minha vida de peão de trecho - Curitiba... Projeto 250 ...

Curitiba – Projeto 250

Trabalho nessa vida por longos anos e aprendi com os mais simples funcionários que contra a união não há força que resista e que a amizade entre todos nos envolve como verdadeiros heróis anônimos que vivem dessa vida há muito tempo...

Assim quando fomos trabalhar com o Projeto 250, uma equipe de 254 pessoas atuavam durante um período antecipado em planejamento de uma parada de uma refinaria e desenvolvida toda a estratégia a ser utilizada para que tal evento não tivesse atrasos ou mesmo algo não previsto afim de minimizar tais prejuízos não abrangentes e ou previstos conforme espectativas e previsões otimistas dos Diretores e Gerentes envolvidos do Contratante de nossos lideres da Contratada.

Não havia nada igual quando chegamos a Curitiba, pois a liderança ficou no Hotel da Praça Principal que na época era 5 estrelas, e os demais funcionários nos demais hotéis próximos de 3 estrelas para atender a todos pois não havia espaço e custo previsto para 254 colaboradores num mesmo hotel...

Durante os primeiros dias foram difíceis e que todos tinham que se permutar ou trabalhar em turno seqüencial e sem que ninguém falhasse para que o prazo previsto fosse cumprido, e tudo isso em uma época de fim de ano, pois normalmente estas paradas são previstos no período de Junho a Julho ou de novembro a dezembro e o mais tardar as primeiras semanas de Janeiro quando a produção fica em férias coletivas e nos trabalhamos para executar os serviços de manutenção dos equipamentos que trabalharão por mais 2 anos ate mesmo 4 anos dependendo da idade do equipamentos...

Foram dias e dias de trabalho, mas claro que nem todos são envolvidos e alguns que tem a folga maior acabam indo buscar presentes no outro lado da fronteira , em Foz do Iguaçu...

Assim Ronaldo que era um dos nossos melhores caldereiros que já tinha executado a sua parte nos serviços e mais um dos seus melhores amigos estavam do outro lado em no barzinho no Paraguai quando chega um garato que oferece a eles dizendo:-

- Senor usted queres uma arma? Io estoi vendendo uma arma Smith & Weston novinha!

E o Ronaldo que adorava arma de fogo, mas nunca teve coragem de ter uma perguntou:-

- Quanto tu queres na arma???

- Quinhentos cruzeiros novos , senor!!!

- Ta muito caro, não me interessa!!!

- Mas senhor faço mais barato , quanto o senor me dá pela arma veja....

E o garoto so mostrou o cabo da arma dizendo que a policia esta ai perto...

- Duzentos cruzeiros novos !!!

- Tudo bem , mas leve ao hotel e não mostre a ninguém por aqui pois a policia não permite arma de fogo!!!

Pegou emprestado C$ 100,00 cruzeiros novos do colega e pagaram e pagaram pela cerveja tomada e voltaram para o hotel....

Quando foram ver o revolver tinha um tijolo e uma arma de brinquedo que valeria no Maximo uns Cr$ 30,00.

- Desgraçado de moleque me enganou e me enrolou com o peso do tijolo!!!

- Mas não conta para ninguém da besteira que fiz de comprar esse brinquedo do moleque , e ainda estou te devendo Cr$ 100, 00 cruzeiros novos meu amigo!!!

Assim quando voltaram todos já sabiam da historia e o apelido do Ronaldo, passou a ser Ronaldo Bam Bam.....

Mas como somos todos unidos , rifamos o revolver de espoleta e a renda do revolver deu Cr$ 200,00 , mas quando Ronaldo quis o dinheiro todos nos fomos ate a próxima cantina e tomamos tudo em cerveja....

Assim essa ficou na historia do Projeto 200....

Enfim nem sempre tudo é apenas brincadeira, pois acontecem cenas hilariantes quando nosso amigo que era um profissional de soldagem e o Eng. Marcos que tinha por esse soldador uma grande amizade, deu o andar do quarto do hotel e que tinha autorizado ele subir ao apto onde o Eng. Marcos estava hospedado...

