minha vida de peão de trecho - cada novo desafio... novos anseios...

A cada novo desafio... novos anseios...

Vivemos de prestar serviços às empresas de Papel e Celulose, Petróleo e Gás, e naturalmente a empresas de bens de consumo, fazendo assim manutenção, construção de novos empreendimentos ou ampliação dos existentes...

Foram assim que por um convite de uma empresa alemã em Minas Gerais, renomada empresa que necessitava de um profissional que pudesse implantar ou implementar um Programa de Qualidade Assegurada em tal processo de fabricação...

Quando cheguei fui exatamente arguido por todos os diretores da empresa e pelo Superintendente um alemão de 2,0 metros de altura e como em meu primeiro emprego tive tais chefes que tinha que sempre olhar para o alto e dizer em alto e bom tom que estava ali para cumprir metas e atingir o objetivo e não apenas obedecer normas internas e especificações da empresa e assim atender nossos clientes...

- Parabéns, terás todo o meu apoio... e conte comigo, se alguns de meus subordinados faltarem em sua reunião de trabalho, comente comigo, pois quero esse trabalho realizado em 2 anos e se conseguires isso, com certeza estaremos realizados perante o Cliente e com relacionamento excelente com a nossa Matriz na Alemanha!!!

Estas palavras soam em meu ouvido como um ultimato de dedurar qualquer colaborador que não coopere comigo em meu trabalho diário em 4 reuniões de 2 horas no máximo cada uma para implantar a Garantia da Qualidade em todos os setores da empresa, inclusive no setor de Recursos Humanos...

Claro que aprendi que o medo é um mal caminho que apenas prejudica a ambos, quem cobra e quem executa algo sem plena confiança plena de que aquilo que ele faz ele acredita que dará resultados promissores...

Assim a vista do cliente eu teria que mudar todo o processo da empresa que atuava com normas em DIN – Normas Internacionais da Alemanha... onde tínhamos todo conhecimento em inglês, alemão e espanhol para consulta e onde nos apoiaríamos nosso trabalho buscando um denominador comum entre Cliente e nós prestadores de serviços...

As reuniões todos queriam falar ao mesmo tempo e eu anotava tudo e além de anotar sempre como bom ouvinte observava em quem poderia confiar piamente, pois falava sem medo e dava sua opinião sincera, muitas vezes que seu Diretor ou superior imediato não concordava...

Foram 4 a 6 reuniões para que cada setor pudesse entender e começar a fazer algo proveitoso e tais trabalhos em conjunto sempre foram controlados por uma reunião onde todos assinavam que estavam presentes, ou ausências devidamente autorizadas devido a viagens ou reuniões coincidentes no mesmo horário em algum outro trabalho onde tudo isso o diretor superintendente queria sempre ser informado...

Em seis meses tínhamos nossos primeiros passos e tivemos a primeira Auditoria do Cliente, que de primeira instância discordou de que eu estava ali indicado por eles para que fizesse com que a empresa alterasse seus procedimentos alemães e seguissem piamente a da estatal com suas normas e especificações estabelecidas baseadas em normas estrangeiras tais como ASME – Normas estabelecidas pelo engenheiros mecânicos do sistema americano, ou ASTM – Teste de Materias e suas qualidades especificas do Sistema americano...

Ao analisar que a DIN, tinha maior amplidão atuando em borracha, madeira e demais materiais e demonstrando ao meu Cliente que se traduzíssemos nossos trabalhos em alemão nada diferenciava das normas e especificações do sistema americano, que com certeza se basearam nas normas mais conceituadas e antigas que no caso a DIN era a mais antiga e basificada em testes operacionais e de forma que assim seguimos o caminho que a Diretoria Superintendente me apoiou, mas que fizesse algo que nosso cliente aceitasse e assim nossos produtos fabricados e testados no modo alemão fosse aceito por nosso cliente final...

Fizemos assim todos nossos procedimentos em prol de uma implementação e adequação já as normas internas existentes adequando as normas de nosso cliente onde tínhamos duas línguas, uma na parte superior em alemão para nossos colegas de trabalho, e a parte inferior em inglês para nossos fiscais do cliente e efetuando o paradigma tão bem dito por LAVOISEIR: –

- “ NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA!!!”

E assim aquela norma em duas línguas estrangeiras com mais de 400 paginas devidamente preparadas em forma de uma BIBLIA TÉCNICA aos demais colaboradores, SERÁ A PARTIR DE AGORA tudo que se faça na empresa se baseia nos preceitos desse documento de conhecimento da nossa empresa alemã, reconhecidamente no mundo como a maior em Siderúrgia e demais implementos mecânicos e de tal forma com fornecedor do maior Compressor que será montado no cliente com toda a documentação em duas línguas, ALEMÃO E INGLES, numa empresa BRASILEIRA...

Assim politicamente correto, sem implicações de contrato celebrado entre fornecedor e cliente, bem como o treinamento dos envolvidos em que todos deveriam utilizar tal manual e que se tornou a Biblia Técnica de uso comum na empresa em todos os setores por onde eu andava todos tinham o orgulho de terem participado nas reuniões em que nós pudemos de comum acordo adequar a norma alemã a especificações do cliente tão exigente quanto a nós que tínhamos o orgulho de que somos os maiores construtores de equipamentos de mineração em que a pá do equipamento em um só movimento cava 25 m3 de terra ou minério para serem levados por Trucks de motores potentes de 1800 cavalos e carregam 100 m3 a cada viagem...

Aprendi que sou um bom negociante, pois aprendi com alemães que uma boa troca, deve ser bom para ambos... e serem ouvidos e serem assim donos de sua tecnologia, sem ter que abaixar suas cabeças para alguém que se acha dono da verdade!!!

Com a premissa de “FAÇA CORRETO NA PRIMEIRA VEZ!!!”