minha vida de peão de trecho - Uberlandia e Uberaba...

Uberlandia a Uberaba ... destino S. Paulo e Rio de Janeiro

Ao trabalhar em Catalão , na companhia de Fertilizantes, fui para um serviço da Fabrica de Aços Paulista, Faço com sede em Sorocaba, mas isso foi nos primórdios de 74 para 76...

Tal trabalho dependia apenas de orientação de como montar os equipamentos corretamente e corrigir algumas falhas que geralmene ocorrem durante a montagem ou erros de fabricação pois não se faz uma pré-montagem para se vefifivar os acertos e os erros que possam ocorrer sem a devida identificação das peças...

Assim trabalhávamos de 7:00 as 17:30 h todos os dias inclusive aos sábados para atender o cliente em sua urgência de seus moinhos de bolas e de barras que estvamos fornecendo com a nossa equipe de atendimento e tecnicamente éramos responsáveis durante a montagem com qualidade de fazer corretamente na primeira vez tão bem aplicada na tecnologia oriental japoneza do metodo TQA – Total Quality Assurance, ou na nossa linguagem popular brasileira, qualidade total assegurada...

Interessante que todos os dias o nosso jantar atrasava e jantavamos as 20 horas, e no dia que choveu tivemos que voltar um pouco mais cedo e estranhamos que o jantar já estava pronto e perguntamos a Dona Maria do Hotel:-

- O que houve que a senhora não atrasou o jantar hoje??

- Ah queridos aproveitei a água da chuva e adiantei o jantar!!!

- Sei que a maioria foi jantar na cidade ou tomou um lanche e ninguém quis comer a comida da Dona Maria, preocupado com a água da chuva que foi aproveitada...

Imagine vocês que vivem trabalhando em Coari e Urucu , de onde vem a água para cozer ou tomar seu banho , simplesmente direto do Rio que está ali ao lado , e clorada por um dia e assim desinfetada e todos almoçam e jantam com tal água para cozinhar e ninguém morreu, pois somos fortes e vivemos nessa vida de trecho e nunca lembramos que alguém tenha morrido por ter bebido a água do rio....

Engraçado que numa cidade não mais de 10 mil habitantes saiu o prêmio da Loteria e tinha gente da região jogando de novo na esperança de ganhar de novo... e eu sigo os prêmios durante 30 a 40 anos e nunca mais vi nome de Catalão nos premiados...

Bem amigos na volta de Catalão peguei um avião em Uberlândia e tive que pegar um avião Bandeirante de fabricação brasileira e bem usado, que vinha rateando o seu motor... e quando olhava para fora via um dodge dart la embaixo nos acompanhando e pensava a quanto esse avião está voando não mais que 180 km para o Dodge Dar estar ali em terra nos acompanhando...

Ao trocar de aeronave em Uberaba, pois já estava preocupado com esse avião que agora seguiria para o Rio de Janeiro , e os cariocas corajosos me gozaram...

- Hei japa se borrou todo com medo do avião... cair???

- Ainda não... mas vocês com certeza vão se borrar pois ele vai cair!!!

Assim que desci do avião pensei roguei praga... e não devia fazer isso, mas quando chegamos a sobrevoar a divisa de S. Paulo e Minas Gerais recebemos a informação de regressar até Uberaba para pegar os passageiros do Rio de Janeiro que deu pane geral no avião que ia para o Rio de Janeiro e desceu sem luz e sem nada so no braço do piloto e co-piloto

Quando entraram em nosso avião vieram me dizer...

- Japa... tu é bruxo de advinhar as coisas quase me borrei mesmo... você precisa ganhar dinheiro advinhando tais acidentes aéreos... cara???

- Que nada cara só estava zoando vocês... pois vocês me sacanearam tanto que eu estava com medo... desse avião cair... e foi sorte do piloto ainda descer no escuro advinhando a rota e tudo mais pois voar sem instrumentos na base do olho não é fácil...

Assim chegamos em S. Paulo e já eram quase meia noite e como só tinha 4 passageiros do Rio de Janeiro todos nos fomos a empresa dizendo que todos iríamos ao Rio de Janeiro e assim liberam esse nosso avião seguir e levar os 4 para o Rio, e o responsável da autorização já tinha liberado o vôo simplesmente despedimos dos 4 e fomos todos para casa felizes e vivos...

Sei que chegaram ao Rio de Janeiro pois naquela madrugada não caiu e nem teve nenhum problema nos vôos noturnos de S. Paulo ao Rio de Janeiro....

Somos solidários mas somos amigos e quando é preciso tal parceria de juntar esforços em prol da equipe pois se um sozinho não tem a força , com 10 a a 12 com certeza conseguimos movimentar um avião de fazer com que ele siga seu destino e vá até o destino final para que a família que espera seu seu pai que trabalha no trecho e espera chegar para abraçar seus filhos e dar amor pois uma hora a mais em nossas vida pode ser a diferença de salvar uma vida... ou talvez perder o sono pois amamos demais nossos pais, mães e irmãos... e se temos filhos e netos com certeza somos amados muito mais ...

Faça de tua vida de trecho um orgulho, pois ninguém é mais unido que nossa equipe na terra ou no ar, somos todos corajosos , mas como todo ser humanos temos medos e receios , mas com pensamento positivo podemos tudo pois Deus é fiel... e estamos ai pelo Brasil viajando e trabalhando muitas vezes doentes mas querendo terminar um serviço a quem nos propomos cumprir os prazos....

Parabéns a todos peões que fazem dessa nação uma das melhores em equipe de trabalho em paradas, em montagens pelo mundo em que todas as equipes que atuam neste planeta, nos brasileiros temos orgulho de que temos uma qualidade muito boa com segurança e determinação e uma união que poucos deixam essa vida se não se enquadram com os demais que juntos podemos muito e podemos construir essa nação para nossos filhos e netos terem o orgulho de dizem meu pai.. trabalhou fazendo essa Refinaria da empresa petrolífera brasileira....ou dizer esse papel do meu caderno é da fabrica que o meu pai ajudou a construir que fica em Mucuri, entre o ES e a BA.

Assim aprendi a conviver com meus amigos que vivem por ai deixando suas famílias para poder ganhar o seu pão de cada dia vencendo o medo de viajar de avião principalmente quando ficam sabendo que começa uma fase de quedas de aeronaves em todo mundo como se houvesse uma pane geral magnética algo tipo interferência solar nos equipamentos de controle das aeronaves...