CRÍTICAS E OPINIÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS (DÉCIMA SEGUNDA PARTE )

"Há dias recebi a sua carta tão penhorante e tão curiosa, que comovidamente me apresso a agradecer. Trás-me ela, sob uma forma engalanada e primorosa, a lição e a confirmação de coisas que eu suspeitava, e esperava ir pessoalmente palpar, se for breve ao Rio. A sua carta teve assim para mim um duplo interesse: deu-me a evidência de comunhão do vosso altíssimo espírito nos mesmos sentimentos, a meu respeito da devotada admiração e entusiástico apreço que eu por vós professor; e deu-me interessantíssimas noções sobre o caráter moral e social desse fecundo e admirável prolongamento da terra portuguesa.

...............................................................................................

Agradeço juntamente os opúsculos que fizestes o favor de remeter-me.

De há muito eu conheço e me habituei a estimar e a admirar, o poeta, o artista, o sábio que se ocultam sob o sugestivo pseudônimo PÉTHION DE VILLAR."

ABEL BOTELHO

----------------

"Mal sabia eu, quando lia ás vezes os versos de PÉTHION DE VILLAR, que eles eram produtos da musa aticíssima e sultil do " DR. EGAS MONIZ".

Recebi as suas obras que muito agradeço e prezo.

Elas evidenciame revelam a obra burilada de um fino esteta, perfeitamente orientada, científica e espiritualmente,

GOMES LEAL

(Carta dirigida a PÉTHION DE VILLAR em 16 setembro de 1911-Lisboa)

...............................................................................................

"Apesar de o admirar muito como escritor, em nunca me esqueço de que é um alto e nobre Poeta, um dos poucos a que o pobre X, de quem não me lembro sem uma grande saudade a apertar-me o coração - apesar do seu feitio demolidor, não regateava louvores".

JACKSON DE FIGUIREDO

(Fragmento de uma carta dirigida ao autor.)

Rio, outubro de 1923.

------------

" Conhecedor das principais língua vivas, estre as quais o alemão, de uma erudição vastíssima e muito bem assimilada, o Dr. Egas Moniz

é um digno representante da intelectualidade desse Estado do Norte, que justamente se ufana de haver produzido o maior gênio de expressão verbal na língua de Vieira...."

"JONATHAS SERRANO"

" Revista Social", n. de janeiro de 1924, Rio de Janeiro.

.............................................................................................

FRANCISCO ÁTILA MONIZ DE ARAGÃO.

01.06.2015.

DR. EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO (PÉTHION DE VILLAR)
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 01/06/2015
Reeditado em 01/06/2015
Código do texto: T5262728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.