minha vida de peão de trecho - somos do trecho...

Somos do trecho...

Sem eira e nem beira estamos sempre levando avante nossa bandeira de ciganos técnicos que vivemos através de nosso trabalho árduo e com nosso suor damos aos nossos filhos e netos a educação que necessitam e merecem... sem cotas, pois não somos carentes de favores e nem desmerecer nossos filhos que são tão inteligentes quanto os outros sejam eles brancos, amarelos, negros ou índios...

Aprendemos a dar valor ao trabalho, pois não apenas dignifica o homem, mas traz o orgulho e o brio que necessitamos para vencer na vida, pois de nada adianta dar o que comer se não ensinamos a pescar sua própria comida...

Tal zelo de deixar seus habitantes carentes de apoio, pois não deram escola e nem saúde para os mesmos, para que tenham força para trabalhar e não sejam marginais e sejam presos, para que suas esposas ou mães recebam auxilio prisão, que nem muitas vezes não chegam ao verdadeiro necessitado, pois por procuração o mesmo dá carta branca para seu defensor público ou advogado pago para que o mesmo receba seus proventos dessa tal doação nossa, pois quem paga os impostos somos nós e o governo que presenteia tudo isso é apenas o intermediário...

Para mim que sou descendente de japoneses, foi muito gratificante saber que depois da tragédia do Tsunami, muitos encontraram pertences de valor e foram entregar na policia para que seus verdadeiros donos pudessem recuperar seus pertences perdidos na inundação ocorrida, tai a prova da educação que vem de berço que nunca se apropria de algo que não é teu, exemplo que deveria ser seguido pelos empresários e políticos nesses contratos da Copa do Mundo e demais contratos vergonhosos de corrupção grassando em todo o país!!!

Sei o quanto é maravilhoso você plantar algo, e não me esqueço jamais que estava eu dando a minha explicação aos meus colaboradores da obra, para que serve o procedimento de execução e um senhor de idade diz:-

- Doutor, o sr. falou bonito, mas de que adianta tudo isso se eu não sei ler e nem escrever???

- Bem, não sou doutor, e sim engenheiro, mas obrigado pelo tratamento e quero saber se há interesse do senhor depois de almoçar vir até a minha sala e assim prometo ensinar a ler e escrever???

- Almoço em 10 minutos e depois vou dormir, mas posso vir a sua sala para aprender a ler e escrever!!!

Assim a partir daquela semana, me prontifiquei de comprar a Cartilha Caminho Suave que eu mesmo aprendi baseado nela as minhas primeiras letras do alfabeto... tirei copias pois no primeiro dia era somente o velho, mas no dia seguinte mais dois e no fim da semana eramos oito aprendendo a ler e a escrever... inclusive a D. Maria que fazia o café para nós todos os dias da semana!!!!

Não faltaram nenhum dia mas como eu teria que viajar para a minha folga e visitar minha família, pedi a eles a compreensão de que teria que me ausentar, quando um dos meus inspetores adentrou na sala e ouviu que eu me ausentaria por uma semana e ele se prontificou de continuar as aulas...

Assim quando ele não podia dar a própria secretária minha daria a complementação e assim em 8 meses todos estavam já lendo e escrevendo e fazendo as contas de multiplicar e dividir e quando o diretor visitando a obra me cobrou tal alfabetização por conta da hora do almoço deles:-

- Você não sabe que é proibido tirar esse descanso remunerado do pessoal e fazer com que eles estudem nesse horário???

- Sei, mas eu conversei com o RH e esta tudo correto, pois eles recebem meia hora extra como pagamento e assim ficam felizes em aprender e ganhar algum dinheiro no seu lazer...

- Mas eles vão virar sindicalistas e estaremos perdidos!!!

- Fique tranquilo, que esses não são mais "Maria vai com as outras", pois sabem o que querem e agora não serão mais enganados por esses sindicalistas que querem o dinheiro deles!!!

Aquilo foi a resposta correta para a preocupação do nosso diretor que realmente as leis não permitem que o profissional não tenha a sua hora de almoço e o seu descanso merecido e se efetuar uma continuidade de treinamento ou algo parecido o mesmo deverá ser pago...

Sou engenheiro, mas sempre me preocupo com as leis vigentes nesse país, principalmente em termos de legislação dos menos favorecidos, pois os Sindicalistas adoram uma causa ganha e entrar na justiça e fazer dela um "Cavalo de Troia", como dizemos quando temos uma invasão na obra desses que nada fazem mas tumultuam demais qualquer obra em andamento...

O que mais me alegrou foi quando fizeram um abaixo assinado, para que eu não fosse embora, mas com a saúde da minha mãe muito carente, estava eu regressando e vir traba lhar mais próximo de casa para estar dando apoio a família, e assim deixar o contrato antes de terminar o trabalho...

Mas outro presente que me foi dado pela D. Maria, que veio me mostrar que já sabia ler a Biblia Sagrada e me demonstrou isso sem titubear de ler vários parágrafos com a pontuação correta e tomando ar nas virgulas e pontos finais...

- Parabéns , D. Maria, não sabes a alegria que me dás de mostrar que fiz algo certo em minha vida!!!

- Com certeza que fez, nós aprendemos com o Senhor e jamais serás esquecido por nós!!!

Foi muito gratificante deixar aqueles amigos sabendo ler e escrever ali onde tantos são exemplo de brasilidade, pois defenderam a nossa nação na Guerra dos Farrapos, em que gaúchos e catarinenses demonstraram a sua garra em não ter medo de pegar nas armas para defender a nossa nação!!!

Mas não como agora que querem dizer que querem defender maus governantes, e pegar nas armas ameaçando toda a nação, isso virou guerrilha armada para um comunismo bolivariano que não queremos e com certeza aqueles que ensinei jamais estarão do lado deles...

“Com certeza só se vive uma vez, se o fizer bem será o suficiente!!! F. Kafka”