CRÍTICAS E OPINIÕES NACIONAIS E ESTRENGEIRAS (DÉCIMA TERCEIRA PARTE)

O DR, EGAS MONIZ é talvez o mais alto espírito da Bahia contemporânea e aqui neste cantniho redemos preito de admiração ao seu grande valor, infelizmente menos conhecido no país inteiro do que lhe devido."

CLOVIS BEVILACQUA

"Revista do Brasil"

(N° de janeiro de 1924. SÃO PAULO.)

---------------

PÉTHION DE VILLAR é o nome literário de EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO, esse engenho poderoso e complexo que tanto lustre tem dado à Medicina e á Literatura na Bahia.

Professor, naturalista, poeta, escritor, cronista, homem de ciência e de letras, talento multiforme, o seu espírito é como um diamante bem lapidado; não se sabe qual das suas faces despede mais lhe valeram ser membro correspondente de altas corporações científicas do mundo.

Há sonetos seus que são verdade obras-primas de sentimento e de expressão...

" A ORDEM"

Rio de Janeiro, n° de julho de 1924.

---------------

" Recebemos os PROBLEMAS DE EDUCAÇÃO NACIONAL, A SUPREMA EPOPÉIA, CULTURA GERMÂNICA E A CRUZ E A ESPADA, esta autógrafo, trabalhos de alto valor do Dr. EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO ( PÉTHION de VILLAR), profundamente dígnos grande senhor da literatura, da ciência e da sociedade da Bahia."

Revista "PORTUGAL"

Rio de Janeiro, n° de outubro de 1924.

-------------

FRANCISCO ÁTILA MONIZ DE ARAGÃO.

01.06.2015.

DR. EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO (PÉTHION DE VILLAR)
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 01/06/2015
Reeditado em 01/06/2015
Código do texto: T5262759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.