Você tem experiência? – Paráfrase

Já caí da escada e levei três pontos na testa. Já me cortei com vidro apenas por curiosidade, já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já fui assaltado sem estar com nada de valor. Já andei a cavalo. Já escalei uma árvore. Já quase desmaiei por não ter comido nada por muito tempo. Já tentei esquecer alguém para me livrar da dor, mas descobri que o melhor remédio era me adaptar à dor. Já perdi um tio por causa do câncer e uma avó pra Alzheimer.

Já perdi muitas amizades, mas encontrei outras para substituí-las. Já me joguei na piscina sem vontade de voltar. Já quase morri afogado. Já presenciei um incêndio. Já caí da bicicleta. Já viajei para muitos estados.

Já confundi sentimentos. Já vi pôr do sol alaranjado. Já tremi de raiva, já fiquei noites sem dormir por ansiedade. Já raspei panela de brigadeiro, já fui viciado em chocolate. Já acordei no meio da noite e fiquei com preguiça de levantar, já menti para faltar na escola.

Já estudei em muitas escolas. Já menti para não magoar uma pessoa, já corri para não ver alguém chorar. Já pensei em fugir de casa, mas desisti logo em seguida. Já li muitos livros.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: “Qual sua experiência?”.

Essa pergunta ecoa na minha cabeça: experiência... experiência... Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: “Experiência? Quem a tem se a todo momento tudo se renova?”.

________________________________

A Paráfrase é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

Segundo o minidicionário LUFT. (2009, p. 502), Paráfrase significa ação de desenvolver, imitar um texto.

Texto adaptado nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

FONTE

http://profempreendedor.blogspot.com.br/2013/02/voce-tem-experiencia-original.html - Acessado em: 22/04/2015.

LUFT, Celso Pedro. "Minidicionário Luft". São Paulo, Editora: Ática, 2009.

Brenno Pereira
Enviado por Brenno Pereira em 24/06/2015
Reeditado em 24/06/2015
Código do texto: T5287941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.