato não era permitido e ainda de um líder de empresa não era permissível como mau exemplo de um profissional técnico e irresponsável por tais atos...

Daí para frente o diretor da empresa italiana, que já me conhecia mas nunca me hostilizou e sempre observava as minhas idéias produtivas e de forma técnica que dava condições de executar e não executar nada em desacordo as normas e especificações técnicas...

Algumas propostas minhas em substituir os ensaios radiográficos que exigiam parar a produção para a execução das tarefas de Raio X, substituimos com Ultra-som e provamos ao cliente final a qualidade dos ensaios de Ultra-som seriam bem mais aceitáveis e que poderia se trabalhar juntos sem a necessidade de parar a produção das demais áreas envolvidas e em beneficio ainda dos custos serem minimizados em 8 milhões de dólares já previstos em radiografia e economizaríamos esse valor em executar outro ensaio substituto...

Tais idéias minhas foram bem aprovadas e tal isenção de eliminar so executamos algumas radiografias nos fins de semana que todos estavam de folga, e assim ganhamos milhares de horas produtivas ...

Assim eliminamos os atrasos e nosso planejamento e os prazos foram alcançados através da permuta de ultra-som por radiografia e com equipes atuando durante o dia sem a necessidade de aguardar o resultado, pois o processo detecta a falha e pode ser corrigida de imediato...

Durante, quatro anos atuando inclusive com a Toshiba, que seus profissionais so falavam em língua japonesa, e aconteceu um fato inusitado e hilariante, pois fui ao chefe geral da Toshiba, pois o meu cliente tinha um colega que queria saber quem fez o serviço de danificar o equipamento já limpo para ser dado a partida e encontramos óleo no equipamento de qualidade inferior....

Ao ser interpelado, o supervisor olhando para nos disse em sua linguagem que era nosso serviço porco.

E de imediato em sua língua japonesa pois sou neto de japoneses e disse olhando nos olhos dele:-

- Nosso, não.. teu serviço porco... seu profissional incompetente ... tome cuidado, pois podes perder o seu emprego agora... entendeu????

E o Chefe geral pediu desculpas pelo seu supervisor falar em japonês e nos ofender, mas que não aconteceria mais... e disse a ele que iria tolerar dessa vez... mas na próxima com certeza será demissão sumária e devolução para o Japão... entendido???

E assim naquele momento o clima esquentou mas expliquei ao meu colega cliente que o japonês supervisor foi deselegante dizendo que éramos nós brasileiros que tínhamos contaminado o equipamento com óleo sujo....

- Diz para ele que vou mandar esse japonês... para aquele lugar... (impublicável)

- Fique tranqüilo pois disse para ele na língua dele que quem fez o serviço porco foram eles e que na próxima ele terá demissão sumaria e devolução para o Japão...

- Beleza , cara não sabia que você falava japonês... parabéns, fala inglês, entende alemão, fala Francês... cara .. .você é poliglota cara???

- Que nada amigo eu me viro e etendo alguma coisa e falo e entendo japonês porque fui criado com meus avós que vieram do Japão e so falavam comigo na língua japonesa, daí quando eles falam eu entendo tudo , mas nem sempre consigo responder a altura, mas hoje eu fui muito feliz....

Assim, meus amigos de trecho nunca temam se estiverem com a razão e terem a certeza de que tecnicamente estão no caminho correto, briguem pela sua certeza e sempre que estiverem no trabalho pensem e analisem mas nunca se calem se estiverem com a razão....

Foram quatro anos de trabalho árduo, que no final atuei como fiscal do cliente final para finalizar toda a documentação ou DATA BOOK do contrato completo, e participando do Start up dos equipamentos e fabricando as primeiras bobinas de chapas finas dessa empresa brasileira que temos o maior orgulho de que foi privatizada pois ate então era estatal e nunca produzira chapas laminadas e graças a quatro empresas em consorcio internacional pudemos juntar profissionais de todos os países e executar um trabalho de equipe maravilhoso e completo....

Fiz o meu trabalho e venci barreiras de línguas inglesa, alemã , japonesa e naturalmente a nossa língua portuguesa...

Amigos que jamais esquecerei pois vencemos nossos prazos e terminamos com chave de ouro e presença do Ministro de Minas e Energia participando na inauguração pois o presidente não pode participar pois tinha um compromisso mais importante e talvez com seus amigos mensaleiros....

O Brasil precisa acordar e vencer barreiras, principalmente barreiras técnicas tais como lingua estrangeira deve ser usada sempre quando necessário mas que nos brasileiros saibamos exigir qualidade de todos os envolvidos e trabalhar com segurança e com boas idéias que possam salvar os prazos e que todos irmanem em prol da trabalho de parceiros sejam eles estrangeiros ou brasileiros.

As empresas atuaram condignamente, mas alguns profissionais que denegriram a imagen de atuar de forma irregular foram sumariamente demitidos, pois todos nos temos uma responsabilidade de assumir seus erros e jamais esconder atrás dos erros dos outros..

Tivemos uma obra sem mortes e sem acidentes graves, com uma equipe no pico que tivemos mais de 5000 profissionais trabalhando juntos dia e noite para em 4 anos cumprir um plano de trabalho bem planejado e executado com qualidade, segurança e de forma sustentável e protegendo o ser humano sem irradiação de raios gama com a permuta de ensaios que atendem os critérios técnicos... graças a uma idéia minha e aprovada pelo cliente final e com total apoio dos meus comandados da empresa Italiana, japonesa, alemã e inglesa e nos brasileiros com muito orgulho...

Acredito que o prazer é redobrado quando iniciamos e completamos o círculo completo de uma tarefa a ser executada, desde o principio do projeto, seu desenvolvimento e detalhamento, buscando os respectivos materiais a serem utilizados ou mesmo desenvolvidos, pois nada é eterno em relação a área industrial, pois ano após ano todos procuram desenvolver produtos melhores de custo menor e de qualidade adequada ao produto e não simplesmente quantidade e preço menor, mas com qualidade especificada em testes de durabilidade , flexibilidade e resistência a tração a ferro, aço, alumínio e compressão a concreto, plásticos e seus derivados.

Vimos durante 4 anos um trabalho dos projetistas em AUTO CAD, minimizando os erros normais de ajustes em campo, bem como alterando tais acertos como AS BUILT, e informando a todos envolvidos, com revisões necessárias de tal forma que jamais em caso de consulta tais desenhos não sejam exatamente como a obra foi devidamente contruída e aprovada pela Fiscalização e Cliente Final através do DATA BOOK que é o diário dos trabalhos executados, verificados passo a passo e de tal forma que os responsáveis que tenham liberado tenham sua qualificação especifica pela sua área de atuação ao serviço executado por profissionais altamente técnicos e qualificados para tal função através de qualificações de testes das quais participo e dou aval de sua boa atuação.