BIOGRAFIA DE PÉTHION DE VILLAR (PRIMEIRA PARTE)

Nasceu em Salvador, Egas Moniz Barreto de Aragão a 4 de Setembro de 1870 no Solar de São Pedro Velho. Sempre empenha em celebrar os gloriosos feitos do nosso Brasil, escrevia Sob o Pseudônimo de Péthion de Villar. Faleceu a 18 de novembro de 1924 em Salvador. Médico, cientista ,professor,jornalista,politico,escritor.Segundo Euclides da cunha "... o maior poeta do nordeste". , Autor do hino oficial do nosso Senhor do Bonfim 1923,redator- chefe da revista do grêmio literário da Bahia fundação 1860, Para satisfazer ao seu amigo professor Isaías Alves -mais tarde Secretario de Educação, começou a lecionar a lingua francesa no ginásio Ipiranga foi o autor do hino deste ginásio,Ainda 1900,iniciou Péthion a sua fase literária mais expressiva, verificando-se a 10 de março a sua nomeação para a acadeira de alemão, tonando-se catedrático do ginasiano da Bahia,Um dos fundadores da Academia de Letras da Bahia em 7 de março de 1917,Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, problemas de Educação e de Instrução Pública.

FRANCISCO ÁTILA MONIZ DE ARAGÃO

20/05/2015

EGAS MONIZ BARRETO DE ARAGÃO(PETHION DE VILLAR LETRA, REMIGIO DOMENECH e (MÚSICA)
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 20/05/2015
Reeditado em 03/10/2018
Código do texto: T5248426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.