CRÍTICAS E OPINIÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS (DÉCIMA PRIMEIRA PARTE)

O Dr. EGAS MONIZ que nos apressamos a apresentar aos homens de letras da Suécia, é um jovem poeta brasileiro cuja originalidade e fecunda inspiração conquistam a mais profunda simpatia.

Os seus numerosos poemas, alguns dos quais já traduzidos em alemão, holandês, espanhol e suéco, destacam-se pela virtuosidade dos ritmos, pela as mais vertiginosas regiões do Ideal.

...Eis porque não hesitamos em colocá-lo entre os mais célebres contemporâneos da língua portuguesa, à direita de Guerra Junqueiro e Eugênio de Castro.

Publicando o seu retrato e a sua biografia o ILLUTRÉRADT HVADT NYIT presta uma justa homenagem ao grande brasileiro, grande vulgarizador, na América do Sul, da literatura francesa, que conhece a fundo.

DR. GORAN BJORKMANN

(do Instituto Nobel).

(Fragmento de um artigo publicado pelo ILLUSTRÉRADT HVADT NYTT, de Stockolm. - 25 de abril de 1903.)

------------------

" A sua opinião sobre os SERTÕES guardo-a entre as que mais me podem enobrecer,

Tenho aqui, em roda, na quietude do meu gabinete, uma esplêndida sociedade silenciosa de amigos que me falam com a eloquência de suas cartas animadora e sinceras.

Faltava-me a frase triunfal e ardente de "Péthion de Villar", o maior poeta do Norte. Tenho-a agora.

Creio que está nas suas expressões generosas a melhor crítica do meu livro compreendeu-o admiravelmente.

...........................................................................................

" Acompanho o seu notável esforço de propagar o espírito da nossa terra entre outros povos. Admiro-lhe a abnegação ante tarefa de tal porte".

EUCLIDES DA CUNHA

São Paulo, - Lorena - 28 de abril de 1903.

--------------

" O soberbo poeta A ÁRVORE DO ABISMO", que publicámos no presente número traduzido em alemão, pelo nosso redator-chefe ÂNSGAR POLLIMANN merece ser assinalado como uma das obras primas da poesia lírica contemporânea.

Os nossos leitores estremecerão como nós, ao escutar maravilhosa

sinfonia de imagens, essa sequência de ritmos grandiosos, esse formidável ruflar de asas pura o azul profundo da mística.

..... Depois de ÚLTIMA CAIM, essa lenda sombria que faz pensar nas páginas do APOCALÍPSE, depois de JUSTITIA, esse grito inoldável de uma alma sedenta de luz e amor, depois dos GALÉS da DÚVIDA, essa síntese psicológica da moléstia do século, nevrosada pelo Orgulho e pela incredulidade, o Dr. Egas Moniz , na ÁRVORE DO ABISMO, ultrapassa-se, oferecendo à Literatura Contemporânea uma obra-prima

de Beleza e de FÉ."

(Da Revista GOTTESMINNE de MUNSTER)

Alemanha, Set. de 1904.

-----------------

" O teu soneto de um puro e delicado recorte, é uma dádiva de príncipe... Os Médicis não eram tão generosos.

.........................................................................................

Como te disse já deve aparecer brevemente o meu poema O ANEL

DE POLICRATES, seguindo-se-lhe um volume A FONTE DE SÁTIRO,onde inclui uma poesia que te é dedicada, como testemunho da minha

profunda admiração e vivíssima amizade."

EUGÊNIO DE CASTRO

(Fragmentos de carta dirigida ao Autor, em 1905 e 1907.)

------------------

FRANCISCO ÁTILA MONIZ DE ARAGÃO.

31.05.2015.

DR. EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO (PÉTHION DE VILLAR)
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 31/05/2015
Reeditado em 31/05/2015
Código do texto: T5261106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.