Barnab%C3%A9%2B(Capa).jpg
JOÃO FERREIRA DE MELO
(35 anos)
Cantor, Compositor e Humorista
* Botelhos, MG (08/12/1932)
+ São Paulo, SP (13/09/1968)
SAGITÁRIO
 
João Ferreira de Melo, conhecido artisticamente por Barnabé, foi um cantor, compositor e humorista brasileiro nascido em Botelhos, MG, no bairro das Corujas, e criado no Paraná, onde trabalhou na lavoura e como operário na construção de estradas. Era filho de Pedro Ferreira de Melo de onde herdou o talento e o mesmo dom de contar piadas e cantar modinhas.
 
Ainda adolescente, juntou-se aos artistas de um parque de diversões, apresentando-se em circos e cinemas como Nhô Peroba, que tocava violão e contava piadas. Levado para São Paulo pela dupla Tonico & Tinoco, passou a participar dos programas de rádio "Na Beira da Tuia" e "Peru Que Fala".
 
Iniciou sua carreira em 1950 na cidade de Ribeirão do Pinhal, PR. Ficou conhecido nacionalmente por Barnabé, chegando à gravar quatro discos. Gravou seu primeiro disco como Barnabé em 1965, na gravadora Continental, obtendo sucesso imediato.
 
Seu humor ingênuo e espontâneo, misturando piadas e músicas caipiras bem-humoradas, como "Sanfona da Véia" (Brinquinho e Brioso), "Casamento do Barnabé" (Capitão Furtado), "O Esculhambeque", paródia do sucesso da Jovem Guarda, "O Calhambeque", lhe rendeu ainda mais três LPs antes de sua morte prematura em 1968.
 
José Ferreira de Melo, seu irmão, nasceu no dia 09/12/1949, na cidade de Ribeirão do Pinhal, PR. Também herdou de seu pai o mesmo talento e dom de contar piadas e cantar modinhas, e iniciou sua carreira em 1969, após a morte de João Ferreira de Melo, dando assim, seguimento com o mesmo nome artístico,Barnabé.
 
Barnab%C3%A9%2B2.jpg
Discografia
 
 
  • 1968 - Barnabé (Continental, LP)
    1967 - Barnabé (Continental, LP)
    1966 - Barnabé (Continental, LP)
    1965 - Barnabé (Continental, LP)
Fonte: Wikipédia - Letras.com.br e Caipira Barnabé e Dicionário Cravo Albin da MPB
Enviado por Billy Brasil em 13/05/2015
Código do texto: T5241032
Classificação de conteúdo: seguro