minha vida de peão de trecho - próximo desafio ainda maior...

Próximo desafio ainda maior...

Graças ao nosso trabalho junto a essa empresa de Petróleo e Gás, fomos indicados para o Prêmio da Qualidade, com certeza que foi um reconhecimento para toda a equipe, mas claro com uma Auditoria de uma empresa Co-irmã dessa contratante, fomos arguidos para uma possibilidade de uma transferência para a Bahia, assim poder implantar tal processo que tínhamos obtido um resultado excelente e de tal forma com a ajuda da Fiscalização, mas a própria Fiscalização fez questão de em viva voz nos dar o parabéns de um trabalho de equipe que depende exatamente do Coordenador da equipe...

Fui assim convidado para exercer o mesmo cargo mas na empresa que atuava no Polo Petroquimico de Camaçari, onde estaria a serviço da mesma prestando serviços a empresa que nos auditou durante essa visita a base de Cubatão onde exercia tal função de Coordenador da Qualidade...

Ciente de que deveria estar nessa empreitada em tempo integral, com muitas horas extras e claro ter o maior interesse de implementar tais normas especificas que agora já fazia parte do meu conhecimento teórico e prático...

De inicio tal trabalho seria idêntico ao que efetuei na base de Cubatão, pois era uma interligação do Flare (chaminé para queima de gases) mas com tubos de 30 polegadas e com equipamentos de maior capacidade volumétrica de maior pressão, portanto foram necessários mais ensaios para que pudéssemos garantir tal qualidade assegurada, bem como ensaios radiográficos em todas as juntas soldadas, e a montagem do flare de maior capacidade de maior elevação em que na outra estávamos com um flare de 30 metros de altura e esse teríamos um flare de 108 metros de altura...

Consagrando assim toda a equipe mas não pude levar nenhum dos colegas que estavam comigo naquela equipe de Cubatão, e assim ter que formar novos colaboradores para tal empreendimento, sorte minha de que o meu Gerente de Obra, tinha sido antes de ser gerente de obras, um Coordenador da área da Qualidade de uma outra empresa e dai teria o maior interesse de efetuar essa obra com todo empenho de assegurar a qualidade, mas claro que o meu desafio foi algo que jamais tinha abraçado ainda mais como um engenheiro mecânico, me envolvendo em projeto e efetuar as alterações necessárias nos mesmos em função da necessidade de acordo com as exigências do nosso cliente final que havia me indicado para tal finalidade, pois confiava no meu conhecimento e empenho...

Desenvolvemos um acompanhamento de inspeção para avaliar o processo de aquecimento do sol, pela manhã as 9 horas, mediamos a inclinação da torre do flare e as 15 horas com o sol posicionado no lado oposto ao da manhã e assim efetuarmos tais correções nas soldagens de forma a eliminar quaisquer variações na verticalidade com o mínimo de variação de 50 mm em 100 metros e dai tal precisão milimétrica seria quase que descabível pois só de variação solar era muito maior que isso durante o decorrer do dia...

Somos engenheiros e profissionais que temos que desenvolver métodos confiáveis para que a execução seja perfeita e juntos a equipe de execução tenha todo o apoio dos inspetores, tal fato não muito comum pois sempre existe uma grande rivalidade entre ambos...

Fomos felizes e a nossa equipe conseguiu não apenas executar todos os ensaios estabelecidos, tais como testes com a pressão estabelecida nos vasos de pressão onde se acumulavam os gases antes de sua queima no alto do flare, onde seria acionados sua queima através de células que provocavam tais queimas de gás que a altura da chama em caso de algum vazamento o flare alcançava cerca de mais 30 metros de altura da chama e isso aumentava a caloria na região que poderia afetar até mesmo tal flare ou chaminé de 108 metros devidamente construído e apoiado em uma estrutura da aço liga, e totalmente aparafusados com parafusos de aço inoxidáveis, para evitar a corrosão dos mesmos durante o tempo e umidade salinizada da região costeira ao mar, mesmo com a brisa poderia acarretar tal corrosão salina.

Executamos em tempo hábil, com uma equipe de 100 homens trabalhando diuturnamente e de tal forma que para elevação da célula, foi um dia de acompanhamento com um guindaste American de 750 toneladas, totalmente sua lança e seu “jig”montado no local com 10 carretas de 30 toneladas trazendo as treliças pre-montadas com a altura de 150 metros para poder içar a célula e posicionar no local previsto, um trabalho de responsabilidade de uma equipe de Engenharia, Planejamento, Qualidade e Segurança...

Tal trabalho me deu não apenas o reconhecimento de nosso cliente, bem como que toda a equipe contratada na região da Bahia, demonstrou que eramos capazes de executar tal trabalho, sem a necessidade importar a mão de obra de outros estados, me senti recompensado e claro foi um novo batismo num empreendimento que me deu bagagem para futuros desafios e que me deu reconhecimento junto a minha chefia, pois fui indicado pelo meu cliente e isso nos deixa numa situação delicada, pois nem todos nos aceitam, principalmente quando chegamos de fora não sendo da região, quando todos os empregados e colaboradores eram todos baianos...

Há cerca de 8 anos pude de novo voltar ao Polo Petroquimico de Camaçari, agora na outra empresa OXITENO, para executar a montagem de um vaso com 100 metros de altura em duas partes soldadas e tive exatamente os mesmo critérios para executar a soldagem com controle da qualidade, e alguns dos meus antigos conhecimentos já baseados na minha experiência anterior quando ainda tinha os meus 40 anos de idade, e hoje já aos 60 anos com outra idéia e já com os cabelos brancos e atuando como ainda jovem subindo pelas escadas marinheiro os 60 metros para diariamente acompanhar a soldagem e que muita gente ficava me olhando com todo o aparato de cintos de segurança e uniforme, capacete e óculos de segurança subindo 480 lances da escada marinheiro na vertical...

Somos eternamente jovens, se soubermos controlar a nossa respiração e a cada local que fica exatamente a cada 10 metros a estação ou base para descanso e continuar de novo a subida... naturalmente para alguns que pesam um pouco mais fica bem mais difícil e isso faz parte de nosso trabalho, não temos vagas para obesos nesses trabalhos em altura elevada...

Imagine retirar uma pessoa acidentada num local em que a altura é um impedimento, e isso pode acontecer com qualquer um de nós, portanto somos profissionais que buscamos profissionais lépidos e que tem boa preparação física para tais empreendimentos onde o trabalho é uma exigência de atuar em elevações!!!