Assim que cheguei achei estranho o nosso amigo com a Policia, e mais os seguranças do Hotel e sendo preso ali no saguão...

E ao saber o que estava ocorrendo, peguei o nosso funcionário que estava sendo preso e no fraga de que tentara estuprar uma senhora inglesa e seu marido no quarto quando ele subira para visitar nosso colega que estava a sua espera no 706 e ele inverteu o numero e nem bateu no 607 e foi entrando e a senhora inglesa que nada falava em português, ficou desesperada pela entrada no quarto de um negro de 1,90 m e ela gritava pelo marido que estava ainda no banho e veio em seu socorro e avisou a portaria que o negro invadiu o quarto e se ele não a ajudasse ele teria a estuprado pois ela ainda estava so de roupas intimas....

Ao subir ao 607 fui eu esclarecer que o nosso funcionário tinha autorização de ir ao 706 e errou o numero e confundiu pelo quarto de vocês tudo isso em inglês...

Ao entenderem que ocorreu ela pediu desculpas pelo engano e tudo foi resolvido....

No domingo que os ingleses foram embora achei estranho o nosso funcionário brincando no saguão com carro Ferrari com radio comando , um brinquedo caro, e perguntei comprou para o teu filho???

E ele me explicou que a senhora inglesa queria se desculpar e queria compensar com um presente e como era época de Natal ele pediu um brinquedo para seu filho que era um sonho dele também de ter um carro com radio comando e tudo isso explicado pelo interprete do hotel...

E os ingleses compraram dois brinquedos , um para o filho de nosso funcionário e outro para ele brincar ...

Um cavalheiro negro de 1,90 m brincando com um carro de radio comando pelo saguão do Hotel Mabu, incrível cena para ser apreciada pelo You tube com certeza teria o sucesso de milhões de visitas principalmente numa época de natal...

Assim a nossa vida continua vivendo e aprendendo que nem sempre outros povos são tão mais ou menos preconceituosos, e bem explicado tudo se resolveu e tivemos um bom final e uma semana tranqüila ...

Finalizamos a nossa passagem pela cidade de Curitiba, e eu mesmo vivi momentos incríveis de conhecer gente nova ou seja alguém que estava na fila do self service do restaurante próximo ao Hotel onde hospedávamos ....

Em pleno fim de semana, peguei a bandeja e fui em direção a fila e nem percebi que eu estava na contra mão de direção e esbarrei na senhorita que vinha já com a sua bandeja já quase cheia de comida...

Me desculpei e fui pegar a minha comida, e quando procurei por um lugar para me sentar so tinha a vaga na mesa da mesma moça do acidente anterior..

- Srta. Permitiria que eu me sente em sua mesa???

- Se o Sr. Não me derrubar da mesa pode se sentar !!!

Foi assim que comecei uma grande amizade com esta senhorita que era advogada e estava fazendo pos graduação na Faculdade de Direito, ao lado da praça próxima ao Mabu Hotel....

Temos a certeza que tais encontros e desencontros nos trazem verdadeiras amizades que por acaso ocorrem e jamais nos esquecemos dos fatos ocorridos e são interessantes pois nada foi programado, como se aquilo teria que acontecer para que nos conhecêssemos ali, naquele momento e naquele lugar...

Bons amigos e boas lembranças de uma cidade fria e que tem um povo maravilhoso de cultura e comportamento comedido e educado neste Brasil maravilhoso por onde nos passamos e deixamos amigos e saudades de momentos que jamais irão voltar , mas com certeza todos os envolvidos jamais esquecerão que se conheceram e puderam ser amigos de verdade, mesmo sem falar a mesma lingua ... pois o amor é UNIVERSAL...

E NATAL ... ENTÃO EM TODO MUNDO SE COMEMORA O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.... NOSSO MAIOR AMOR VERDADEIRO A SER COMEMORADO SE ABRAÇANDO E CANTANDO AS CANTIGAS LINDAS DE NATAL....