Primeiras notas e pensamentos quando soube que tinha um Cancro....“Não sou uma “doente” oncológica, sou uma “paciente” oncológica.

PENSAMENTOS :

"Se eu não me operar, não irei ficar boa... Tudo irá ficar cada vez pior..."

"Esta doença faz com que nós dei-a-mos cada vez mais valor á vida... porque quando nós não temos saúde é ai que lhe sabemos dar o devido valor e respeitá-la... Eu sempre dei valor à vida, antes não dava assim era

tanta importância quando me encontrava doente, só me importava com doença quando era meu filho ou marido. O que eu queria era trabalhar e que aquilo que incomodasse meu corpo me deixasse rápido aliás eu pensava assim: " Ah, eu vou morrer de qualquer jeito, tratar ou não que me importa. Isto não deve ser assim tão grave, deixa andar"... Pensamento estúpido não é? mas quando o Cancro me visitou e me deixou conhecimento de que já tinha entrado na minha vida, que eu nem dei conta que ele tivesse batido á minha porta, eu minutos depois mudei de pensamento.

Agora eu penso que terei mais cuidados comigo. Antes eu ia ao médico porque quase era obrigada, agora não, até quero ir , fico logo preocupada com algo diferente, quero logo saber... Antes eu falhava a medicação, agora não, até o telemóvel da toque para eu não me esquecer.

No fundo procuro tratar mais de mim, ter mais atenção e cuidados comigo... Quero logo dar conta disto, tenho medo da recidiva, de vir a perder a minha outra maminha, no fundo minha identidade... Seria mesmo o caos... Preciso cuidar-me e ter atenção... Continuar minha prevenção...!"

" Isto, esta doença para mim, foi como se fosse uma nova vida... Um renascer da minha pessoa... Uma 2ª vida :) ... !

" Quando sabemos da doença em si, e nos dizem que para ficarmos bem, para vivermos, que iremos ser mastectomizadas, nosso interior desaba, o mundo muda de cor... Mas isso não é o mais importante, pensamos nós depois... O mais importante é sabermos que estamos VIVAS, que estamos cá para continuarmos fazendo algo, ou aquilo que nos estava predestinado tanto para nós como para o próximo.

mas há dias que cada vez que nos olhamos ao espelho, claro que pensamos, hei, tirei um pedaço de mim, do meu corpo, um pedaço meu que eu amava muito,está faltando-me algo, agora está aqui outra coisa, que eu nem consigo ainda bem sentir... Pergunto então mais uma vez ao meu Eu no espelho: -" Está faltando algo? está... estará sempre, aquela maminha verdadeira que já nasceu comigo e que nos conhecíamos bem, esta é "falsa", mas a verdade é que EU ESTOU AQUI, mais viva do que nunca se calhar, mais do que antes com a mama verdadeira . E hoje se calhar me sinto outra e diferente mulher... Sou mesmo diferente... Eu e quem passa por esta doença, não gostamos do que temos que enfrentar e lutar, mas quando não há maneira de fugir, há que enfrentar, actuar e principalmente não perder tempo... Afinal estou VIVA... Há melhor coisa que estar viva e ter outra oportunidade de fazer e agir melhor em prol de nós próprios e do próximo.. Grata Senhor pelo dom da vida... "

" Acho que me encontrei... Passei a pensar mais em mim, fiquei um pouco senão mais egoísta... Mas também acho que hoje sou melhor mulher do que alguns tempos atrás... Para mim, tenho a certeza de que o Cancro veio como uma coisa boa, ele não é uma vida, mas faz parte dela, da minha faz, somos dois companheiros de viagem em que um de nós será vencedor, e aí serei eu, porque aquilo que não me mata, torna-me mais forte... Mas nunca se esqueçam que para ultrapassar esta doença o apoio da família, meu caso, marido e filho que são meus heróis eu assim enfrentei e enfrento melhor o diagnostico e tratamento do Cancro... O apoio familiar é imprescindível á cura desta doença"

Maria Irene
Enviado por Maria Irene em 22/04/2015
Reeditado em 20/09/2015
Código do texto: T5216244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.