CRÍTICAS E OPINIÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS (QUINTA PARTE)

"O Dr.EGAS MONIZ, professor de francês do Ginásio da Bahia, é autor

de numerosos poemas que todo o Brasil lê e admira.

Citaremos entre eles as RIMAS VERMELHAS, (em português) e BUSTES ET MÉDAILLES, (em francês), que tem merecido sufrágio dos críticos europeus. Os estudos sobre literatura francesa revelam um espírito culto e muito a par de todas as manifestações intelectuais de

nosso País."

(DO " CORRESPONDANT" - Paris - julho de 1899)

-----------------

"PÉTHION DE VILLAR tornou-se um dos nosso primeiro poetas e os seus versos são lidos e estimados no estrangeiro.

Para isso escreve-os em francês, o que não quer dizer que os não escreve também no pátrio idioma.

- Escreve-os em francês, e francamente, como um francês que saiba fazer versos e conheça perfeitamente a sua língua.

Começou por imitar HERÉDIA, mas foi a pouca adquirindo individua-

lidade própria e hoje é uma das figuras mais salientes das nossas letras.

.............................................................................................

Não nos admiremos que esse belo talento da nossa terra seja menos

ignorado em França e na Suiça do que no Rio de Janeiro."

(Trecho de um artigo publicado n'O PAIS, em 14 de outubro de 1899.)

ARTHUR AZEVEDO

-------------------------

"Est-Il grand le pays qui produit des poetes de votre taille! Ave mes bien vifs remerciements et l'expression de toute ma sympathie."

ÉMILE ZOLA

(Trecho de uma carta em resposta à "ODE' que o autor lhe dedicou, datada de Paris, 29 de novembro de 1899.)

------------------------

"O peseudônimo de PETHION DE VILLAR é um verdadeiro nome de guerra na Literutura Brasileira, onde tem lugar de honra os seus versos.

É um dos mais populares e queridos poetas naquela cidade (BAHIA)

e maneja a língua francesa, escrevendo versos à maneira de HERÉDIA e outros parnasianos ilustres, com tal primor e tanta arte, que o nome

do poeta baiano é dos raros nomes brasileiro conhecidos e apreciados em França.

(Fragmento da notícia redacional que acompanhou a fotografia de P. Villar no n31 da Revista Ilustrada de Lisboa - BRASIL - PORTUGAL - 1 de maio 1900)

FRANCISCO ÁTILA MONIZ DE ARAGÃO

27.05.2015.

DR. EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO (PÉTHION DE VILLAR)
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 27/05/2015
Reeditado em 27/05/2015
Código do texto: T5256951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.